Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prédio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia é reinaugurado em Porto Velho


Prédio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia é reinaugurado em Porto Velho - Gente de Opinião

Nesta quarta-feira (24), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim realizou uma visita em Porto Velho, onde participou da cerimônia de reinauguração do escritório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no campus da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

O instituto, criado em 1952, e em Rondônia funcionando desde 1990, tem a missão de gerar e disseminar conhecimentos, tecnologias e inovações, além de capacitar pessoas para contribuírem na formulação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O INPA é referência mundial em Biologia Tropical e possui coordenações gerais, como: Capacitação, Administração, Ações Estratégicas, Extensão e quatro Coordenações de Pesquisas, atuando nos seguintes focos: Dinâmica Ambiental; Sociedade, Ambiente e Saúde; Tecnologia e Inovação e Biodiversidade.

Durante a visita, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, ressaltou que a Amazônia é uma prioridade do Governo Federal, pois os desafios são maiores na região e agradeceu a colaboração do INPA pela parceria na captação de recursos aos projetos que estão sendo desenvolvidos.

“Temos três unidades na região amazônica, e nossa preocupação tem sido chegar mais perto da comunidade acadêmica. É uma demanda do ecossistema de ciência e tecnologia local, para fortalecer a capacidade de pesquisa, onde a nossa unidade vai poder colaborar na construção de projetos de interesse do Estado, junto às instituições”, declarou Paulo Alvim.

O presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas à Pesquisa - Fapero, Paulo Haddad, ressaltou que a inovação tecnológica no Estado tem sido uma das principais orientações do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, para que o desenvolvimento científico tenha índices positivos.

“O Estado de Rondônia, em seus diversos eixos tem sido destaque nacional, como livre de febre aftosa sem vacinação, resultados expressivos no desenvolvimento econômico, e temos trabalhado também para que a pesquisa científica seja destaque, desenvolvendo este trabalho”, disse Paulo Haddad.

INPA

Em Rondônia, o Núcleo de Apoio à Pesquisa foi criado em 1990 pelo diretor do INPA, Enéas Salati, com a finalidade de atender às demandas voltadas para as questões ambientais no Estado. Embora a criação oficial tenha ocorrido em 90, o início das atividades do INPA foi dada no começo da década de 1980, com a implantação do projeto Polonoroeste, que visava dar suporte técnico e científico aos projetos de assentamento nas campanhas do Estado.

Sobre a reinauguração, a diretora do INPA em Rondônia, Antonia Maria Ramos Franco Pereira destacou as atividades que têm sido realizadas, além das bolsas de estudo científico que foram cedidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, projetos de pesquisa e agradeceu a parceria do Governo Federal.

REINAUGURAÇÃO

Depois da cerimônia, houve o descerramento da placa de reinauguração do prédio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, onde terá o Núcleo de Pesquisa de Rondônia, que será desvinculado do escritório que tem sede em Manaus, no Amazonas.

Estiveram presentes o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas à Pesquisa - Fapero; o gestor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico - Sedec, Avenilson Trindade; o superintendente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA; representando a reitora da Universidade Federal de Rondônia - Unir, a diretora de pós-graduação da instituição, Madalena Cavalcante e o reitor do Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Edslei de Almeida.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos

Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos

O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti

Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar

Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni

Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro

Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro

Os pais e responsáveis por estudantes contemplados na Chamada Escolar 2025, têm até o dia 10 de janeiro para garantir a matrícula nas escolas da rede

Com foco em competências comportamentais, escola de negócios aplica metodologia americana para transição e expansão de carreira

Com foco em competências comportamentais, escola de negócios aplica metodologia americana para transição e expansão de carreira

O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais capacitação diferenciada e aprimoramento das competências comportamentais. Por is

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)