Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Aplicativo SASI vai facilitar o cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 em Porto Velho

Nova ferramenta está disponível para Android e IOS


Aplicativo SASI vai facilitar o cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 em Porto Velho - Gente de Opinião

A nova plataforma da Prefeitura de Porto Velho, utilizada no cadastro para a vacinação contra a Covid-19, foi oficialmente lançada na terça-feira (4), na sede do Poder Executivo Municipal.

Durante a apresentação, o prefeito Hildon Chaves detalhou os benefícios do aplicativo SASI no processo de imunização. “É uma plataforma inovadora, que promete ser um marco na nossa saúde pública e no sistema de vacinação do Município”, afirma o prefeito.

Na prática, o novo aplicativo vai gerenciar o agendamento e a imunização dos grupos prioritários e da população em geral. A nova ferramenta foi adquirida pelo Município e adaptada, desde março deste ano, pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

“O aplicativo já existe no município de Manaus, mas para Porto Velho foram realizadas algumas customizações que atendessem a nossa realidade e logística de trabalho”, explica o superintendente da SMTI, Saulo Nascimento.

AGILIDADE

O novo aplicativo acompanhará as informações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na prática, a nova ferramenta vem substituir o site Imuniza, sistema de agendamento de idosos via web, também desenvolvido pela SMTI.

A nova ferramenta vem substituir o site ImunizaA nova ferramenta vem substituir o site ImunizaHoje, o Imuniza é destinado somente aos grupos etários com mais de 60 anos e permite apenas que o usuário escolha data e turno de vacinação. O objetivo é evitar, desde o início, a aglomeração desse grupo de risco.

Já o SASI possibilita o agendamento tanto dos grupos prioritários de outras faixas etárias quanto da população em geral. A ideia é evitar a sobrecarga de acesso e garantir que os outros públicos, mais numerosos, consigam efetivar o agendamento.

“Com o novo aplicativo não teremos problemas com sobrecarga de acessos, pois o SASI trabalha conforme a disponibilidade de doses. O sistema faz automaticamente o retorno ao usuário, de acordo com o perfil de grupo definido como prioridade”, explica Nascimento.

ETAPAS

O SASI já está disponível para download. Para instalá-lo no celular, basta localizar o aplicativo pelo nome nas plataformas Android e IOS. Depois de instalado, ativar a ferramenta digitando o código “PVH21”.

Após a instalação, o usuário deve se atentar ao processo de cadastro de acesso, que ocorre de forma simples. Nessa fase, o usuário vai iniciar o registro de dados pessoais, informando o grupo a que pertence, se possui comorbidade, dificuldades de locomoção física e/ou transtorno mental, entre outras especificações.

O usuário irá escolher, ainda, duas possíveis localidades onde gostaria de receber a vacina. O aplicativo solicitará a confirmação e anexo de documentos que comprovem sua residência no município.

VANTAGENS

Saulo explicou que o sistema faz automaticamente o retorno ao usuárioSaulo explicou que o sistema faz automaticamente o retorno ao usuárioA orientação da Prefeitura é de que todas as pessoas vacináveis se cadastrem no novo aplicativo, uma vez que a plataforma é autoexplicativa e vai orientar o morador sobre a data, horário e local de aplicação, por meio de mensagens enviadas ao e-mail e telefone cadastrados.

Com as informações cadastradas, a ferramenta vai buscar em seu banco de dados todas as pessoas que se encaixem na idade e perfil clínico exigidos naquele momento da vacinação, como faixa etária, comorbidade e outros.

A ideia é alertar automaticamente os cortes populacionais de acordo com a chegada e disponibilidade de novas doses, sem a necessidade de um novo agendamento para quem já é cadastrado.

FUTURO

Na cerimônia de lançamento, Hildon Chaves destacou, ainda, que o aplicativo será uma importante ferramenta para implementação de políticas de saúde do Município. As vantagens vão permitir que a Prefeitura tenha acesso a dados estatísticos da população e melhor gerencie outras ações de imunização.

“Esse aplicativo vai continuar sendo usado pela Prefeitura em um cenário pós pandemia. Nós vamos poder localizar os pacientes com comorbidades e implementar novas logísticas de vacinação em um futuro próximo”, finaliza o prefeito.

PARA BAIXAR

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app. Para baixar no sistema IOS, clique no link https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.

VEJA AQUI O TUTORIAL COM PASSO A PASSO PARA USAR O APLICATIVO.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Em 2024, o Brasil contabilizou pouco mais de seis mil mortes provocadas pela dengue e um aumento de cerca de 400% na quantidade de casos na comparaçã

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acomp

Dotum e Credip lançam nova edição de projeto de Formação em Tecnologia para jovens da comunidade; inscrições abertas

Dotum e Credip lançam nova edição de projeto de Formação em Tecnologia para jovens da comunidade; inscrições abertas

Uma parceria entre a empresa de Tecnologia Dotum Software House e a cooperativa financeira Sicoob Credip, ambas com sede em Pimenta Bueno, tem garan

Previsão de pragas, otimização de irrigação e melhor produtividade das lavouras: especialistas do IEEE demonstram como Inteligência Artificial e drones revolucionam o monitoramento agrícola

Previsão de pragas, otimização de irrigação e melhor produtividade das lavouras: especialistas do IEEE demonstram como Inteligência Artificial e drones revolucionam o monitoramento agrícola

O avanço do uso de tecnologia na agricultura de precisão modifica a forma como os drones são utilizados para potencializar a atividade. Equipados

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)