Terça-feira, 24 de setembro de 2019 - 19h01
O Agente de Desenvolvimento (AD) foi criado para auxiliar o
processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do AD e sua
influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral.
A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de
coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do
município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor
privado local.
Durante dois dias, profissionais de 11 municípios da região do
Vale do Jamari foram imergidos em um ambiente de informações sobre como criar
um cenário favorável ao surgimento de novas empresas, bem como a consolidação
daquelas já existentes. Esses trabalhadores
já atuam como ADs e são responsáveis pela política econômica dos municípios
onde exercem suas atividades.
As informações foram repassadas no Workshop de Capacitação de
Agentes de Desenvolvimento, promovido pelo Escritório Regional do Sebrae de Ariquemes,
que tem atuação nos 11 municípios que compõe o Vale do Jamari.
Liderados pela analista técnica do Sebrae, Franciluci Santana, os
ADs receberam informações para a elaboração de estratégias necessárias para o
surgimento de novas empresas. “Também receberam informações sobre o
estabelecimento de parcerias para o treinamento e capacitação de mão-de-obra,
um instrumento importante para o sucesso de qualquer negócio.”, destaca
Franciluci.
Os A Ds puderam estabelecer uma proximidade com o Serviço Nacional
de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e o
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que não
possuem sede na grande maioria desses municípios. “Não estamos presentes em
todos os municípios, mas podemos atuar em todos eles por meio das nossas
capacitações. Basta planejamento e interesse”, destaca a gerente do Senai/Sesi
em Ariquemes, Ângela Candelório.
Para o gerente do Senac em Ariquemes, Walter Silva, levar
capacitação profissional aos municípios fora do eixo da BR-364 é uma estratégia
para fortalecer as empresas: “Profissionais bem treinados podem representar o
sucesso de um negócio.”, acrescenta.
O AD de Buritis, Cícero André, atua nesta função desde 2012 e já
construiu “cases de sucesso” com a promoção de cursos, seminários e eventos
para o treinamento de pessoas. Ele também contribuiu para a efetivação da Sala
do Empreendedor, local dedicado para ajudar quem quer formalizar a atividade
econômica. “Vamos continuar trabalhando para ajudar os empresários a terem
sucesso em seus negócios”, destaca.
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