Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 - 18h07
A partir dessa segunda-feira, 22 de fevereiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae em Rondônia, em parceria com o Sicoob Centro, começa a capacitação de 300 cooperados MEIs do Sicoob Centro, que abrange 10 cidades na região central do estado. O treinamento, todo on-line, vai ser feito pelos analistas do Sebrae através do programa Prospera MEI.
O primeiro tema desenvolvido na abertura do programa pelo analista Emerson Pinduka é uma chamada de atenção para a realidade: “como ser um empreendedor mais forte diante da situação que vivemos?“
“Vou trazer uma reflexão sobre a importância de reavaliar seus empreendimentos, considerando que as adversidades atuais são uma imposição do meio, para que repensem seus empreendimentos e modelos de negócios, bem como se movam, utilizando a inovações, como um instrumento de criação de um ambiente mais competitivo e sustentável”, enfatiza Pinduka.
O programa será desenvolvido durante todo o ano de 2021 e dividido em etapas:
Nesta primeira etapa, a empresa passará por um diagnóstico, que vai mapear os pontos fortes e fracos e o grau de maturidade de gestão. Paralelo a isso, o microempresário receberá conteúdos programáticos para capacitação. Todo o conteúdo será divido em 6 diferentes temas para 5 turmas, que vão acessar via WhatsApp, e estes temas farão com que o empreendedor melhore seu planejamento, sua gestão, controle suas finanças e venda mais.
Durante o treinamento, os participantes vão ter acesso a uma programação focada no desenvolvimento da empresa, para apoiar nas fases de sustentação e prosperidade, com treinamento nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão, Vendas Digital, Planejamento Estratégico e de Pessoas, incluindo atividades burocráticas inerentes às atividades do MEI.
A Analista do Sebrae em Rondônia, Liliane Cougo, coordenadora do Prospera MEI, não tem dúvidas de que a parceria com o Sicoob vai contribuir muito para o desenvolvimento desses empreendedores e seus negócios.
“Estamos iniciando agora este trabalho, e já com objetivo de expandir para mais cooperados os cursos via WhatsApp, pois entendemos que é uma maneira de chegarmos com conteúdo de qualidade até o empreendedor individual, mantendo nos cursos a interação. Todos os especialistas do Sebrae tiveram o cuidado na elaboração dos conteúdos para que sejam interativos e que despertem o interesse dos participantes”, ressalta Liliane.
Já para Edgar Kaiser, Diretor Executivo Operacional do Sicoob Centro, a parceria com o Sebrae em Rondônia só vai engrandecer o potencial empreendedor de seus associados, trazendo uma nova visão de desenvolvimento de empreendedorismo consciente, especialmente neste momento difícil que passa o país por causa da pandemia.
“Com essa parceria, eu vejo a possibilidade de aplicar aquilo que a gente mais buscar no mercado, que é o crédito consciente. Nós temos como objetivo fomentar as iniciativas de empreendedorismo com crédito de maneira consciente. Então, essa parceria com o Sebrae traz essa sustentabilidade, porque com a possibilidade desse investimento, e com essa capacitação que o Sebrae vai dar para os Microempreendedores Individuais (MEIs), aumentam as chances de sucesso dentro do mercado. Então, para a gente, é de uma satisfação muito grande poder participar de uma iniciativa como essa, junto ao nosso propósito que é a justiça financeira e com o propósito do Sebrae que é capacitação de empreendedores”, afirma Edgar.
Os resultados do Prospera MEI serão mensurados por meio de aplicação de três pesquisas durante o ano de 2021.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,