Segunda-feira, 30 de março de 2020 - 09h02
A persistência e
atenção, dos colaboradores do Sebrae em Rondônia, demonstram a habilidade de
resposta na grande tarefa de apresentar soluções aos empresários de micro e
pequeno portes em tempos difíceis. Tanto na sede em Porto Velho, como nas
unidades regionais do interior do estado, as ações do Sebrae não param e a
expectativa da equipe é apresentar propostas que levem o conhecimento aos
clientes.
O atendimento
presencial do Sebrae foi interrompido até novas orientações que permitam
segurança. Toda essa precaução é no sentido de evitar a transmissão de
microrganismos vetores da Covid 19, doença decorrente do contágio pelo
coronavírus, família de vírus que causam infecções respiratórias. Com relação
ao seu corpo técnico, medidas de isolamento social foram praticadas, sendo que
os colaboradores de atendimento estão trabalhando em home office, se dedicando
em responder às dúvidas de seu público alvo, que não têm sido poucas nesse
tempo de pandemia.
Quando se trabalha
com atendimento remoto tanto orientadores, quanto orientados, devem ter em
mente que nas atuais circunstâncias é preciso estar atentos. Várias são as
consultas recebidas pelos analistas do Sebrae quanto às precauções relativas
aos golpes eletrônicos e Fake News. Oportunistas colocam dúvidas com ofertas
atrativas para aplicar fraudes nos empreendedores menos informados, quer seja
quanto a oferta de benefícios inexistentes, falsos prêmios e empréstimos, além
de desfalques por conta de procedimentos inadequados.
A quantidade de
consultas recebidas online é muito grande e a oferta de cursos
nos sistemas de Ensino à Distância (EAD) tem crescido de forma geométrica, fato
que leva, em alguns casos, à instabilidade na plataforma, mas o Sebrae vem
tomando todas as providências para normalizar os ajustes. Tais upgrades nem
sempre são imediatos, podem levar mais de um dia para a normalização até mesmo
com o portal do Sebrae, porque a demanda aumentou muito durante a quarentena.
Além de disso, muitas
dúvidas recorrentes são relacionadas às medidas que estão sendo divulgadas pelo
Governo Federal referentes ao apoio financeiro para autônomos e
microempreendedores. Como ainda estão em tramitação no congresso, é prudente o
aguardo para maiores orientações.
A proposta do Sebrae
em Rondônia não é simplesmente atender o seu público, mas tem sido o modo como
se responsabiliza no acompanhamento das soluções aplicadas, não por impulso,
mas como alternativas reais e viáveis para garantir o sucesso dos pequenos
negócios, mesmo em tempos difíceis.
Não deixe de buscar
orientações sobre como reagir diante deste cenário de pandemia. O Sebrae em
Rondônia pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento
em www.sebrae.ro. Ligue para nossa Central de Relacionamento 0800 570
0800, envie mensagens por Whatsapp (69) 98130-5656, acesse nosso portal de
ensino à distância www.sebrae.com.br/cursosonline ou nos siga em
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