Segunda-feira, 14 de dezembro de 2020 - 16h45
A compra de empresas pode ser uma grande oportunidade de negócios, principalmente para empreendedores. Nos Estados Unidos, esta já é uma atividade comum, enquanto no Brasil as operações de fusões e aquisições (M&A) estão ocorrendo cada vez mais no mercado. Ainda assim, essa é uma decisão que deve ser tomada com cautela e planejamento, observando a criação de valor, maximização de retorno e minimização de riscos.
A decisão por adquirir uma companhia normalmente está atrelada a uma oportunidade de mercado, sinergia entre um negócio existente e outro que tem o potencial de ser adquirido, absorção de capital humano ou liderança de uma consolidação de mercado.
A aquisição de uma empresa não pode ser confundida, contudo, com:
Incorporação, na qual após a compra, a empresa adquirida é extinta, sendo este um caso particular de uma aquisição;
Fusão, quando ambas as empresas (tanto adquirente quanto adquirida) deixam de existir para formar um terceiro negócio;
Cisão, quando há transferência de patrimônio de uma empresa para um ou mais sócios;
Joint venture, operação na qual duas empresas decidem se juntar para criar uma terceira, com um negócio específico e separado das demais já existentes.
A aquisição de uma empresa, portanto, ocorre quando um empreendedor deseja ampliar seu negócio e, assim, o faz por meio da compra de outra companhia; ou simplesmente decide realizar a compra em vez de começar um negócio do zero.
Como decidir comprar uma empresa
O primeiro passo para tomar essa decisão vem da avaliação do valor da empresa. É preciso ficar realmente atento a esse fator pois, por mais que a compra de empresas em funcionamento possa parecer mais vantajosa do que apostar no crescimento orgânico – ou seja, investir na própria empresa para que ela cresça –, há muitos casos de aquisições em que o valor acaba sendo muito reduzido para o adquirente.
Entre os principais motivos desta "destruição de valor" na compra de empresas está: 1) o "target" de aquisição inadequado; 2) valor ofertado excessivo; e 3) implementação de sinergias da compra aquém do esperado.
Principais motivadores para a aquisição de uma empresa
Se você está em dúvida sobre se a compra de uma empresa é o melhor negócio para você, há 12 itens básicos e essenciais que devem ser avaliados. Não necessariamente todos precisam estar na sua lista, mas é importante avaliar se a sua motivação corresponde a pelo menos alguns deles:
Sinergias decorrentes da aquisição;
Crescimento do seu negócio para obtenção de economia de escala;
Diversificação geográfica;
Redução de custos;
Consolidação de mercado;
Acesso a ativos como capital humano, know how, entre outros que são inerentes ao negócio a ser adquirido;
Créditos tributários;
Acesso a canais de distribuição ou a um portfolio de clientes;
Redução da concorrência (no caso de aquisição de um concorrente);
Valor competitivo;
Aquisição de tecnologias ou patentes;
Tempo de colocação no mercado (time to market).
Consulte um especialista antes de tomar sua decisão
Há uma diferença ainda entre comprar uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, mas independente do tamanho da aquisição, se faz essencial a consultoria com uma empresa especializada em M&A ou até de um banco de investimentos.
Assim, no processo de aquisição de uma empresa, é recomendável, que o empresário busque consulte os seguintes tópicos:
Qual o valuation das participações ou cotas da empresa à venda?
Quais são os itens de aquisição em negociação?
Como selecionar o melhor "target" a ser adquirido?
Além desses itens, uma consultoria especializada em fusões e aquisições pode lhe auxiliar no procedimento de valuation e de elaboração da proposta de venda não vinculante; na coordenação da due-diligence, e no assessoramento financeiro durante as negociações contratuais.
Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.
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