Quinta-feira, 20 de agosto de 2020 - 14h34
A vitrine digital
para pequenos negócios Mercado Azul, lançada pelo Sebrae em março, tem
apresentado grande adesão pelos empreendedores durante a pandemia. A ferramenta
totalmente gratuita e aberta para todos os segmentos das MPE cresceu de forma
exponencial, principalmente pelas facilidades oferecidas em sua interface.
Desde que foi criado,
o Mercado Azul acumula mais de 83 mil usuários, entre anunciantes, fornecedores
e buscadores de produtos e serviços. As áreas de atuação que mais registram
anúncios são as de alimentos e bebidas, artesanato, beleza e cuidados pessoais,
vestuário, casa, móveis e decoração.
“O Mercado Azul é o
primeiro passo para quem quer vender na internet. Acredito que houve esse
crescimento tão grande, em razão da própria realidade que estamos vivendo. Com
a pandemia do coronavírus, os pequenos negócios tiveram que se reinventar e
marcar presença no mundo digital. A plataforma oferece, com gratuidade, a
possibilidade de criar anúncios e encontrar fornecedores dos mais diversos
segmentos”, avalia a analista de soluções do Sebrae, Louise Machado.
A criação de anúncios
é muito fácil e pode ser feita em poucos minutos. O empreendedor precisa fazer
um cadastro básico com CPF, nome, data de nascimento, email e senha. A partir
daí, ele entra no espaço do anunciante onde carrega as fotos, contatos, link
para as redes sociais, endereço, horário de funcionamento. Além disso, ele pode
detalhar de maneira criativa a descrição dos seus produtos, o seu diferencial,
as promoções, preços, quantidades, formas de pagamento aceitas. O anúncio é
personalizável e o fornecedor pode controlar a data de encerramento da
publicação.
De acordo com balanço
realizado pela instituição, a plataforma saltou de 500 inscritos para 8,5 mil
anunciantes. A página teve mais de meio milhão de acessos desde a sua estreia,
rendendo 526 mil visualizações.
“Uma pesquisa do
Sebrae mostrou que 73% das MPEs são ‘invisíveis’ em buscas no Google,
justamente por não terem conhecimento tecnológico para trabalhar questões de
SEO e por falta de dinheiro para investir nisso. O Mercado Azul se apresenta
como uma solução para esse problema”, argumenta Louise.
Através de uma
parceria com a Cielo, o Mercado Azul disponibiliza mais uma facilidade para os
empreendedores que tiverem interesse em ir além do anúncio e fechar vendas pela
página. O serviço é opcional e quem fizer adesão pode inserir o superlink Cielo
no anúncio que irá direcionar o cliente para concluir a venda online. “É mais
uma alternativa criada para potencializar as vendas dos anunciantes.”, sugere a
analista de soluções do Sebrae. Para conhecer o Mercado Azul acesse aqui.
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