Quinta-feira, 7 de novembro de 2019 - 11h03
Em audiência esta semana (6), no palácio Rio Madeira, contando com a presença de quatro secretários de estado, o Governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha recebeu o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias e a Diretoria Executiva da entidade, Daniel Pereira (superintendente), Carlos Berti Niemeyer (Diretor Administrativo Financeiro e Samuel de Almeida (Diretor Técnico). A audiência contou com a presença do gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Gustavo Cezário, que veio de Brasília, especialmente para o encontro com o Governador.
Na pauta da reunião estava a inclusão do projeto de educação empreendedora do Sebrae aplicado com grande êxito nas redes escolares municipais, desta vez voltado ao ensino médio, em uma grande parceria com o Governo de Rondônia.
Presentes à reunião, os secretários de estado José Gonçalves da Silva Júnior (Casa Civil), Luiz Fernando Pereira (Finanças), Suamy Lacerda Abreu (Educação) e Pedro Afonso Pimentel (Planejamento) e ouviram do Superintendente do Sebrae uma breve explanação sobre a atuação do Sebrae junto à educação empreendedora.
Daniel apresentou ao governador o material didático do programa, que é uma prioridade do Sebrae em nível nacional. “É uma grande oportunidade de fazermos história pela educação de Rondônia pois, além de oferecermos conteúdos que podem auxiliar o aluno a fazer um plano de negócios no futuro, mas também concorre para melhoria dos índices oficiais de educação, combate a evasão escolar, motivação dos professores, entre tantos benefícios”, disse Daniel.
“Eu mesmo já fiz um curso do Sebrae, o Aprender a Empreender. Um de nossos sonhos é justamente oportunizar aos alunos educação financeira, empreendedorismo e ensiná-los a lidar com dinheiro. Permitir que os nossos alunos sejam diferentes e tomem a iniciativa para não ficar apenas aguardando a ação do poder público”, ponderou o governador. “O governo tem que ajudar e dar as condições para que as pessoas realizem e isso não significa, necessariamente, aumentar a máquina pública”, completou.
A proposta de parceria deve ser tratada junto à Seduc e a equipe técnica do Sebrae, alinhando detalhes inerentes ao projeto e adequando necessidades e disponibilidades.
Educação Empreendedora
A atuação do Sebrae para fortalecer e consolidar a cultura empreendedora vem se intensificando desde o início do ano de 2019. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é aplicado junto às prefeituras e já alcançou mais de 30 mil alunos em 22 municípios do interior, tendo superado em muito os 8 mil alunos de 10 municípios de 2018. O Sebrae em Rondônia é signatário do Movimento Rondônia Pela Educação, que prevê, entre vários objetivos, a melhoria da qualidade da educação e dos seus índices oficiais. Com o apoio do Instituto do Sistema de Coopertivas do Brasil (Sicoob), foi criado o projeto Educação para o Futuro, onde foram distribuídas milhares de apostilas de reforço escolar oferecendo conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira e Empreendedorismo.
O Sebrae se coloca à inteira disposição para contribuir e firmar esta parceria importantíssima para alavancar não apenas os índices de educação do estado mas promover cada vez mais a cultura empreendedora e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento econômico e social” afirmou o gerente do Sebrae Nacional, Gustavo Cesário.
Ao final da reunião, Daniel Pereira aproveitou a ocasião e convidou o governador Coronel Marcos Rocha e equipe para prestigiar a abertura do Fórum Sebrae de Educação Empreendedora que ocorre no próximo dia 11 de novembro (segunda), na casa de eventos Talismã II, quando o renomado educador Gabriel Chalita será um dos palestrantes. O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo 2019, inciativa que o Sebrae apoia em nível nacional.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o lote residual de restituição do IRPF do mês de novembro de 2024 estará disponível para consulta.O cr
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos servidores municipais, desde do início da atual gestão, tem sido a política do prefeito Hildon Chav
Mais fiscalização e riscos de exclusão do Simples para Pequenas Empresas em 2025
Os fiscos de todas as esferas governamentais têm intensificado os procedimentos de fiscalização voltados às micro e pequenas empresas optantes pelo
Edital de R$ 190 milhões para acordo direto em precatórios é lançado pelo governo de RO
O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço