Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

AM, berço de profissionais da imprensa e a descontração com o esporte


AM, berço de profissionais da imprensa e a descontração com o esporte - Gente de Opinião
Momento de descontração no esporte, Carlos Neves (equipado como atleta),
Linguiça, Euro Tourinho e Heitor Costa (FFER), ouvindo a histórias de Águido Melo


 

Carlos Neves *                       
 

Berço de profissionais da imprensa que até hoje servem de referência para muitos e de exemplos para quem almeja a prática do bom jornalismo, o Jornal Alto Madeira chega aos 97 anos em pleno vigor, com os olhos, lentes e com tudo que é possível registrar, apto a levar ao conhecimento dos leitores o dia a dia não apenas de Rondônia, mas da Amazônia, dos demais Estados brasileiros e por que não dizer do mundo. É 15 de abril de 2014!

Por conta disso, fui convocado pelo diretor Euro Tourinho, com o reforço da editora Minéia Capistrano, escrever algo sobre este quase centenário veículo de comunicação. Afinal de contas, passei quase vinte anos (décadas de 80 e 90) na aconchegante redação deste AM, onde cativei conhecimentos e amigos e aprendi muito como profissional da área de imprensa, bem como com cidadão.

Vamos ao que interessa!

Tempos bons. Trabalhávamos bastante, mas sempre com o olhar focado no bom desempenho da função. Éramos polivalentes (todos integrantes do corpo jornalístico), capitaneados pelo versátil Euro Tourinho. Cobríamos todos os tipos de eventos, independente de horário e da preferência. Privilegiávamos sempre a notícia e, em particular, a informação precisa para que o leitor pudesse formar conceito sobre os fatos noticiados. Mas convivíamos, também, com os momentos de descontração e de lazer para que pudéssemos recarregar as “baterias”. Não poderia ser diferente. Não só de trabalho vive o ser humano.

O esporte, então, era a nossa válvula de escape. O diretor Euro gostava disso. Incentivava e, na maioria das vezes, era o grande patrocinador. O AM tinha um razoável time de futebol (bicampeão da Imprensa) e, de vez em quando, formava uma equipe de voleibol. Foram muitos finais de semanas e feriados em que fomos nos apresentar (como diziam os saudosos Ivan Marrocos e Paulinho Correia) nos municípios de Humaitá (AM), Ariquemes (RO), Itapuã (RO) e Candeias do Jamari (RO). Os resultados dos jogos eram o que menos importavam. O congraçamento e a amizade ficavam sempre em primeiro plano para que, no dia seguinte, pudéssemos reiniciar mais um dia de labuta. Em Porto Velho, o estádio Aluízio Ferreira e os campos da 17ª Brigada, do Grilão, do Botafogo, do Ferroviário e do Flamengo (no antigo aeroporto da capital), da AABB e do comando da Polícia Militar, do próprio Alto Madeira (hoje comporta a Fatec), entre outros, assim como os ginásios Cláudio Coutinho, Fidoca e as quadras do Ferroviário e das escolas Rio Branco e Barão do Solimões serviram de palcos para os momentos de lazer e descontração da turma do AM.

Aliás, o Alto Madeira, não deixando de lado os demais assuntos de interesse geral, sempre reservou grande espaço para a divulgação do esporte, não importando a modalidade. Os Jogos Escolares (Joer), Jogos Intermunicipais (Jir) e Jogos Universitários (Jubs), voltados para a classe estudantil, tinham páginas reservadas para divulgação. O Copão da Amazônia, campeonato de futebol amador de Porto Velho, campeonatos de bairros, jogos dos industriários e dos comerciários, bem como o futebol profissional de Rondônia, do Brasil e do Mundo, foram sempre notícias nas páginas deste quase centenário Jornal.

Reitero que o Jornal Alto Madeira é sim uma referência histórica e um ponto de apoio do jornalismo. Pertencente à família Tourinho, tendo à frente Euro, Luiz, Neusa e Liz. Perto de alcançar um século já enfrentou dias de glórias e de tristeza e, também, de um misto das duas coisas. Nunca perdeu a plena consciência de bem informar e formar opinião. Tem passado, vive o presente e vislumbra o futuro com bastante disposição e idealismo profissional.

Parabéns Alto Madeira !

* Carlos Neves é ex-repórter; ex-editor de esportes e de política; ex-editor-chefe e diretor de redação do Jornal Alto Madeira.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

História de Léo Moraes

História de Léo Moraes

Léo Moraes assumirá o cargo de prefeito de Porto Velho, as 16 horas desta quarta feira dia 01.01.2025 no Complexo Histórico e Turístico da Estrada d

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da   Cultura

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)