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Quais são os segredos para a independência financeira dos millenials


Quais são os segredos para a independência financeira dos millenials - Gente de Opinião

Os millenials cresceram em uma época de grande avanço tecnológico, diferente de outras gerações anteriores. A independência financeira é um dos grandes objetivos de boa parte deles. São pessoas altamente ligadas com a tecnologia, já que viram estas ferramentas passarem por enormes transformações.

Essa geração viu o mundo enfrentar uma parte da Guerra Fria e passou por instabilidade econômica no Brasil ao longo dos anos 80 e 90. Alguns deles aprenderam a dominar as finanças e outros ainda não. Muitos continuam sonhando em empreender.

Quem são os millenials?

Millenials, geração Y, geração do milênio, geração da internet ou milênicos. Todos estes termos são utilizados para descrever a mesma coisas: pessoas que nasceram depois durante a década de 1980 até 1995, porém, alguns defendem que os millenials também podem ser considerados até 1996 ou até os primeiros anos do novo milênio.

Foi uma geração que cresceu em um período de muito avanço tecnológico e com prosperidade econômica, sem grandes guerras ou conflitos armados que movimentassem diversas nações, o único temor era pela Guerra Fria, entre União Soviética e Estados Unidos. Podemos afirmar que foi a primeira nascida em um mundo tecnológico.

O cenário atual dos millenials

Se esta geração passou por uma intensa transformação tecnológica, agora o momento é outro, principalmente para a geração Y brasileira. A tendência é que governantes mais liberais sejam eleitos, desburocratizando muitas questões, então a responsabilidade de economizar dinheiro poderá ser transferida para cada pessoa e não mais para o estado.

O mercado não para de criar novos serviços financeiros, com taxas mais atrativas e outras vantagens que cativam estas pessoas. A previdência é uma das preocupações principais dos millenials, já que ainda estão longe da aposentadoria e essa é uma das questões mais debatidas dos últimos anos, com a realização de reformas nesta área.

A independência financeira é um dos objetivos dos millenials

Uma pesquisa realizada pela Harris Research, em 2017, apontou que 64% dos millenials latino-americanos possuem comportamento que visam a solução de problemas enfrentados. Do total, 77% dos entrevistados disseram que concordam e que acreditam que é preciso construir o próprio caminho para terem sucesso, sem depender de terceiros.

É uma geração que está à procura de novas invenções tecnológicas, sendo que o estudo também mostrou que um terço deles acreditam ser pioneiros na utilização de novas ferramentas. Os millenials passam até 18 horas por dia consumindo conteúdo multimídia, compartilhando o que veem e buscando novos conhecimentos.

A educação financeira é um dos segredos

Para os millenials que pretendem ter um futuro tranquilo, é fundamental que dominem alguns conceitos de finanças. Como a União pretende cada vez menos influenciar na tomada de decisões e passar a responsabilidade para os cidadãos, é importante que estejam atentos para este assunto. Esta geração passou por uma troca de moeda e alta inflação, mas alguns ainda eram jovens demais para entender.

Os millenials que não entendem pelo menos o básico do planejamento financeiro podem acabar se dando muito mal. O conceito de juros compostos é um dos que precisa ser dominado, para evitar o risco de contrair dívidas ainda maiores, necessitando em alguns casos de empréstimo bancário.

O cartão de crédito é um instrumento que se tornou popular nos últimos anos e que se não for utilizado com sabedoria, poderá levar uma pessoa para o fundo do poço, quando falamos de economia. É a famosa bola de neve que vai se formando.

Usam a tecnologia para vender

Como você já viu por aqui, a tecnologia é muito ligada com os millenials. E eles utilizam estes itens a seu favor no momento de realizarem vendas. Alguns possuem uma rotina que inclui a organização de listas, montagem de pipeline e gerenciamento de e-mails.

Muitos deles se tornaram empreendedores e são loucos por resultados positivos, passando a ser peças importantes no jogo comercial.

Os millenials como compradores

E uma das principais questões relacionadas com saber administrar o dinheiro, algo que pode contribuir para a independência financeira, é saber comprar produtos. A geração Y é uma das menos influenciadas com propagandas, portanto, não compram produtos apenas porque viram em um anúncio, embora alguns deles sejam impulsivos.

Os millenials pensam que é interessante possuir uma relação com marcas que gostam, o que pode ser feito pelas redes sociais. Além disso, são consumidores leais, ou seja, tendem a comprarem produtos da mesma empresa sucessivamente.

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