Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

Alto Madeira é a referência histórica do jornalismo


Alto Madeira é a referência histórica do jornalismo - Gente de Opinião

Carlos Neves *

Sem titubear: o Jornal Alto Madeira é nossa referência histórica. Mantém-se como ponto de apoio do jornalismo. É o veículo de comunicação que, a cada ano, destaca-se por ser uma verdadeira fonte de pesquisa para quem pensa no jornalismo e na própria história desse pedaço de Brasil chamado de Rondônia.

Chegar aos 96 anos consciente e sabedor do que é importante ao leitor, não é para qualquer um. Digo sempre por onde passo que o Jornal Alto Madeira, o nosso AM, como qualquer empreendimento, foi jovem, aprendeu e ensinou. Enfrentou dias de glórias, dias de tristeza e, também, de um misto das duas coisas, mas nunca perdeu a plena consciência de bem informar e formar opinião. As agruras com que se deparou nos quase cem anos de existênciaAlto Madeira é a referência histórica do jornalismo - Gente de Opinião serviram para amoldar a linha coerente e de responsabilidade de saber que o mais importante é sempre atender ao clamor e a expectativa do exigente leitor.

Há pouco menos de um ano, o AM perdeu dois grandes apoiadores. Edmar Mota Davis, o Pepê, e Sued Pinheiro. O baque foi grande, mas os irmãos Tourinho (Euro e Luiz) mantêm firme o propósito de levar em frente o quase centenário Jornal que está entre os dez mais antigos do País. As edições continuam saindo diariamente, mantendo-se fiel ao público leitor.

O Alto Madeira, durante estes 96 anos, acompanhou o progresso dessa parte do Brasil. Rondônia deixou de ser Território Federal para ser um pujante e aguerrido Estado da República Federativa do Brasil. A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré deu início a tudo, quando ainda éramos Guaporé. O progresso, no entanto, chegou aqui bem mais acelerado do que se imaginava. A exploração da borracha, da ocupação das terras devolutas, da abertura de estradas, da exploração da cassiterita e do ouro e, agora, da construção do Complexo do Rio Madeira (usinas de Jirau e de Santo Antônio). Tudo foi e ainda está sendo registrado nas páginas do nosso AM que, historicamente, foi o berço de grandes profissionais da imprensa de Rondônia.

Tive o prazer de, por quase 20 anos, pertencer a família Alto Madeira. Mantive a convivência salutar e de grande respeito com todos os integrantes dos mais diversos setores do veículo de comunicação. Sinto-me gratificado e honrado por haver integrado uma equipe de profissionais da imprensa que até hoje serve de referência para muitos e de exemplos para quem almeja a prática do bom jornalismo.

Neste 15 de abril de 2013, são 96 anos de existência.

Parabéns Alto Madeira ! 
 

* Carlos Neves é ex-repórter; ex-editor de esportes e de política; ex-editor-chefe e diretor de redação do Jornal Alto Madeira.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da   Cultura

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g

Trajetória de Silvio Santos

Trajetória de Silvio Santos

Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos d

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)