Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação da carreira nas rodadas de negociações. Grevistas avaliam o cenário e intensificam a mobilização.


Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar - Gente de Opinião

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5% para 2026. Segundo a avaliação do ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes, “a proposta avança com timidez sobre aspectos da carreira docente, especificamente no que diz respeito a progressões e promoções”. Esta semana será marcada por avaliações e assembleias das seções sindicais para avaliar o que foi discutido nas mesas de negociação.

Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), as categorias de docentes e técnicos administrativos, representados respectivamente, pela ADUNIR e SINTUNIR convocaram assembleias gerais para discutir e deliberar sobre o que foi posto à mesa. “É muito pouco. O governo federal não apresentou nenhuma proposta que agradasse os grevistas. Fez alguns acenos, mas sem garantias concretas. Por conta disso, acredito que a decisão da categoria será por manter e intensificar a nossa mobilização”, destacou a professora Marilsa Miranda de Souza, presidente da ADUNIR e membro da Direção Regional do ANDES. A ADUNIR e o SINTUNIR convocaram suas categorias para assembleia geral na próxima quarta-feira, 24 de abril, no campus da UNIR em Porto Velho. 

ATIVIDADES E MOBILIZAÇÕES SE INTENSIFICAM NA CAPITAL E NOS CAMPI 

A Greve na UNIR conta com um Comando Unificado de Greve que reúne professores, técnicos e estudantes, com o objetivo de fortalecer as ações. A mobilização conjunta tem aumentado a adesão à greve. A ADUNIR, SINTUNIR e o DCE/UNIR têm realizado mobilizações nas unidades da UNIR no interior, com plenárias realizadas nos campi de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura.

Em Porto Velho, além do ato público unificado com os servidores do IFRO na última quarta-feira, 17 de abril, um conjunto de debates e atividades tem reunido a comunidade acadêmica. Segundo um técnico administrativo que integra o comando de greve, o objetivo das atividades “É fortalecer a greve neste momento, mobilizando mais adesões. Mas a greve também é instrumento de formação e debate. Daí que ao longo das semanas temos buscado abordar uma diversidade de atividades sobre temas importantes para a comunidade acadêmica, como por exemplo a evasão escolar, os 60 anos do golpe de 1964 e o chamado ‘Novo Ensino Médio’ (NEM)”.

O DCE/UNIR também tem realizado atividades como cine-debate, plenárias, intervenções artísticas, culturais e recreativas no campus. “Convidamos os estudantes a virem para o campus para se integrar às atividades que estamos realizando, como forma de se somar à greve que também é estudantil”, enfatizou um estudante de geografia. As atividades da greve, programações e atualizações podem ser encontradas na página da ADUNIR na web (https://adunir.com.br/) e nas redes sociais da ADUNIR, SINTUNIR e DCE.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre concurso para contratação de 74 técnicos administrativos

UNIR abre concurso para contratação de 74 técnicos administrativos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta sexta-feira (10) o edital do concurso público para contratação de 74 servidores técnico-adm

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

O curso técnico em Enfermagem do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), cuja formatura aconteceu no primeiro semestr

IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho

IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que irão atuar na R

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

A dedicação de Maria Jucineia da Silva Neves, 36 anos, que começou o curso Técnico em Administração, no primeiro semestre de 2024, é redobrada. Além

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)