Sexta-feira, 9 de julho de 2021 - 09h50
O sistema de pagamentos
através do Whatsapp, o Whatsapp Pay, foi lançado há pouco mais de dois meses. Na última semana, a empresa comunicou que a
ferramenta já está disponível para todos os brasileiros. Mesmo que muitos ainda tenham receio de utilizar o
aplicativo de conversas para lidar com o dinheiro, por conta dos vários golpes
noticiados constantemente, a plataforma é confiável, já que é controlada por
outras empresas especializadas no mercado de pagamentos e possui várias camadas
de segurança.
Um levantamento feito pelo site TECHREVIEWS mostrou que o número de buscas pelo WhatsApp Pay
realizadas no Brasil teve um pico no momento do lançamento e foi caindo com o
passar do tempo. No entanto, conforme a ferramenta foi sendo disponibilizada a
todos, as buscas voltaram a crescer e tiveram uma grande alta no fim de junho,
o que mostra o interesse da população pela novidade.
Então, é hora de
aproveitar e saber como utilizar a novidade em favor do seu negócio. É comum o
pensamento de que o Whatsapp Pay não traz nenhuma novidade, pois faz
praticamente o mesmo que o PIX, que já está se consolidando entre os
vendedores. Entretanto, é preciso levar em consideração que muitos brasileiros
ainda não utilizam aplicativos bancários, enquanto quase todos usam o app de
conversas. Isso aumenta as possibilidades de pagamento e abrange um maior
número de clientes contemplados com as novas tecnologias financeiras.
A primeira forma como a
ferramenta pode facilitar no seu negócio está na possibilidade de concentrar
vários aspectos em um único aplicativo. O WhatsApp se tornou uma das principais
ferramentas para vendas, principalmente na pandemia. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva
constatou que 20% dos brasileiros utilizam algum aplicativo de celular para
obter renda, sendo que o WhatsApp e
outros apps de mensagens representam 33% deste número.
Com a possibilidade de
receber pagamentos diretamente pelo aplicativo, é possível anunciar o produto,
atender o cliente, efetuar a venda e já concretizar o pagamento na mesma
plataforma. Se o seu negócio conta com vários funcionários, isso ainda
facilitará bastante na hora dos treinamentos, já que apenas uma ferramenta será
exigida.
A função de catálogo,
disponível no WhatsApp Business, versão para negócios do aplicativo, também
pode ganhar muito com a nova função de pagamentos. Tendo a possibilidade de
apresentar os produtos de modo organizado e concluir o pagamento no mesmo app,
o número da sua empresa poderá passar a funcionar quase como uma loja virtual.
Isso gera uma boa economia, principalmente para os que estão começando na
transição para o comércio eletrônico e ainda não podem investir altas quantias
na confecção de páginas próprias.
Além disso, a
utilização da plataforma também elimina os gastos com os aparelhos
corporativos, já que há a possibilidade de utilizar o WhatsApp Business e
a conta pessoal no mesmo smartphone.
São várias as maneiras como a ferramenta pode facilitar os negócios e é bom se
preparar, pois, aos poucos, a desconfiança está indo embora e a população está
utilizando o novo método.
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