Quarta-feira, 30 de junho de 2021 - 08h39
Diariamente as empresas recebem todo tipo de dado e informação, de
fontes variadas e de dispositivos diferentes. Nesse cenário se torna cada vez
mais importante as empresas investirem na gestão de dados.
As empresas dos mais variados nichos e tamanhos precisam gerir as
informações que recebem e que fornecem, para garantir a segurança e privacidade
dos dados.
O que é Gestão de
Dados?
Gestão de dados é uma disciplina atrelada ao campo dos negócios, que tem
como objetivo gerenciar e administrar os dados das empresas.
Em suma, a gestão de dados confere a identificação, armazenamento,
acesso, compilação e proteção de qualquer informação que perpassa pela empresa,
seja ela interna ou externa.
A gestão de dados se torna importante pois, todos os dados das empresas
devem ser considerados como recursos valiosos. Isso porque é por meio deles que
é gerado valor e conhecimento para a empresa, além de auxiliar na tomada de
decisões estratégicas.
Por que a gestão de
dados é importante para as empresas?
É importante ressaltar que a gestão de dados deve ser implementada em
todos os tipos de empresas, desde as de grande porte até para os pequenos
negócios. Isso também se aplica ao nicho de mercado: sejam e-commerces,
multinacionais, consultorias, agências, indústria,etc.
A gestão de dados é importante porque repassa por todos os pontos de uma
empresa, sendo relevante para a comunicação interna e também para o pós-venda.
Com os dados estruturados e bem definidos, todo o time está informado
sobre os status dos clientes.
Isso auxilia o time de cobrança, que consegue garantir os pagamentos e
geração de boletos e também auxilia a equipe de relacionamento com o cliente,
que pode ser efetivo na fidelização de um consumidor.
Além de tudo, a gestão de dados garante principalmente a segurança da
informação da empresa - principalmente em tempos de pandemia.
A pandemia do Coronavírus e a ascensão ao modelo de home office, também
se tornaram a nova realidade de empresas independente do porte. E, com essa
alteração, os dados e informações da empresa passaram a ser consumidos de uma
nova forma.
Os dados, antes fixados apenas na rede da empresa, agora ficam
pulverizados nas redes pessoais de cada funcionário que utiliza sua própria
rede. E isso necessita de uma proteção extra frente a ataques cibernéticos.
Quais são os dados
mais relevantes para as empresas?
Toda informação é importante para a empresa, porém vale destacar dois:
os dados transacionais e os dados master.
Os dados transacionais são os que sofrem mudanças constantes, pois
ocorrem com uma certa periodicidade. Por exemplo, vendas, envio de brindes
personalizados, promoções e cancelamentos.
Já os dados master são os que informam os agentes envolvidos dentro de uma
transação. Como o nome e a renda de um cliente.
3 razões para
adotar a gestão de dados na empresa:
#1 Aumento do
volume de dados
Além de transformações tecnológicas exteriores, é crescente a troca de
dados e o recebimento de informações digitais.
Assim, quanto mais dados de diversas fontes, maior a necessidade de
gestão. As empresas, principalmente as que estão em desenvolvimento, precisam
se atentar para poderem crescer em vendas e também em estrutura de
funcionamento.
#2 Retirada dos
silos de dados
Silos de dados são considerados os “estoques” de informação, que são
isolados dos outros sistemas de informação das empresas.
Com a instalação da gestão de dados, as empresas vão conhecer e integrar
todos os dados que são gerados online e offline em uma organização.
#3 Otimização dos
processos
Os dados levantados são informações completas que são coletadas ao longo
de todo o ciclo de vida das empresas. Esses dados precisam ser geridos,
atualizados e consistentes durante todo o processo organizacional das empresas.
Nesse contexto, a gestão de dados é a solução necessária para apoiar e
otimizar os processos organizacionais. Tornando o passo a passo mais rápido e
eficiente.
Conclusão
A gestão de dados têm servido como um grande apoio às empresas,
auxiliando desde processos internos até os externos. Além de garantir maior
segurança e proteção ao bem mais valioso da empresa: a informação.
Uma empresa que investe em gestão de dados, melhora suas competitividade
no mercado pois tem um processo de tomada de decisão mais assertivo e
eficiente.
Com a transformação digital e a rapidez com que as coisas evoluem, as
empresas precisam acompanhar as tendências do mercado para saberem como
conduzir e adaptar essa realidade no seu negócio.
Dentro desse contexto inovador, as empresas têm oportunidades diversas de
modernização, por exemplo: como abrir um banco digital, protegerem seus dados com a interferência da tecnologia,
oferecem soluções de pagamentos pelos modos tradicionais e também com a
novidade do Pix, oferecerem soluções e softw.
Especialistas do IEEE apontam os desafios para o promissor futuro dos carros elétricos no Brasil
Os veículos elétricos são apontados como o futuro da sustentabilidade, com o potencial de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar o
Daniel Cubas aborda inteligência artificial como motor de inovação na Advocacia no Brasília + TI
A inteligência artificial (IA) é um dos pilares da transformação dos negócios, e seu impacto na Advocacia foi o tema central da participação de Dani
Bionio Multibenefícios no III Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas
O Bionio respondeu a essa pergunta no III Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas, nos dias 22 e 23 de novembro, Porto Velho foi palco de um dos
Bruno Biangulo é destaque no StartSe A.I. Day 2024 com palestra sobre inteligência artificial
No próximo dia 28 de novembro, Bruno Biangulo, CEO do ConnectAI, será um dos destaques do StartSe A.I. Day 2024, um dos maiores eventos sobre inteli