Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 - 11h28
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu o lançamento do Projeto de Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) na Região Central de Rondônia. O encontro foi realizado na Unidade Regional do Sebrae em Ji-Paraná, com a participação de representantes de nove municípios.
O LIDER foi criado para desenvolver políticas públicas e ajudar no desenvolvimento dos municípios rondonienses.
“O Projeto LIDER visa reunir as lideranças que estão na região central de Rondônia, colocando essas lideranças para repensar o futuro desse território, com foco no desenvolvimento econômico de forma sustentável. Esses líderes, que hoje atuam de forma separada no setor privado, na indústria, no governo ou no comércio, vão interagir para somar forças e conversar, para que possa ser elaborado um grande plano de desenvolvimento para a região central”, destacou Silane Guedes, analista do Sebrae em Rondônia.
O projeto já foi lançado em outras três regiões de Rondônia, com encontros em Vilhena, Ariquemes, Cacoal/Pimenta Bueno. “Nesse momento nós estamos aqui, com o lançamento da mais uma turma do LIDER no estado de Rondônia. Hoje contamos com dezenas de projetos que impactam centenas de municípios em nosso país e Rondônia, mesmo sendo considerado um estado de pequena população, deu inicio à sua quarta turma”, destacou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.
O LIDER conta com o apoio do Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz).
“O Profaz trabalha a questão da melhoria da arrecadação própria dos municípios. A gente entende que a melhoria da arrecadação não se dá pelo aumento dos tributos, e sim pelo desenvolvimento econômico-sustentável da região”, explicou Marc Uiliam Reis, auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Representantes de diversos setores, como empresários, executivos, gestores municipais e representantes da sociedade civil, participaram da solenidade de lançamento do projeto. “Esse projeto envolve lideranças de vários segmentos,
como empresarial e educacional. São realizados debates de ideias, para tentar chegar a um consenso e uma metodologia que vise melhorar a qualidade de vida. Essa é a ideia do LIDER, que é um projeto louvável, que nós viemos para participar, trazendo um pouco
do nosso conhecimento e aprender muito mais com as pessoas que aqui estiveram”, garantiu Hugo Araújo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip).
O lançamento também contou com representantes da educação, com a presença dos diretores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa).
“É uma linha muito próxima, entre o desenvolvimento e a educação. Não existe desenvolvimento se não houver educação. A educação transforma e o desenvolvimento vem para complementar essa transformação”, afirmou Rosângela Silva, diretora da Unijipa.
O LIDER será desenvolvido no prazo entre setembro de 2019 a julho de 2020. “O Projeto LIDER faz parte de uma metodologia, onde são promovidos oito encontros, depois seminários para elaborar propostas, que por sua vez serão encaminhadas aos prefeitos dos nove municípios envolvidos. Além das sugestões para os prefeitos, os Grupos LIDER, juntamente com o Sebrae, assumem o compromisso de ajudar na entrega desses produtos propostos”, detalhou Daniel Pereira.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o lote residual de restituição do IRPF do mês de novembro de 2024 estará disponível para consulta.O cr
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos servidores municipais, desde do início da atual gestão, tem sido a política do prefeito Hildon Chav
Mais fiscalização e riscos de exclusão do Simples para Pequenas Empresas em 2025
Os fiscos de todas as esferas governamentais têm intensificado os procedimentos de fiscalização voltados às micro e pequenas empresas optantes pelo
Edital de R$ 190 milhões para acordo direto em precatórios é lançado pelo governo de RO
O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço