Terça-feira, 4 de junho de 2019 - 09h09
Na sessão ordinária desta
segunda-feira (03), a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou em primeira
votação, o Projeto de Lei Complementar 1061/2019, de autoria do Poder
Executivo, que autoriza a concessão de serviço público de Estacionamento Rotativo
Pago para veículos em vias e logradouros públicos e outras providências.
Em primeiro turno, 12
vereadores presentes à sessão foram favoráveis à medida e nenhum contrário.
Também foram aprovadas duas emendas: uma da vereadora Cristiane Lopes, sobre a
criação de um conselho gestor do Estacionamento Rotativo e outro do vereador Da
Silva, que estabelece espaços para carga e descarga de veículos.
Nesta terça-feira (04),
haverá uma segunda consulta. Se for novamente aprovado, o projeto segue para
sanção do prefeito Hildon Chaves. Depois, o estacionamento rotativo será
regulamentado e terá o preço fixado. “Ainda não entramos na discussão de qual
será o valor. Isso é uma prerrogativa do município. O que a Câmara vai fazer é
autorizar a implantação do estacionamento rotativo. Não queremos tirar dinheiro
do motorista. Queremos fazer o ordenamento do trânsito, fazendo com que ele
pague um preço justo e tenha a garantia do estacionamento”, destacou o relator
da matéria, vereador Marcelo Reis.
Novo Ânimo
Para a presidente da
Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), Joana Joanora, o
estacionamento rotativo deve dar um novo ânimo para o comércio da cidade. “Essa
lei é importantíssima. É uma necessidade não só do comércio, mas do consumidor,
das pessoas que vão fazer seus negócios nos centros comerciais. A Capital já
tem milhares de veículos. Essa medida vai trazer muitos benefícios para todos
os lados. O estacionamento aumenta o movimento no comércio, garante as lojas
abertas e empregos para os comerciários”, salientou.
Raniery Coelho, presidente
da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), ficou bastante satisfeito
com o Projeto de Lei que vai organizar os centros comerciais. “O que devemos
destacar é a união da classe empresarial, da Fecomércio, CDL, Associação
Comercial e Sindilojas, além dos empresários da Sete de Setembro e das avenidas
com grande fluxo de veículos. Esse estacionamento rotativo vai dar a segurança
aos clientes, que ao chegar no Centro da cidade, terá segurança e espaço para
estacionar. Hoje, isso não acontece, pois a parte central está tomada de
vendedores ambulantes e de carros que ficam estacionados da manhã até o final
da tarde. Isso inviabiliza todo cliente que for fazer compras e os empresários,
que estão deixando de vender e até fechando suas lojas. É o início da
revitalização de um espaço que já foi um dos principais centros comerciais de
Porto Velho. Não somos contra a economia informal, mas cada um tem que ter o
seu espaço, até para não ter uma concorrência desleal”.
Para Vanderlei Oriani,
presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), haverá uma democratização
dos lugares e vias públicas. “O povo necessita ter espaço. A pessoa podendo
estacionar seu veículo com tranquilidade, vai comprar nas lojas e empresas. Muitos
não gostam de pagar estacionamentos particulares, mas pagam no shopping. No
Centro da cidade, a pessoa vai pagar e terá espaço garantido. Automaticamente,
isso resulta em vida nos centros comerciais. Esse é o pontapé inicial de um
grande projeto que vai auxiliar muito os empresários de Porto Velho”.
O representante do
Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Diego Prado, já faz projeções positivas
para o aumento das vendas com o estacionamento rotativo. “É um ganho gigantesco
para a população de Porto Velho. É uma forma justa de organização do trânsito e
dos espaços da cidade. O benefício será das pessoas que vão fazer compras nos
centros comerciais. E isso vai aumentar o nosso volume de vendas de 10 a 15%,
tendo em vista a rotatividade dos carros, então vemos com bons olhos esse
projeto”. Já o presidente do sindicato, empresário Antônio Ribeiro, destacou
que “ em todas as capitais brasileiras existem estacionamentos rotativos. É a
única forma de recuperar a economia nos centros comerciais e beneficiar os
consumidores que precisam de mobilidade e segurança para suas compras”.
Por fim, o superintendente
do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, apontou que cidades menores já tem o
serviço do estacionamento rotativo, o que resulta em melhor organização.
“Apesar do custo, o rotativo vai beneficiar bastante a população. Porém, é um
custo menor do que os flanelinhas, que reservam as vagas para a gente. Por
outro lado, o mau uso cria uma situação como esta. Quem é prejudicado é o
comércio como um todo. Não é uma contradição você fazer algo ordenado, da forma
correta. Cidades pequenas, médias e grandes do Brasil têm este tipo de serviço.
Eu nasci em Campo Mourão [PR], que tem 45 mil habitantes na parte urbana, e já
faz mais de 20 anos que eles têm tudo ordenado, onde você fica um determinado
tempo e espaço. Tem vagas para veículos de transporte, pessoa com deficiência,
idosos, que resulta em uma cidade organizada”.
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