Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Cliente de plano de internet pode receber indenização se a empresa não entregar 80% da velocidade contratada


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

O consumidor que não receber uma velocidade mínima de 80% da internet contratada pode ser ressarcido na justiça, de acordo com uma regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A resolução ainda prevê que o assinante entre com uma ação de danos morais. 

Ou seja, se a internet banda larga, que chega na casa do cliente, não tiver o mínimo de 80% da taxa de transmissão média mês, essa reclamação já é legítima e a operadora pode ser punida na justiça. 

Para saber a internet oferecida no exato momento é necessário fazer o teste de velocidade, que é chamado, em inglês, de speedtest. Os dados levados em consideração no teste são as taxas de download e upload. 

Para ficar mais claro, o exemplo é o seguinte: se o cliente contratou um plano de internet de 100 mbps (taxa de download), a operadora deverá entregar em média a velocidade mensal de 80 mpbs, que equivale a 80% na média ao mês. Além disso, existe também uma regra que a taxa instantânea mínima teria o equivalente a 40 mbps, 40% no caso. É preciso que as operadoras superem esses números, caso contrário o consumidor terá direito a indenização por danos morais. 

O consumidor que não tiver o serviço entregue de forma correta poderá pedir o abatimento do valor na conta, direto para a operadora, ou abrir uma reclamação na Anatel, que é o mais recomendado. Neste caso, o cliente deve reportar o problema de entrega de velocidade para a empresa, por telefone, e-mail ou whatsapp, e ter um número de protocolo. 

Com o número do protocolo em mãos, é possível fazer uma reclamação pelos telefones 1331 (1332 para deficientes auditivos). Pelo site da Anatel também é possível fazer a reclamação. O aplicativo Anatel Consumidor também oferece a opção de reclamação, disponível para Android, iOS e Windows Phone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve clicar na opção “Registrar solicitação”, depois em “Reclamação” e então preencher todos os dados solicitados. 

Após a reclamação na Anatel, a operadora tem o prazo de 10 dias corridos para resolver o problema ou abater o valor na fatura. Se o cliente não tiver resposta, deverá entrar em contato novamente com a Anatel. A partir desse segundo contato, o consumidor deverá aguardar mais 15 dias úteis para solução do problema. Se após todo esse processo de reclamação junto a operadora e Anatel não for resolvido, o consumidor deverá procurar um advogado especialista e entrar com processo judicial por danos morais. 

A Anatel é a regulamentadora responsável pelo setor de telefonia fixa e móvel, internet banda larga e móvel e TV por assinatura no Brasil. É de competência desse órgão a fiscalização e implantação dos requisitos mínimos de uso adequado e segurança para o consumidor. Esses termos estão prescritos nos artigos 16 a 18 da Resolução nº 574/2011 da ANATEL. 

No ranking nacional de qualidade e entrega das operadoras para o ano de 2019 a NET Internet/Claro teve o índice de 91,7% do cumprimento de metas. Em segundo lugar ficou a SKY Internet, com 81,2%, depois a Vivo Internet, com 77,7%, seguida da Oi Fibra, com 68,4%, e por último a TIM Internet com 39,3%.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Em 2024, o Brasil contabilizou pouco mais de seis mil mortes provocadas pela dengue e um aumento de cerca de 400% na quantidade de casos na comparaçã

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acomp

Dotum e Credip lançam nova edição de projeto de Formação em Tecnologia para jovens da comunidade; inscrições abertas

Dotum e Credip lançam nova edição de projeto de Formação em Tecnologia para jovens da comunidade; inscrições abertas

Uma parceria entre a empresa de Tecnologia Dotum Software House e a cooperativa financeira Sicoob Credip, ambas com sede em Pimenta Bueno, tem garan

Previsão de pragas, otimização de irrigação e melhor produtividade das lavouras: especialistas do IEEE demonstram como Inteligência Artificial e drones revolucionam o monitoramento agrícola

Previsão de pragas, otimização de irrigação e melhor produtividade das lavouras: especialistas do IEEE demonstram como Inteligência Artificial e drones revolucionam o monitoramento agrícola

O avanço do uso de tecnologia na agricultura de precisão modifica a forma como os drones são utilizados para potencializar a atividade. Equipados

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)