Sexta-feira, 21 de junho de 2019 - 10h32
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e o Serviço Social do Comércio – Sesc atuam há mais de quatro décadas em Rondônia. As instituições são administradas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio e juntas integram o Sistema Fecomércio.
No último mês, o Presidente do Sistema Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho e Comitiva de Diretores realizaram visita aos prefeitos e vereadores dos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes e Porto Velho, com o objetivo de reforçar a parceria com o poder público e destacar as ações realizadas pelo Sesc e Senac bem como sua importância para a sociedade rondoniense.
As instituições promovem atendimentos tanto aos funcionários do comércio como a população em geral. O Senac, por exemplo, atua no estado desde 27 de maio de 1976 e tem como missão educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo. Ao todo, são 07 escolas de educação profissional e 03 carretas móveis. A Instituição desenvolve atividade nos Eixos Tecnológicos de: Saúde, Ambiente e Segurança, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, Cursos de programações presenciais e à distância, atendendo também a população com renda familiar de até dois salários mínimos através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com mais de 50% dos cursos ofertados.
Outro programa lançado este ano e que pretende capacitar ainda mais o público que trabalha com vendas é o Senac Comércio, com mais de 100 títulos de cursos. “Nossos serviços e atendimentos a população só crescem, prova disso foi no ano passado, quando matriculamos mais de 20 mil alunos em 1.656 cursos técnicos e 2.452 cursos de aprendizagem”, ressaltou o Presidente.
O Sesc Rondônia também contribui para o desenvolvimento do Estado, atuando nas áreas de saúde, cultura e lazer e na valorização da classe comerciária e assistência às famílias. O Sesc foi instalado em 04 de julho de 1976 e está presente em cinco municípios. Ao todo, são 09 unidades operacionais e 02 unidades móveis – BiblioSesc, que atendem mais de dois mil alunos na educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos. “Em 2018 foram efetuadas mais de 40 mil matriculas, destas 23.964 de comerciários e dependentes e 20.568 da comunidade em geral. Também realizamos mais de três mil inscrições gratuitas em palestras e oficinas culturais. Além é claro, do Programa Saúde que totalizou mais de 920 mil ações e o Mesa Brasil que conseguiu ajudar mais de 10 mil famílias com a arrecadação de 492 kg de alimentos”, destacou Raniery.
Tantas ações e serviços realizados reafirmam o compromisso do Sistema Fecomércio por meio do Sesc e Senac com os rondonienses. “Nossa atuação comprova isso. É um trabalho de mais de quatro décadas que só tende a aumentar, visto que o Sistema Fecomércio busca inovar e estar presente cada vez mais no nosso Estado, proporcionando aos comerciários e a toda população mais educação, saúde, cultura e lazer e capacitação profissional ”, afirmou Raniery.
O Presidente finalizou agradecendo a cada Prefeito e Vereador dos municípios visitados. “Foi uma oportunidade única de apresentar nossos serviços e principalmente de mostrar nossa importante contribuição em prol do desenvolvimento social e econômico de Rondônia”.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o lote residual de restituição do IRPF do mês de novembro de 2024 estará disponível para consulta.O cr
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos servidores municipais, desde do início da atual gestão, tem sido a política do prefeito Hildon Chav
Mais fiscalização e riscos de exclusão do Simples para Pequenas Empresas em 2025
Os fiscos de todas as esferas governamentais têm intensificado os procedimentos de fiscalização voltados às micro e pequenas empresas optantes pelo
Edital de R$ 190 milhões para acordo direto em precatórios é lançado pelo governo de RO
O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço