Terça-feira, 4 de maio de 2021 - 20h47
O Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), seccional Rondônia, cumpriram agenda em conjunto semana passada (28), em que a pauta era o alinhamento entre as entidades para ações em parceria para o ano de 2021. Presentes no encontro, Luslarlene Umbelina de Souza Fiamett, secretária de Educação de Santa Luzia D’Oeste e presidente da Undime/RO, Geldiane de Sabino de Oliveira, secretária de Educação de Novo Horizonte D’Oeste e Conselheira do Conselho Nacional de Representantes da Undime/RO além de Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Rita de Cássia de Assis Costa e Edgar Teixeira, do Núcleo de Educação do Sebrae em Rondônia.
Durante o encontro, foi vislumbrada a parceria entre as duas entidades para a realização do projeto Jepp/MPT nos municípios de Rondônia. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivo de levar conteúdos transversais do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Jepp e do programa MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre – MPT/RO e AC, para os estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O Jepp busca disseminar a cultura empreendedora, desenvolvendo as Características do Comportamento Empreendedor – CCE’s nos estudantes, para que eles possam construir seus projetos de vida por seus próprios meios, habilidades e competências. O programa MPT na Escola visa conscientizar estudantes, professores e familiares dos estudantes sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil e seus efeitos nocivos ao desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças e dos adolescentes.
Para o Sebrae a iniciativa é fundamental para apoiar a disseminação da cultura empreendedora: “O município não tem custos com o programa. O Sebrae/RO se responsabiliza pela capacitação dos professores, envio do material didático e pelo apoio e acompanhamento da execução por meio de consultores especializados”, disse Daniel Pereira.
Na oportunidade, a Undime/RO solicitou a reedição do Projeto Educação para o Futuro que, em 2019, desenvolveu uma apostila de reforço escolar com as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática com foco na Prova Saeb e nos resultados do Ideb. Esse projeto foi resultado de uma parceria feita com o Instituto Sicoob e que, além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, incluiu os conteúdos de empreendedorismo, elaborados pela Diretoria Técnica do Sebrae em Rondônia, e de Educação Financeira e de Educação Cooperativista, elaborados pelo Instituto Sicoob. “Essa reedição é importante porque este ano teremos a Prova Saeb novamente e os trabalhos com a apostila devem começar o quanto antes”, destacou a presidente Luslarlene.
Destacando os aspectos técnicos da apostila, a secretária Geldiane afirmou que “pelo fato de ela trabalhar os descritores da Prova Saeb, os estudantes têm mais chances de alcançar bons resultados na avaliação. Para os professores, é uma ferramenta pronta que muito contribui para a melhoria da qualidade do ensino”.
Unidos em prol da Educação de Rondônia, com a inclusão da educação empreendedora no dia a dia dos alunos, agregando valor na qualidade final do ensino ofertado, há grandes perspectivas na atuação entre as duas entidades. Buscando as parcerias adequadas e assertivas, a sociedade, como um todo, acaba percebendo as transformações advindas desse trabalho a diversas mãos.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,