Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 - 15h41
Os millenials cresceram em uma época de grande avanço
tecnológico, diferente de outras gerações anteriores. A independência
financeira é um dos grandes objetivos de boa parte deles. São pessoas
altamente ligadas com a tecnologia, já que viram estas ferramentas passarem por
enormes transformações.
Essa geração viu o mundo enfrentar uma parte da Guerra Fria e
passou por instabilidade econômica no Brasil ao longo dos anos 80 e 90. Alguns
deles aprenderam a dominar as finanças e outros ainda não. Muitos continuam
sonhando em empreender.
Quem são os millenials?
Millenials, geração Y, geração do milênio, geração da
internet ou milênicos. Todos estes termos são utilizados para descrever a mesma
coisas: pessoas que nasceram depois durante a década de 1980 até 1995, porém,
alguns defendem que os millenials também podem ser considerados até 1996 ou até
os primeiros anos do novo milênio.
Foi uma geração que cresceu em um período de muito avanço
tecnológico e com prosperidade econômica, sem grandes guerras ou conflitos
armados que movimentassem diversas nações, o único temor era pela Guerra Fria,
entre União Soviética e Estados Unidos. Podemos afirmar que foi a primeira
nascida em um mundo tecnológico.
O cenário atual dos
millenials
Se esta geração passou por uma intensa transformação tecnológica,
agora o momento é outro, principalmente para a geração Y brasileira. A
tendência é que governantes mais liberais sejam eleitos, desburocratizando
muitas questões, então a responsabilidade de economizar dinheiro poderá ser
transferida para cada pessoa e não mais para o estado.
O mercado não para de criar novos serviços financeiros, com
taxas mais atrativas e outras vantagens que cativam estas pessoas. A
previdência é uma das preocupações principais dos millenials, já que ainda
estão longe da aposentadoria e essa é uma das questões mais debatidas dos
últimos anos, com a realização de reformas nesta área.
A independência
financeira é um dos objetivos dos millenials
Uma pesquisa realizada pela Harris Research, em 2017, apontou
que 64% dos millenials latino-americanos possuem comportamento que visam a
solução de problemas enfrentados. Do total, 77% dos entrevistados disseram que
concordam e que acreditam que é preciso construir o próprio caminho para terem
sucesso, sem depender de terceiros.
É uma geração que está à procura de novas invenções
tecnológicas, sendo que o estudo também mostrou que um terço deles acreditam
ser pioneiros na utilização de novas ferramentas. Os millenials passam até 18
horas por dia consumindo conteúdo multimídia, compartilhando o que veem e
buscando novos conhecimentos.
A educação financeira é
um dos segredos
Para os millenials que pretendem ter um futuro tranquilo, é
fundamental que dominem alguns conceitos de finanças. Como a União pretende
cada vez menos influenciar na tomada de decisões e passar a responsabilidade
para os cidadãos, é importante que estejam atentos para este assunto. Esta
geração passou por uma troca de moeda e alta inflação, mas alguns ainda eram
jovens demais para entender.
Os millenials que não entendem pelo menos o básico do
planejamento financeiro podem acabar se dando muito mal. O conceito de juros
compostos é um dos que precisa ser dominado, para evitar o risco de contrair
dívidas ainda maiores, necessitando em alguns casos de empréstimo bancário.
O cartão de crédito é um instrumento que se tornou popular
nos últimos anos e que se não for utilizado com sabedoria, poderá levar uma
pessoa para o fundo do poço, quando falamos de economia. É a famosa bola de
neve que vai se formando.
Usam a tecnologia para
vender
Como você já viu por aqui, a tecnologia é muito ligada com os
millenials. E eles utilizam estes itens a seu favor no momento de realizarem
vendas. Alguns possuem uma rotina que inclui a organização de listas, montagem
de pipeline e gerenciamento de e-mails.
Muitos deles se tornaram empreendedores e são loucos por
resultados positivos, passando a ser peças importantes no jogo comercial.
Os millenials como
compradores
E uma das principais questões relacionadas com saber
administrar o dinheiro, algo que pode contribuir para a independência
financeira, é saber comprar produtos. A geração Y é uma das menos influenciadas
com propagandas, portanto, não compram produtos apenas porque viram em um
anúncio, embora alguns deles sejam impulsivos.
Os millenials pensam que é interessante possuir uma relação
com marcas que gostam, o que pode ser feito pelas redes sociais. Além disso,
são consumidores leais, ou seja, tendem a comprarem produtos da mesma empresa sucessivamente.
Ano Novo problemas antigos: Reforma Tributária seus Impactos e retrocessos
Após tramitar no Senado Federal e retornar à Câmara dos Deputados com alterações, a reforma tributária foi finalmente aprovada. Contudo, o texto final
Fernando Ferreira, um dos destaques do empreendedorismo em Rondônia, acaba de alcançar um marco histórico em sua trajetória profissional, ele foi co
Crescimento econômico, equilíbrio nas contas públicas e ações favoráveis a um ambiente de desenvolvimento são algumas marcas significativas dos oito a
Ho ho ho... Um Feliz Natal para os maiores empresários do nosso Brasil
Lembra quando éramos crianças e tínhamos a promessa de que, sendo bonzinhos, ganharíamos presentes? Pois bem, nós, empresários proprietários de MEI