Quarta-feira, 29 de janeiro de 2025 - 07h58
Empresas no estado estão sendo alvo de uma nova fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefin). A iniciativa consiste em cruzar os dados de transações realizadas via PIX com as notas fiscais emitidas. Nos casos em que foram identificadas divergências entre o valor movimentado nas contas bancárias e o registrado em notas fiscais, as empresas foram notificadas para corrigir as informações e recolher o imposto devido. A medida abrange as movimentações financeiras realizadas entre 2022 e dezembro de 2024, e as empresas têm um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Segundo relatos, a ação tem gerado grande movimentação entre empresários, especialmente em meio às recentes discussões envolvendo o uso do PIX. O Simpi foi ao Secretario Luiz Fernando solicitar um pronunciamento com intuito de acalmar o mercado, onde se manifestou e respondeu todas as perguntas feitas pelos empresários. Como resultado, a Secretaria de Finanças (Sefin) divulgou um vídeo explicativo para responder às principais dúvidas dos contribuintes sobre o assunto. No material, o órgão detalha os critérios utilizados na fiscalização e orienta sobre os próximos passos para a regularização. O vídeo está disponível nos canais oficiais do SIMPI.
Assista: https://youtu.be/RY_7JGUmI_E
Janeiro é o prazo
final para regularização dos MEI’s, Micro e Pequenas Empresas
O mês de janeiro é
crucial para as Micro e Pequenas Empresas que optam pelo Simples Nacional, bem
como para os Microempreendedores Individuais (MEIs), conforme destaca o
advogado Marcos Tavares Leite. Durante este período, as empresas em atividade
devem fazer sua opção pelo Simples Nacional, devem regularizar eventuais
pendências fiscais para manter o benefício. Para as empresas que já estavam no
regime em 2024, não é necessário realizar a opção novamente, mas é fundamental
garantir que não existam irregularidades junto à Receita Federal ou aos fiscos
estaduais e municipais. Caso contrário, essas pendências devem ser resolvidas
até o dia 31 de janeiro, ou as empresas correm o risco de perder a adesão ao
regime em 2025. Leite enfatiza que a regularidade não se restringe à Receita
Federal ou à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). As empresas também
precisam estar em conformidade com os fiscos estaduais e municipais, caso
contrário, não poderão continuar no Simples Nacional. O prazo de regularização
vai até o fim de janeiro, e se a empresa não conseguir regularizar sua situação
nesse período, a opção só poderá ser feita novamente em 2026. O advogado também
alerta que as novas empresas, constituídas ao longo de 2025, poderão optar pelo
Simples Nacional, mas devem ficar atentas ao prazo de 30 dias a partir do
registro no estado ou município, ou até 60 dias após a abertura do CNPJ. Caso
esse prazo seja perdido, a opção só poderá ser feita no exercício seguinte. Por
fim, Marcos Tavares Leite reforça que, caso seja necessário, as empresas podem
buscar o parcelamento de débitos tributários, consultando o site da Receita Federal
ou da PGFN para informações detalhadas. A regularização até o dia 31 de janeiro
é essencial para que os empreendedores se mantenham formais, em conformidade
com a legislação e continuem gerando empregos e renda para o país.
Assista: https://youtu.be/HBTu5Prj-WA
SEBRAE RO: Micro e
Pequena Empresa com novos representantes
O presidente do
Conselho Deliberativo do Sebrae Rondônia, empresário Darci Agostinho Cerutti,
empossou os conselheiros Leonardo Sobral e Manoel Serra como representantes da
Federação Estadual das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Estado de
Rondônia no Sebrae/RO.
Durante a cerimônia, o
presidente destacou a relevância do Sebrae como um agente fundamental no
desenvolvimento das micro e pequenas empresas, não apenas em Rondônia, mas em
todo o Brasil.
Na ocasião, os novos
conselheiros reafirmaram seu compromisso em contribuir para o fortalecimento e
a valorização da entidade, colocando-se à disposição para somar esforços em
prol do crescimento e do apoio ao empreendedorismo no estado.
O seu maior sócio não
e aquele que você pensa que é!
A advogada
tributarista Renata Bilhin, compartilha reflexões essenciais sobre o
planejamento tributário. Segundo ela, muitos empresários não percebem que o
maior sócio de uma empresa não é quem geralmente se imagina, mas sim a Receita
Federal. Por isso, a tributação precisa ser feita de forma adequada, sem
excessos nem omissões, atendendo às obrigações fiscais corretamente.
A especialista destaca
que a primeira decisão crucial para qualquer empresário é entender o regime de
tributação mais adequado para a sua empresa, o que deve ser feito com a ajuda
de um contador ou advogado. Ela explica que, no caso das indústrias, o Imposto
sobre Produtos Industrializados (IPI) é um dos tributos mais importantes, e a
forma como ele é pago varia conforme o regime de tributação adotado. Os regimes
mais comuns são o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido, e cada um
tem implicações diretas sobre a carga tributária. Embora o Simples Nacional
seja, à primeira vista, uma opção atraente por ser simplificado, Renata Bilhin
alerta que, na prática, essa opção nem sempre resulta em uma menor carga
tributária. Uma análise mais aprofundada pode mostrar que, em alguns casos, o
Simples Nacional pode ser um "tiro no pé", resultando em custos
maiores do que o esperado. Ela ressalta a importância de avaliar cuidadosamente
qual regime de tributação é mais vantajoso para o negócio, especialmente no
início do ano. Outro ponto importante que a advogada menciona são os créditos
tributários recuperáveis. Ela explica que muitas vezes a contabilidade de uma
empresa não está atenta para a correta apuração desses créditos, o que pode
fazer com que o empresário pague mais impostos do que realmente deve. Em alguns
casos, é possível recuperar valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos,
o que pode representar uma economia significativa para a empresa. A advogada
também reforça a necessidade de se ter uma consultoria especializada para
avaliar a tributação, sugerindo que os empresários trabalhem em conjunto com
contadores e advogados para evitar problemas fiscais e garantir que a
tributação esteja sendo feita de forma correta. Ao final, Bilhin destaca que o
contador é o "coração" da empresa e que, com o apoio de uma boa
assessoria, é possível otimizar o planejamento tributário e evitar contingências
fiscais.
Assista : https://youtu.be/YZYb38NpndI
Gustavo Loyla
ex-Presidente Banco Central no Simpi
O economista e
ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, falou sobre o atual momento
econômico do Brasil. Em sua análise, ele destacou um cenário desafiador tanto
no aspecto externo quanto interno. De acordo com Loyola, as condições
internacionais não são favoráveis, com uma perspectiva de juros mais altos nos
Estados Unidos, maior protecionismo, inflação mais elevada e uma valorização do
dólar. Essas pressões externas, segundo o economista, criam um ambiente difícil
para países emergentes como o Brasil. Internamente, a situação fiscal do Brasil
também não contribui para uma recuperação econômica sólida. O economista
apontou que o mercado não acredita que o governo atual consiga cumprir as metas
fiscais necessárias para estabilizar a relação dívida líquida-PIB. As pressões
inflacionárias devem manter a inflação ao redor de 5%, e o Banco Central,
apesar de aumentar os juros, ainda enfrenta dificuldades para atingir a meta de
inflação de 3%, o que tem gerado mais efeitos negativos do que positivos para a
economia. Em relação ao valor do dólar, Loyola estimou que o preço justo seria
em torno de R$5,00, levando em consideração as condições externas e
expectativas de juros nos Estados Unidos. No entanto, ele destacou que as
condições domésticas podem influenciar esse valor. Ao ser questionado sobre a
atuação do Banco Central, o ex-presidente avaliou que a gestão tem feito o
necessário, apesar das críticas em relação à reversão das políticas de juros.
Ele acredita que o Banco Central está agindo corretamente, considerando as
circunstâncias e que a gestão de Roberto Campos Neto foi eficiente. Além disso,
ele expressou otimismo quanto à continuidade da gestão sob Gabriel Galípolo.
Loyola também mencionou que o Brasil enfrenta um cenário em que ainda há espaço
tanto para piorar quanto para melhorar. A relação entre os poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário tem sido um fator importante, pois o mercado observa
essas interações de perto. A situação fiscal continua sendo a maior preocupação
para a economia, mas ele apontou aspectos positivos, como a taxa de desemprego
baixa e o crescimento do agronegócio, que podem ajudar a aliviar o cenário
econômico. Quanto ao futuro, o ex-presidente do Banco Central acredita que,
apesar das dificuldades, o Brasil tem a capacidade de superar crises, citando o
exemplo do Plano Real, que completou 25 anos. Ele enfatizou que, embora o ano
de 2025 seja desafiador, é importante manter a confiança e continuar
trabalhando para alcançar um futuro melhor.
Assista: https://youtu.be/OemD5F1tbp8
Banco do Povo oferece
condições especiais para impulsionar seus projetos em 2025
Início de ano é
sinônimo de novos planos, metas e organização financeira. Pensando nisso, o
Banco do Povo anuncia condições especiais de crédito para ajudar pequenos
empreendedores, trabalhadores do setor público e privado a transformar seus
projetos em realidade e começar 2025 com tranquilidade. Com as melhores
taxas e prazos do mercado, o Banco do Povo oferece soluções personalizadas para
diferentes necessidades. Seja para alavancar um negócio, equilibrar o orçamento
ou realizar um sonho, a instituição se posiciona como parceira na realização de
objetivos. E com esse cenário, o SIMPI (Sindicato da Micro e Pequena
Indústria de Rondônia) abraçou a ideia de facilitar processos burocráticos para
os associados. Como funciona? O SIMPI em parceria com o Banco do Povo
aperfeiçoou os atendimentos. Todo o procedimento de análise de crédito é feito
online. Os sócios recebem todas as orientações online, assim como os
formulários e lista de documentos. Eles preenchem e enviam ao SIMPI. O SIMPI,
como ponte, envia esses documentos ao Banco do Povo para análise e
processamento de dados. Caso o associado seja aprovado ou não, o banco entra em
contato direto com ele e explica os motivos (caso não seja aprovado) e o que deve
ser feito. Nosso objetivo é oferecer suporte financeiro acessível e confiável”,
destaca a equipe do Banco do Povo. Para aproveitar as condições especiais e
iniciar 2025 com o pé direito, basta entrar em contato com o Banco do Povo e
descobrir como suas soluções financeiras podem se adequar às suas necessidades.
Assista : https://youtube.com/shorts/8eMZJlDAjJI
Sebrae e Associação de Contabilistas realizam parceria sobre a Lei do Pix
Parceria promove tecnologia de inseminação artificial para aumentar a produtividade e fortalecer o agronegócio local.O Sebrae em Rondônia realizou um
Formalização é porta de entrada para maior rendimento e novos mercados
Dados do Sebrae comprovam que formalizar é o caminho para aumentar renda para quem empreende. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria
Com o objetivo de estimular as chances de inserção no mercado de trabalho, o governo de Rondônia disponibiliza 2.302 mil vagas de emprego e cursos d
Até dia 31: empresas precisam quitar dívidas para retornar ao Simples Nacional
Os empreendedores que foram desenquadrados do Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para quitarem dívidas com a União e solicitarem o reingre