Terça-feira, 22 de outubro de 2019 - 10h34
O presidente da
Comissão de educação de Rondônia, deputado Lazinho da Fetagro (PT), comandou na
tarde desta segunda-feira (21), no auditório da Assembleia Legislativa de
Rondônia, audiência pública para debater estratégias de melhorias para o ensino
público em Rondônia.
Na audiência, foi
apresentada a experiência educacional do município de Sobral/CE, tendo como
expositor o secretário de Educação, Herbert Lima. Por outro lado, o diretor do
Google For Education Brasil, Alexandre Campos, apresentou modelo tecnológico de
apoio a professores e alunos, disponibilizada pela empresa Google
Participaram do evento
os deputados estaduais Adelino Follador (DEM), Alex Redano (Republicanos),
Chiquinho da Emater (PSB), Cirone Deiró (Podemos), Aélcio da TV (PP) e Cabo
Jhony Paixão (Republicanos), o secretário estadual de Educação (Seduc), Suamy
Vivecananda, o presidente da Arom, Claudio Santos; o presidente da Undime,
Vilson Macedo; o conselheiro do Tribunal de Contas, Paulo Cury, a vereadora de
Ji-Paraná, Claudia de Jesus (PT), o superintendente do Sebare, Daniel Pereira;
o superintendente da Fiero, Gilberto Batista, a presidente do Sintero, Lionilda
Simão, e o secretário municipal de educação de Porto Velho, Márcio Félix.
"Agradecer pela
mobilização de todos, para a realização dessa audiência pública. Na Comissão,
acompanho de perto os desafios, os problemas, as realizações e as boas ações.
Quero que todos entendam que não queremos, de forma alguma, menosprezar o
trabalho que nos levou até aqui. A nossa intenção é estimular, trazer novos
sonhos e, somados à capacidade que nós temos, irmos muito além, apesar dos
obstáculos", disse Lazinho ao abrir a solenidade.
Ainda de acordo com o
proponente, "queremos plantar mais uma boa semente e contribuir para que a
nossa educação cresça ainda mais. Vamos somar esforços nesse sentido e essa é a
nossa motivação: atuar para que os resultados positivos na educação
aconteçam".
A audiência reuniu
prefeitos, secretários municipais, vereadores, professores e diretores de
escolas, com o foco no debate de um modelo que possa gerar ações e parcerias
para a promoção de uma educação de qualidade.
Ainda segundo Lazinho,
"é preciso reconhecer que temos muito a melhorar. E isso é uma tarefa de
toda a sociedade. Tenho um sonho, como deputado: que pelo menos um município de
Rondônia consiga, em dez anos, chegar á meta do IDEB, já estarei feliz.
Precisamos buscar parcerias também e envolver a família".
Deputados
Adelino Follador disse
que a intenção da audiência pública, não é trazer um modelo pronto, ou ensinar
a ninguém. "Na visita que fiz a Sobral, o que mais me chamou a atenção foi
a motivação dos professores e diretores. Ou seja, se não houver uma
mobilização, um querer de todos, a coisa não anda, seja qual for o
modelo", destacou.
Follador disse ainda
que "aqui foi lançada uma semente, que com certeza vai dar bons frutos. E
o Governo precisa ser parceiro dos municípios, adotando um modelo que possa
fortalecer o aprendizado no ensino fundamental".
Filho de professora, o
deputado Cabo Jhony Paixão destacou a importância da audiência para ações
futuras em prol da educação. “Essa propositura do deputado Lazinho é muito
importante para os municípios. Sabemos que nada surge de um dia para o outro e
precisamos debater todas as alternativas de melhorias para os alunos
rondonienses”, disse.
Jhony informou que
colocou 70% de suas emendas para a educação, por entender a importância do
setor. "Temos muitos desafios e é preciso recursos para enfrentá-los.
Tenho procurado fazer a minha parte e dando a minha contribuição".
Alex Redano também
conheceu o modelo de Sobral e disse ter ficado encantado. "É um modelo
diferente, que precisa ter coragem política e o resultado demora. Mas, é um
caminho que trouxe resultados e precisa ser valorizado e pode ser adaptado para
a nossa realidade em Rondônia e é essa a nossa intenção: apresentar um modelo
exitoso, que possa somar forças por uma educação melhor em Rondônia",
acrescentou.
Chiquinho da Emater
observou que "temos bons exemplos e acredito muito nos professores de
Rondônia. Falta apoio, faltam ferramentas e é importante novos modelos que
possam contribuir com a melhoria da educação. Precisamos avançar, educação é
tudo e não podemos baixar a guarda".
Cirone Deiró disse que,
durante a visita que fez a Sobral, identificou como primordial a definição de
uma política de Estado. "Independente do prefeito, o modelo segue e as
decisões são sequenciadas. Ou seja, não é cada prefeito mudando o modelo, ao
seu bel prazer. Sobral gasta 26% do orçamento com educação e faz muito. Ou
seja, nem sempre é apenas o recurso que falta, mas falta planejamento, o
engajamento da família e outras ações".
Sobral
Em sua explanação, o
Secretário de Educação de Sobral-CE, Herbert Lima, destacou os principais
pontos da reforma educacional, iniciada há 20 anos pelo município que hoje é
considerado um fenômeno em educação ao receber pela primeira vez as notas mais
altas do país – 9,1 (1ª a 5ª série) e 7,2 (6ª a 9ª série) – nas duas etapas do
ensino fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) de 2017, divulgado no fim de 2018 pelo Instituto Nacional de Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação
(MEC).
Lima destaca que essas
notas alcançadas nas avaliações nacionais são frutos de investimentos na
gestão, melhoramento do aprendizado, incentivo aos professores, monitoramento
de resultados. “Na década de 90 a rede municipal de Sobral era totalmente
desestruturada, as escolas não tinham qualquer estrutura físicas para receber
os alunos, os professores eram indicados por políticos e não possuíam a
habilitação necessária para lecionar”, explica.
O secretário apontou
que a política educacional de Sobral é estruturada em três eixos estratégicos:
o fortalecimento da gestão escolar – seleção de diretores e professores por
critérios meritocráticos, formação continuada, autonomia administrativa, pedagógica
e financeira para as escolas; o fortalecimento da ação pedagógica – com a
qualificação e organização do trabalho em sala de aula; e a valorização do
magistério – com reconhecimento, gratificação por desempenho e qualificação do
docente.
"Todos os diretores
e coordenadores das escolas só ingressam em um cargo em comissão por meio de
seleção pública, prova, análise de títulos e comportamental com intuito de
verificar se aquele candidato tem condições de assumir uma gestão municipal.
Vinte anos depois do empenho dos gestores, hoje temos 62 escolas bem
estruturadas, com uma gestão escolar técnica", explicou.
Outro ponto destacado
para o resultado positivo do município pelo secretário de Sobral foi a
valorização da alfabetização na idade certa através do programa Alfabetização
na Idade Certa (Paic), implantado em 1997. “Nosso interesse é garantir que as
crianças avancem na série correta de fato dominando a leitura e a escrita. Esse
programa foca na alfabetização como sendo a principal prioridade da política
pública educacional e, depois, se amplia tratando de outras vertentes voltadas
para formação de professores, materiais didáticos”, apontou.
Por fim, Lima afirmou
que esse progresso na educação de Sobral é fruto de constantes investimentos,
monitoramento de resultados, valorização dos professores com a garantia do piso
salarial, foco na aprendizagem dos estudantes, apoiando o trabalho do professor
em sala de aula, entre muitos outros pontos adotados pelo município.
Google
O diretor do Google For
Education Brasil, Alexandre Campos, fez uma explanação de 20 minutos,
mostrando, inicialmente, as mudanças no processo educacional nos últimos 50
anos. "Hoje, as crianças não têm mais paciência para ficar na sala de
aula, calado, quietinho. Por outro lado, mudou a forma de acesso à informação,
cada dia mais acessíveis. Não temos horários para acessar essa informar, que
pode ser feita a qualquer momento. E vamos trabalhar em equipe, mas a escola
ainda ensina de modo individual", explicou.
Segundo ele, "a
educação pode fortalecer todo o ecossistema. A Google disponibiliza uma série
de ferramentas, aperfeiçoadas para facilitar o acesso. Outra ferramenta é o
Chromebooks, um notebook concebido pela empresa, de manuseio muito simples e
rápido".
Ele citou algumas cidades
onde o uso de ferramentas do Google, como o Chromebook, já está sendo
disseminado e colhendo bons frutos, a exemplo de Barueri (SP), Fortaleza e
Sobral, no Ceará, além de cidades no Espírito Santo e Santa Catarina.
"Estamos formando
alunos para profissões que nem sabemos quais serão, no futuro. E, ao mesmo
tempo, ainda temos medo de proporcionar aos alunos o acesso às ferramentas de
tecnologia. O importante é acessar os programas certos e de maneira correta.
Tem muita coisa que pode e deve ser utilizada", ressaltou.
Em seguida, o diretor
do Google mostrou um vídeo com crianças de uma comunidade ribeirinha, no
interior do Amazonas. "Esse vídeo mostra as crianças com seus sonhos, com
seus anseios e desejos. É isso que precisamos valorizar: que as nossas crianças
sonhem em crescer, em se desenvolver, em aprender".
Ele defendeu a formação
continuada e o acompanhamento dos professores, ao longo de pelo menos três
anos, preparando conteúdos digitais para os alunos, com o uso das ferramentas
já disponíveis de forma gratuita pela empresa. "Importante essa parceria
de aluno e professor, em prol da escola. Ao nosso ver, isso vai garantir mais
aprendizado e capacidade de nossos alunos concorrerem pelos melhores empregos,
as melhores carreiras".
Pronunciamentos
O secretário Suamy
Vivecananda disse que "como é bom aprender com quem tem o que nos ensinar.
Quem rompeu com um modelo, com um sistema, para fazer a diferença. Penso que em
metodologias já provadas e aprovadas, não devem ser questionadas. Uma equipe
técnica da Seduc esteve em Sobral e pretendemos promover mudanças, levando em
conta esse modelo exitoso. Aliás, já fizemos mudanças".
Segundo o secretário,
"eu acredito na educação e precisamos discutir novos modelos, novas
estratégias, que possam trazer números melhores, não apenas no IDEB, mas no
processo de ensino e aprendizagem".
Paulo Cury, que vai
assumir a presidência do TCE no começo do próximo ano, se comprometeu em
empunhar a bandeira, em busca de resultados melhores para a educação em
Rondônia. "O que Sobral nos mostra é que ações simples, previstas em leis,
dão resultados surpreendentes e que podem servir de base para ações
semelhantes".
Claudio Santos observou
que os municípios têm muitos desafios para avançar na educação, mas defendeu
que o uso da tecnologia é primordial para garantir esses avanços. "É
importante analisar a realidade local e implantar um modelo adequado a nossa
potencialidade".
A presidente do
Sintero, Lionilda Simão, defendeu que o modelo de escolha de diretores seja
amplamente democrático, mas com preocupação em ter resultados positivos.
Daniel Pereira abriu a
sua fala, ressaltando que "o modelo de Sobral está pronto, é exitoso, e o
que precisamos é fazer um convênio para adotá-lo em Rondônia, com alguns
ajustes. Trago aqui uma reflexão ainda: o Google fez essa apresentação e
precisamos usar a tecnologia a favor da educação".
O presidente da Undime,
Vilson Macedo, parabenizou a Assembleia Legislativa, pela iniciativa em trazer
o modelo de Sobral, para estimular, motivar a todos os envolvidos com a
educação. "Essa audiência vem fortalecer ainda mais esse nosso compromisso
em fazer uma educação cada vez melhor. Depende muito de ação política, de tomar
decisões que possam mudar o rumo das prioridades".
A vereadora Claudia de
Jesus elogiou o modelo de Sobral, "é possível que o gestor possa fazer
mais e melhor pela educação, mesmo sem muitos recursos, sem grandes
investimentos, mas com a aplicação correta e responsável dos recursos".
Ela ressaltou que
"esperamos resultados práticos. Quero dizer ainda que a mediação
tecnológica foi implantada sem a devida discussão, o que tem gerado uma série
de reclamações".
O prefeito de
Ariquemes, Thiago Flores (PSL), alertou que, "se tiver algum tipo de
solução para o setor educacional, está aqui. Aqui estão as forças políticas e
boa parte do corpo técnico. Reconheço ainda a ação do conselheiro Paulo Cury,
em se colocar à disposição para contribuir".
Flores disse que, em
2017, técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes, estiveram em
Sobral. "Lá é o modelo a ser seguido, mas se respeitando as nuances de
cada lugar. O resultado, provavelmente, não será colhido agora, mas lá na
frente, quando o resultado vir, vai ser sólido e concreto. Deixo a mensagem de
que, quanto melhor a educação, menor é a violência. No final de semana, quatro
jovens, pobres e negros, foram assassinados em Ariquemes".
Ao final das
explanações, o proponente da audiência pública, Lazinho da Fetagro, afirmou que
o evento não tem como intenção desmerecer o trabalho que já foi feito na
educação rondoniense. “Algo precisa ser feito de agora em diante para que o
diferente apareça. Precisamos admitir que precisamos melhorar, toda sociedade,
não apenas os professores, os gestores. É necessário um planejamento para que
as metas sejam alcançadas. Se conseguirmos que pelo menos 1 dos 52 municípios
de Rondônia chegue próximo da meta estabelecida, estaremos com a nossa missão
cumprida. O novo não é fácil, mas vamos conquistar esse objetivo”, finalizou.
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