Quarta-feira, 26 de maio de 2021 - 16h41
No dia 12 de junho, os
casais comemoram mais um Dia dos Namorados. Com os efeitos da pandemia
adentrando 2021, o momento é de continuar apostando em produtos e serviços
criativos. Proporcionar experiências emocionantes e inovadoras aos consumidores
ajudam a aumentar as vendas naquela que, no Brasil, é considerada a terceira
melhor data para o comércio – ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
O Sebrae preparou quatro dicas valiosas para que os empreendedores possam
colocar em prática, aproveitando a data, mesmo sob tempos mais instáveis, como
os que estamos vivenciando.
A data é uma ótima
oportunidade para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes.
Mas vale a pena traçar planos para o ano todo. Mesmo que o comércio esteja
propício à data do Dia dos Namorados, para que o momento seja melhor
aproveitado, é muito importante investir em novas estratégias que atraiam e
fidelizem clientes. Com as dicas relacionadas pelo Sebrae, as chances de
sucesso podem ser ainda maiores.
1 . Revise os cuidados
necessários
Além da responsabilidade
contida em cada gesto de cuidado, mostrar preocupação com os protocolos de
saúde na hora de lidar com clientes, colaboradores e fornecedores transmite
segurança.
Evite aglomerações;
Venda mais pela
internet: crie catálogos digitais e compartilhe-os;
Limite o atendimento
presencial apenas à retirada do produto;
Se possível, agilize a
entrega de presentes encomendados implementando o sistema de “drive-thru”;
Busque parceiros para as
entregas e estabeleça rotas que otimizem tempo e custos.
2 . Ofereça vantagens
Se você está aprendendo
ou domina as técnicas necessárias para aproveitar as oportunidades geradas pelo
mercado digital, aperfeiçoe ainda mais o atendimento prestado.
Crie promoções;
Permita que o frete seja
grátis dependendo do valor negociado;
Use o parcelamento das
compras para vender mais. Existem muitas formas de expandir as vendas.
3 . Sincronize tema e
estratégia
Não basta ser um bom
vendedor. Você pode, em pequenos detalhes, ajustar seus produtos e/ou serviços
para aproveitar o clima do Dia dos Namorados e ganhar reconhecimento.
Ofereça ao cliente a
personalização do presente, argumentando que isso faria seu amado ou sua amada
se sentir único(a) e especial;
Não ofereça os mesmos
kits prontos que foram usados em outras ocasiões, como no Dia da Mães.
Diversifique e explore detalhes, principalmente no que diz respeito às
embalagens;
A dica vale mesmo quando
você já vende algo personalizado. Além de disponibilizar cestas de vinhos e
chocolates, por exemplo, ofereça outras possibilidades, como um kit de cervejas
artesanais.
4 . Preparação
Planejar é importante
para você não ser pego de surpresa e perder oportunidades de negócios pela
ausência de previsão.
Não deixe tudo para a
última hora! Em média, 15 dias antes da data é o tempo que os casais reservam
para procurar o presente ideal;
Aproveite para se
atualizar e renovar estoques, o que inclui matérias-primas e insumos;
Se tiver funcionários,
faça treinamentos pontuais que contemplem toda a jornada de compra dos
clientes, inclusive o que envolver encontros presenciais: saudação, simpatia,
conhecimento dos produtos e serviços, ajuda na escolha, decoração temática da
loja, apresentação das mercadorias etc.;
Prepare também as suas
ferramentas e os seus canais de contato com os clientes: mantenha páginas de
perfis atualizadas, dê respostas ágeis e interaja bastante. Estas são as
sementes para vender mais;
Estenda os seus cuidados
ao faturamento, conferindo o funcionamento correto das máquinas de cartão
(teclas, baterias e conexão on-line);
Busque aumentar o ticket
médio sem deixar de oferecer opções baratas (o cupido não pode flechar também
as suas finanças);
Dê destaque, tanto em
loja física quanto virtual, aos produtos de maior procura.
Para se preparar para o
Dia dos Namorados e outras datas comemorativas, confira o conteúdo especial
criado pelo Sebrae para alavancar as suas vendas.
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