Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 - 16h51
Presidente da Fiero diz que bem instruído, trabalhador brasileiro aumentará produção
Ganhando adesão a cada dia, o Movimento Rondônia pela Educação elaborou e está oferecendo ao estado e aos municípios, sem nenhum custo para o serviço público, o Planejamento Estratégico para a Educação em Rondônia com seis objetivos para se alcançar a melhoria da educação e, consequentemente, dos indicadores educacionais do estado. Lançado em maio de 2016, com a adesão inicial de mais de 60 instituições e entidades públicas e privadas, o MRPE acaba de ganhar a adesão do município de Ariquemes e da fundação Oswaldo Cruz e da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi).
O Planejamento Estratégico para a Educação contempla seis pontos, a saber: universalizar o acesso à educação em Rondônia e garantir a permanência em todos os níveis e faixa etárias; garantir alfabetização de toda a população do estado; aperfeiçoar e inovar as práticas pedagógicas no interior das escolas; promover a qualidade e a qualificação dos profissionais de educação; melhorar a infraestrutura física, tecnológica e logística das escolas; modernizar a gestão, a aplicação de recursos e os resultados da educação; e integrar escola, família e sociedade em busca da melhoria da qualidade da educação, enfatizando o protagonismo dos alunos.
Ao falar da importância da participação de todo o tecido institucional rondoniense no MRPE, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) – entidade que capitaneia e arca com a maioria dos investimentos para manutenção do movimento – pontuou que melhorar a educação da população é garantia de desenvolvimento contínuo e com sustentabilidade.
Marcelo Thomé garante que o que impulsiona o Movimento Rondônia pela Educação é reconhecer a importância da educação e que ela precisa ser cuidada e entregue à população de Rondônia de outra forma, diferente da forma como vem sendo feita. Senão, acentua Thomé, continuaremos produzindo os baixos índices de qualidade que o estado de Rondônia vem experimentando, apesar das melhorias que se registram nos últimos anos.
“Rondônia é um estado novo e com uma população estudantil ainda pequena, comparado a outros estados. Então, aqui ainda é possível zerar o analfabetismo e ampliar nossos indicadores, o que resultará em formação de mão de obra melhor capacitada ao desenvolvimento do estado”, disse a coordenadora do MRPE, professora doutora Raquel Volpato Serbino.
A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, doutora Deusilene Vieira, agradeceu pela oportunidade de se juntar ao MRPE, destacando a importância de contribuir de forma direta com a melhoria da educação em Rondônia. Ela fez um breve relato da atuação da Fiocruz Rondônia na formação de pesquisadores, na iniciação científica e, no âmbito do ensino fundamental e médio. Deusilene disse que a Fiocruz ‘reconhece a importância do Movimento e, por isso, está aderindo, para contribuir e fortalecer o MRPE. Todas as instituições ligadas ao movimento podem contar com a gente”, disse.
Empresário da área comercial agora ocupando cargo de secretário de estado, o titular da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, disse que acredita na educação como mola propulsora do desenvolvimento humano e que a melhor capacitação dos jovens pode prepara-los também para serem empreendedores, criando seus próprios negócios. “O Governo está começando agora, confesso que não conheço profundamente o movimento, mas sou entusiasta da educação e por isso a Sedi está aderindo, para darmos a nossa contribuição”, reiterou Gonçalves.
Para reforçar a necessidade de melhoria da educação, Marcelo Thomé lembrou que um trabalhador americano, que tem melhor nível de educação que o brasileiro, consegue produzir o equivalente ao que produz quatro trabalhadores brasileiros.
A secretaria de Educação do município de Ariquemes, Cleuzenir Maria de Jesus, disse que há uma grande expectativa em relação aos objetivos do Movimento Rondônia pela Educação para a melhoria dos indicadores da educação em Ariquemes. “Estamos bem entusiasmados com essa adesão ao MRPE, para alcançarmos os objetivos de obtenção de melhores índices de aprendizagem, com formação continuada, combate à evasão escolar e combate a distorção idade-série”, observou a professora, realçando a importância e consistência das propostas colocadas pelo Movimento.
Prestigiaram também o encontro para adesão ao MRPE, o superintendente e o diretor-técnico do Sebrae, Daniel Pereira e Samuel almeida, respectivamente, e o coordenador técnico do Movimento, professor Edgar Teixeira.
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84