Quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 14h38
O
Brasil é o segundo país do mundo mais adepto das plataformas de
streaming: enquanto a média mundial é de 56% da população adulta
assinando ao menos um serviço do tipo, no nosso país o número chega aos 64%.
Tal estatística mostra como a maior parte dos brasileiros tem uma nova maneira
de consumir conteúdo audiovisual.
Especialistas
em estudos de mídia avaliam que a tendência do streaming é irreversível. Se
antes vivíamos na era do broadcast, com poucas opções de conteúdo e toda a
família reunida em frente à televisão para acompanhar os mesmos programas, mais
tarde os serviços de TV a cabo começaram a levar cada pessoa para seu quarto
para ver canais diferentes, separados por nicho, dando a opção de “ao que
assistir”, e as plataformas ofereceram o controle final sobre o “quando
assistir”, fazendo de cada espectador senhor de todas as escolhas. É a chegada
do narrowcast.
A
tendência de separar as pessoas por nicho não é exclusividade da televisão e
das mídias audiovisuais: ela é notada nas redes sociais, nos anúncios, nos
bares temáticos e até na cada vez mais forte segregação política. Mas alguns
formatos que fazem parte do passado também conseguem se reinventar e alcançar
benefícios com o mundo dividido por preferências.
Um
exemplo é o mercado de DVD e BluRay. Mídias dominantes no passado, perderam
muito espaço para as plataformas de streaming e a comodidade de se assistir o
que quiser e quando quiser, sem sair de casa e sem concorrer com outras pessoas
pelo aluguel. Porém, ainda resistem em um nicho específico: o dos
colecionadores.
Como
afirmam os editores do
portal BluRay Hunt, voltado exatamente para os colecionadores dessas
mídias, a reinvenção que permitiu que elas continuassem com suas fatias do
mercado foi perceber que era necessário oferecer conteúdos de alta qualidade que
vão além do filme ou da série, encontrando assim um público apaixonado que não
está satisfeito apenas com a comodidade oferecida pelas plataformas de
streaming.
Mesmo
dentro do nicho dos colecionadores de DVDs e BluRays, há sub-nichos claros. Mas
as empresas lidam com seus públicos específicos e têm muito sucesso com eles.
Há aquelas voltadas para clássicos do cinema e filmes de arte, que raramente
estão disponíveis com a qualidade que os cinéfilos exigem nas plataformas de
streaming, há as que relançam gêneros específicos e, claro, gigantes como
emissoras de televisão e produtoras de blockbusters cinematográficos sabem que
precisam dar aos fãs de seus produtos uma experiência única com extras e
materiais colecionáveis únicos.
Colecionadores
de DVDs e BluRays afirmam que as características mais buscadas nos discos
desejados são materiais audiovisuais que vão além dos filmes, como entrevistas
com o elenco, making-off e cenas de bastidores, e pequenos itens físicos, como
pôsteres, encartes e cards exclusivos. Coisas com as quais as plataformas de
streaming não conseguem concorrer.
Não
importa se a preferência é pelos blockbusters da Marvel que dominam o cinema,
por séries famosas como Breaking Bad e Lost, por shows de variados gêneros
musicais, por clássicos da sétima arte ou por um sucesso recente brasileiro
como o premiado Bacurau: há uma edição especial que
agrada os colecionadores e certamente encontra espaço em muitas prateleiras
Especialistas do IEEE apontam os desafios para o promissor futuro dos carros elétricos no Brasil
Os veículos elétricos são apontados como o futuro da sustentabilidade, com o potencial de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar o
Daniel Cubas aborda inteligência artificial como motor de inovação na Advocacia no Brasília + TI
A inteligência artificial (IA) é um dos pilares da transformação dos negócios, e seu impacto na Advocacia foi o tema central da participação de Dani
Bionio Multibenefícios no III Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas
O Bionio respondeu a essa pergunta no III Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas, nos dias 22 e 23 de novembro, Porto Velho foi palco de um dos
Bruno Biangulo é destaque no StartSe A.I. Day 2024 com palestra sobre inteligência artificial
No próximo dia 28 de novembro, Bruno Biangulo, CEO do ConnectAI, será um dos destaques do StartSe A.I. Day 2024, um dos maiores eventos sobre inteli