Quinta-feira, 18 de agosto de 2011 - 07h19
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia - ADUNIR, realizará no próximo sábado ( 20), a partir das 20 horas, na sua sede campestre, na estrada da Areia Branca ( 2km após a fábrica da Coca-Cola), o 3º Sarau na ADUNIR. A entrada é um 1kg de alimento não perecível. Informações pelos fones 9987 3551 e 9956 1031. A coordenação do evento avisa que terá ônibus saindo UNIR-Centro às 19h e 21h.
Um dos coordenadores do 3º Sarau na ADUNIR , professor Edilson Lobo do Nascimento disse que o 3º Sarau na Adunir tem por objetivo: “Estimular o intercâmbio artístico com a participação de atores, cantores, instrumentistas e outros artistas da cidade de Porto Velho e de artistas residentes em outras cidades do Estado; proporcionar uma maior integração sociocultural dos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia com outros estudantes de faculdades privadas e da comunidade em geral, assim como, possibilitar aos moradores da cidade de Porto Velho desfrutar das manifestações artísticas e culturais de Rondônia”.
Carlinhos Maracanã, experimentado produtor cultural do Estado, que também está na comissão organizadora do evento disse que: “As apresentações no 3º Sarau na ADUNIR, serão mescladas entre músicos instrumentistas, cantores, atores e atrizes, poetas e cantadores, oportunizando assim a mostra de várias manifestações artísticas.”
O professor Adilson Siqueira , também um dos coordenadores do evento, depois de explicar como se deu a ocupação da região onde está situado Rondônia, observou que hoje o Estado passa por um novo período, tanto econômico, quanto de formação sociocultural devido à construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no rio Madeira e isso promoveu a chegada de um grande contingente de pessoas de todas regiões do Brasil principalmente na cidade de Porto Velho.
Para Adilson Siqueira a fase de desenvolvimento que vivemos hoje não pode nos deixar de olhos fechados para a promoção da cultura aqui existente, pois, basta dos que aqui chegam, para construir suas vidas, por desconhecimento e às vezes até mesmo por empáfia, menosprezar nossa cultura, promovendo na sua ignorância e arrogância, constantes agressões ao nosso patrimônio históricos e cultural, tanto material quanto imaterial.
Siqueira cita Sepé Tiaraju, líder guerreiro indígena nas lutas contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada guerra Guaranítica na região dos Sete Povos das Missões onde habitavam aproximadamente trinta mil guaranis ( 1750) que vendo a ganância dos estrangeiros para invadir as terras secularmente indígena disse: “ Essa terra tem dono”. “É preciso dizer para essa gente gananciosa que aviltam nosso patrimônio histórico e cultural que essa terra tem dono. O 3º Sarau na Adunir também tem esse objetivo”, disse o professor.
A realização do 3º Sarau na Adunir é do Movimento Cultural em Defesa da Cultura Rondoniense e da Associação dos Docentes da UNIR – Adunir. Conta com apoio da UNIR, SECEL, CEC/SEDUC, FECOMÉRCIO, Fundação Iaripuna, Maysa Cerimonial e Eventos, Núcleo de Ciências Humanas – NCH, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas – NUCSA, TV Candelária, Rádio Cayari, SEBRAE, SIM/RO – Sind. dos Músicos do Estado de Rondônia, Academia Rondoniense de Letras, Minalinda. E a Comissão Organizadora do evento é formada por Adilson Siqueira de Andrade,Edilson Lobo do Nascimento, Maria Cristina Victorino de França, Marcos de Sousa, Carlinhos Maracanã e Adaides Batista – Dadá.
Fonte: ADUNIR
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,