Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 - 10h08
O Festival do Tambaqui da Amazônia, realizado em Brasília no ano passado com um grande churrasco para degustação, fez tanto sucesso que conquistou o paladar do centro do poder, no planalto central. O presidente Bolsonaro aprovou o sabor do peixe e as entidades parcerias resolveram repetir o evento, desta vez no coração econômico do país, em São Paulo.
Sebrae, Governo de Rondônia, Acripar (Associação dos Criadores de Peixe do Estado de Rondônia) e diversas outras instituições se reúnem novamente para repetir o sucesso de público e de sabor com a espécie que o estado de Rondônia é o maior criador em cativeiro. Em Brasília, foram assadas quatro mil bandas do saboroso e nutritivo tambaqui de Rondônia, agora parceiros planejam evento de grande impacto na cidade mais influente da América Latina.
Em reunião com o secretário de estado da agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, o Secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, e o diretor técnico do Sebrae, Samuel de Almeida, apresentaram os resultados do evento de Brasília e os detalhamentos, bem como as necessidades para a realização do II Festival do Tambaqui da Amazônia na terra da garoa.
Trata-se de um grande passo, em busca da conquista de novos mercados para o pequeno produtor rondoniense desta espécie de pescado. O Sebrae tem apoiado a cadeia produtiva por meio de um projeto de atendimento em que, além de ser parceiros do Festival do Tambaqui, tem trazido capacitação, orientação e consultorias para aumentar a competitividade de pequeno produtor.
“Sabemos que precisamos inserir tecnologia, aprimorar a gestão, definir estratégias de comercialização para que o produto de Rondônia esteja à altura de grandes players do segmento no país e no mundo”, disse Samuel, ao comemorar a realização do evento em São Paulo.
O evento deve acontecer no fim de março, em local ainda a ser definido, deve reunir potenciais clientes, distribuidores, consumidores em geral e, especialmente, formadores de opinião como jornalistas especializados, chefes de cozinha e profissionais de referência. Esses protagonistas poderão incluir o produto nos principais roteiros gastronômicos da capital paulista, que dita regras e tendências, o que pode ajudar na ampliação de mercado do tambaqui.
Os organizadores esperam levar para São Paulo doze toneladas de peixe e assar oito mil bandas de tambaqui no típico estilo amazônico, apresentando um produto que possui qualidade, sabor nutritivo, identidade e, claro, enorme apelo potencial de vendas.
PIX do Lula de novo: Governo quer bloquear as chaves PIX das empresas
Empresários brasileiros podem enfrentar uma nova barreira financeira: o governo federal estuda a possibilidade de bloquear chaves PIX de contribuint
Missão do Sebrae: empresários de Rondônia participam de feira voltada à arquitetura e design
O Sebrae em Rondônia tem como uma de suas ações, proporcionar a empreendedores do estado, acesso a novos mercados e conhecer as tendências em segmen
A população pode ter acesso de forma eficiente às 2.489 vagas de emprego e cursos gratuitos, que estão sendo oferecidos por meio do site ou aplicat
Dia Internacional da Mulher é marcado pelo lançamento do Sebrae Delas 2025
O início da jornada do Sebrae Delas deste ano no estado aconteceu no município de Ariquemes e, claro, em uma data bastante significativa, o Dia Inte