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E-commerce: o papel do conteúdo visual


E-commerce: o papel do conteúdo visual - Gente de Opinião

Estamos rodeados de imagens. A publicidade, as revistas, a televisão e até o conteúdo que salta nos nossos smartphones e tablets, diz-nos, concretamente, que vivemos num mundo visual. 
Hoje, importamo-nos com a imagem em todos os seus sentidos: analisamos a qualidade das fotografias (mesmo as mais amadoras, no Instagram), tentamos imitar a maquilhagem das modelos das capas das revistas e escolhemos o nosso automóvel com base nas fotografias exteriores e interiores do veículo, mostradas pela publicidade da televisão. 
O mundo digitalizou-se e a imagem passou, de facto, a dizer mais do que o texto. Cada vez mais, as pessoas preferem passar o seu tempo a ver imagens do que a ler descrições ou artigos sobre as especificidades de um determinado produto. Neste sentido, como deve imaginar, hoje em dia, também o e-commerce não vive apenas de palavras. 
Por muito bom que seja o conteúdo textual do seu espaço online, o investimento na parte visual é, também, essencial para que possa criar um negócio de sucesso. 
O mundo atual é muito visual e o apelo das imagens é inegável. Os consumidores são mais facilmente atraídos pelo design e a escolha de conteúdos de representação, gostando, inclusivamente, de se relacionar com estes, de uma forma interativa. 
Assim, para garantir o sucesso de qualquer negócio, torna-se muito importante que o conteúdo visual de um determinado site tenha qualidade. 

 

 


O papel das imagens na atualidade


Hoje em dia, quando se gere um negócio online, é necessário ter em conta as questões do design digital e também aquelas que se ancoram, concretamente, na escolha de imagens. 
Quando se abre um site da Internet, como provavelmente você já reparou, existe um imediato contacto com muitas imagens. 
À medida que o mundo começou a tornar-se mais visual, o uso de imagens, fotografias e até mesmo ilustrações para
impulsionar os espaços digitais tornou-se fundamental. 
Evidentemente, na criação de um negócio online, nem sempre existirá a liquidez necessária para apostar nas suas próprias imagens. A contratação de profissionais de design e artistas como fotógrafos ou ilustradores poderá, no começo, estar fora do seu orçamento. 
Ainda assim, isto não impedirá que utilize imagens no seu espaço digital, para tornar a sua loja online mais apelativa para os consumidores e impulsionar o seu sucesso. 
Felizmente, existem espaços online aos quais pode aceder através do Google e que lhe darão a possibilidade de encontrar verdadeiros 
bancos de imagens, sendo algumas delas de uso livre. 
A procura das imagens, no entanto, deve ser cuidadosa. Além de existirem várias formas de fazer esta pesquisa, deverá sempre ter em atenção o cumprimento dos termos relacionados com os direitos de autor (copyright). 


Procurar imagens para e-commerce


Com a devida atenção aos direitos de autor e aos termos de uso das imagens, no entanto, os bancos de imagens do Google poderão ser uma grande ajuda para o seu negócio. 
No espaço das imagens do Google (Google Images) encontrará todo o tipo de imagens. Entre estas, algumas serão de uso livre; outras poderão ser usadas com menção do autor e outras contam com um acérrimo copyright, não podendo ser usadas. Terá ainda imagens que podem ser utilizadas livremente mas apenas para finalidades não comerciais. Assim, é importante que, no momento de pesquisar uma imagem para o seu negócio, saiba se pode (ou não) utilizá-las no seu espaço de e-commerce. 
Além das imagens gratuitas que encontrará no Google, haverá também outros bancos de imagens pagos, onde encontrará várias imagens que podem adequar-se à sua loja online, por preços relativamente baixos. Não querendo pagar, no entanto, mantenha-se atento às autorizações de reprodução e opte por aquelas que podem ser reproduzidas para fins comerciais. 
A procura de imagens no Google pode ser feita de várias formas. Além de poder especificar que deseja imagens que reprodução livre, pode ainda fazer a sua pesquisa por temática, por cor, por tamanho ou até mediante o uso de uma outra imagem. 
O uso de imagens para procurar outras – estratégia conhecida como busca reversa – poderá ser uma boa forma de conseguir imagens similares à apresentada e também de descobrir qual a autoria de uma determinada imagem, para pedir a autorização de reprodução. Este processo pode ser feito através do URL de uma imagem ou arrastando uma imagem do seu desktop para a página de pesquisa. 
O recurso a bancos de imagens é especialmente comum em lojas online que se regem pelos modelos de dropshipping e ajuda a criar um maior apelo pelos produtos comercializados. Este caso, no entanto, necessita um cuidado extra para garantir que as imagens utilizadas não gozam de direitos de autor nem têm políticas de partilha restritivas. 
O uso de boas imagens no seu espaço online será uma boa forma de garantir o sucesso, promovendo um espaço visualmente mais apelativo e ajudando a criar o apelo ao consumo junto dos consumidores.

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