Quinta-feira, 7 de novembro de 2019 - 09h11
Resolvendo não só o problema dos alunos da rede pública estadual, que vivem nas comunidades adjacentes às localidades onde existem escolas, o transporte escolar aquaviário contratado pelo Governo de Rondônia para suprir a necessidade de locomoção dos estudantes também atende às crianças da rede municipal.
No distrito de Nazaré, 64 crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Maciel Nunes também são beneficiadas pela ação de governo, que em aproximadamente quatro meses conseguiu reverter a situação quando assumiu a responsabilidade sobre o transporte escolar aquaviário. O ano letivo teve início no início do mês de outubro.
Segundo o diretor da escola, Raimundo Pereira Gonçalves, 24 dos alunos da escola precisam do transporte das voadeiras. A instituição conta com dois professores e duas embarcações à disposição das crianças, sendo uma em cada período, manhã e tarde. Zenaide Monteiro, mãe de três alunos da escola municipal, diz que recentemente um dos professores adoeceu e apenas uma professora ficou atendendo a todos os estudantes.
“Já com o atraso das aulas, o meu mais velho ficou com dificuldade para se adaptar novamente. Ele tem problemas para aprender e como não tinha o transporte, todos ficaram sem aula”. A irmã de Zenaide, Ana Núbia Monteiro também tem o filho Iuri, de 14 anos, matriculado na escola municipal.
“Se era para dar aula para uns e prejudicar outros, decidiram não dar aula para ninguém. Ainda bem que meu filho está conseguindo acompanhar o retorno”, diz Ana Núblia, mãe de aluno.
Claudiana Lobato Sena, 28 anos, é dona de casa e mãe de Renan, um dos alunos da rede municipal. O menino tem 9 anos e está no 4º ano fundamental. Preocupada, a mulher declara que os alunos ficaram prejudicados com o atraso do ano letivo. “Prejudicou a quem precisa do transporte e também a quem mora em Nazaré. Meu filho está com dificuldade de aprendizagem, ficou parado muito tempo, a maioria não desenvolve a leitura. Agora veremos como vai ser o calendário, férias, e tudo mais. Eu não me importo com férias, o importante é que ele aprenda alguma coisa para poder avançar para as próximas etapas”.
A direção da escola diz que o cronograma escolar já está definido. O primeiro bimestre começou no dia 7 de outubro, o 2º bimestre iniciará no dia 18 de novembro, o 3º será no dia 23 de dezembro e 4º e último bimestre será iniciado no dia 30 de janeiro de 2020, concluindo-se o ano letivo no dia 5 de março de 2020. Para compensar o atraso, o cronograma prevê aulas em horários normais e dias de aula em contra turno.
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni