Sexta-feira, 26 de abril de 2019 - 09h34
Uma das mais importantes inovações gerenciais dos últimos anos, Building Information Modelling ou Modelagem da Informação na Construção BIM, representa uma ferramenta revolucionária para a construção civil, trazendo importantes mudanças tecnológicas para o setor. Com o objetivo de disseminar esta tecnologia em Rondônia, o Sistema Fiero através do Senai e em parceria com a Amazoncad e Autodesk, realizou nesta quinta-feira, 25, o BIM DAY, que pela primeira vez acontece em Porto Velho. O evento reuniu, no salão de convenções da Casa da Indústria, na capital, três especialistas, que ministraram palestras para empresários, estudantes, diretores e conselheiros da Fiero, sobre a nova ferramenta BIM.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé explica que com o decreto 9.377, do Governo Federal, há um prazo, para paulatinamente, a ferramenta BIM ser adotada pelos projetistas, construtoras, pela área pública. “A partir de 2021 só poderão ser desenvolvidos projetos através do BIM (Modelagem de Informação da Construção). O fato é que essa ferramenta traz muitas vantagens, dentre elas, a melhor gestão do projeto”. Ele destaca a importância do BIM para o incremento da produtividade. “Este fator, a meu ver, será indispensável no próximo ano, quando se espera um aumento da demanda por obras. Thomé observa que o governo sinaliza a obrigatoriedade futura da adoção do BIM nos contratos de execução de obras”.
Marcelo Thomé reiterou o compromisso do Sistema Fiero e do Senai como indutores de inovação e novas tecnologias para Rondônia. “Já iniciamos as tratativas para firmar uma parceria do Senai Rondônia e a Autodesk, para que sejamos difusores no estado, inicialmente a partir de Porto Velho, desta tecnologia para darmos suporte à indústria da construção civil na adoção da tecnologia BIM”, afirma.
Segundo o gerente BIM da Amazoncad, Alexandre Cardoso, que ministrou juntamente com o gerente comercial Luciano Garcia, palestra dinâmica de como o BIM está sendo usado no Brasil e quais as vantagens desta ferramenta atualmente no mercado nacional. Garcia ressalta que como o BIM traz muitas vantagens, tanto o mercado privado e o público está aceitando relativamente bem essa nova tecnologia que vai diminuir o volume de trabalho, trará economia mais qualitativo, faz essa tecnologia ser bem aceita.
Em 2024, o Brasil contabilizou pouco mais de seis mil mortes provocadas pela dengue e um aumento de cerca de 400% na quantidade de casos na comparaçã
Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional
O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acomp
Uma parceria entre a empresa de Tecnologia Dotum Software House e a cooperativa financeira Sicoob Credip, ambas com sede em Pimenta Bueno, tem garan
O avanço do uso de tecnologia na agricultura de precisão modifica a forma como os drones são utilizados para potencializar a atividade. Equipados