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Combustível: postos da Região Norte registram variação de 8% para a gasolina em 2019, revela Ticket Log

Primeiras análises de dezembro já sinalizam nova alta para o combustível, com o preço do litro vendido à média de R$ 4,805; em novembro, avanço foi de 0,7%


Combustível: postos da Região Norte registram variação de 8% para a gasolina em 2019, revela Ticket Log - Gente de Opinião
Os motoristas da Região Norte pagaram 8% mais caro pelo litro da gasolina em 2019, revela o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O estudo analisou o comportamento dos preços dos combustíveis de janeiro a novembro, e também revela que, no mês passado, o litro do combustível voltou a avançar 0,7% nas bombas, vendido a R$ 4,619. Ao longo do ano, o valor do etanol registrou variação de 5% na região.

“O último IPTL traz uma retrospectiva dos preços no Norte durante o ano, sendo a gasolina o combustível que apresentou a maior variação na região, com o menor valor registrado em agosto e o litro vendido à média de R$ 4,531, ante os R$ 4,905, encontrados nas bombas em julho. Uma variação que fica próxima da média nacional para a gasolina, que foi de 9%”, comenta o Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

O menor valor registrado para o etanol foi em fevereiro, com o litro comercializado a R$ 3,746. O preço é 5% menor que a média encontrada nos postos em julho, de R$ 3,927.

Sobre o comportamento dos preços em novembro, no recorte por Estado, o Acre lidera o ranking do litro da gasolina mais cara vendida a R$ 4,843, ante os R$ 4,217 do Amapá. Por lá, foi o único combustível mais vantajoso, pois os postos amapaenses lideram com as maiores médias para o diesel comum (R$ 4,709), diesel S10 (R$ 4,779) e o etanol (R$ 4,083), sendo esse último com a maior alta no preço médio apresentada em todo o País, avanço de 11,25%.

Mês a mês os postos do Amazonas apresentam o litro do etanol mais barato, com média de R$ 3,345, enquanto no Tocantins o destaque foi para o menor valor do diesel comum (R$ 3,793) e diesel S10 (R$ 3,856). Em Roraima, abastecer com o etanol ficou mais caro para os motoristas, com o litro comercializado a R$ 3,990, ante os R$ 3,942 de outubro.

Nos postos de Rondônia a gasolina saiu do patamar de R$ 4,653, para a média de R$ 4,67, em novembro. No Pará, os motoristas também pagaram mais caro pelo combustível, com o litro vendido a R$ 4,83, ante os R$ 4,819 de outubro.

No contexto nacional, em 2019 o preço dos combustíveis apresentou variação média de até 9%, quando analisados os valores médios para todo o País em cada mês. Já no recorte por Estado, quando o estudo compara o menor e maior valor registrado para cada tipo de combustível, essa variação chega a 66%. Foi o caso do etanol, que em São Paulo, em julho, foi vendido à média de R$ 2,584, ante os R$ 4,299 de maio, encontrados nos postos do Rio Grande do Sul.

Outro dado destacado pelo IPTL é que 89% dos Estados brasileiros têm mais da metade de seus municípios com valores acima da média estadual para a gasolina. Com o etanol, o comportamento não é diferente, pois 78% dos municípios apresentam preço acima da média para o seu Estado.

O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Sobre a Ticket Log

A Ticket Log integra a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas, com o propósito de valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida. A marca, que atua no mercado urbano, conecta pessoas e empresas a uma mobilidade inteligente por meio de soluções inovadoras que otimizam processos e apoiam no controle da gestão de deslocamento para organizações de todos os tipos e tamanhos.

Com mais de 25 anos de experiência, a Ticket Log conta com 30 mil empresas-clientes, administra, por ano, 1 milhão de veículos em sua base de clientes e quase 2,5 bilhões de litros de combustível, com uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Entre os produtos disponíveis, estão: Ticket Car com a funcionalidade Log&Go, que permite o pagamento de diferentes meios de transporte e serviços veículos, como lavagens ecológicas de automóveis (App Easy Carros), caronas compartilhadas (App Zumpy), serviços de assistência 24h (App Fácil Assist) e recarga do bilhete único (Onboard Mobility); Ticket Fleet e Gestão de Manutenção.

A marca é uma das Maiores e Melhores do Transporte na categoria "Automação e Informática", no prêmio promovido pela OTM Editora e foi reconhecida como uma das "As 500 Maiores do Sul", ranking promovido pela revista Amanhã. Também foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar na região Sul pela consultoria global Great Place to Work ® Institute (GPTW).


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