Terça-feira, 24 de agosto de 2021 - 06h31
A Pelmex apresenta: “Ela. Maria Felix,
grandiosa, talentosa, uma das mais belas estrelas do mundo, em seção elegante
na semana de estreia do Cine Teatro Resky, em a Pecadora, mulher da vida de cabaré. Musica, lindíssima, de Agostin Lara, para maiores de 18 anos, encanta
plateia em Bueno Aires, Roma, Rio de Janeiro. Cidade do Mexico, Londres, Nova
York e Porto Velho entra lançamento em circuito mundial de cinema.”
1950, O Cine teatro, empolga Porto Velho.
A noite caia, 17 de junho, naquelas primeiras horas ao cair da tarde, inicio da noite. Uma breve neblina fria, pairasse, talvez fosse um tempo de forte friagem, que chegava. Ventos frios, uivantes, direcionados para as três Caixas d Água, esculturais, vindo do estremo oeste da Amazônia a planície, anunciava mudança de tempo, do fim do inverno Amazônico. O inverno de intensa chuva. chega ao fim e, naquele ano de 1950 em Porto Velho, com o anuncio de tempo da friagem cini anunciasse novos tempos, como foi. Um público aguardava ansioso, a abertura, para o espetáculo.
“Guardo
Ainda...bem guardada a serpentina que ela jogou, ela era uma linda colombina.
Eu um pobre Pierrot. ...Guardei a Serpentina quue ela
me atirou .... guardei a serpentina ...
até as 7 da manhã... chorei quando ela
disse vou embora... até“.
A música mais tocada e cantada no carnaval de 1950, em Porto Velho, no International Club, Imperial, Danúbio Azul, depois de um do lançamentos do filme “Carnaval no Fogo”. Encantador Joaquim de Araujo Lima e Rui Catanhede, governador do território do Guaporé e o prefeito de Porto Velho,e seus stafs e convidados, chegavam para Avant Premier, para inauguração da casa de espetáculos Cine Teatro, naquela praça, para os convidados foi oferecido um cocktell à champagne e espumante Dom Chandon Perign.
Eles vestidos todos a
caráter, elegantes, no Hall da grande recepção, estavam esperando... Alguns convidadas
essas, algumas mulheres da noite.
Cortando ou desatando, o laço verde amarelo, que dona Geni,
chama a mulher do governador para descerra-lo. depois do ato, entram os
convidados.
Enquanto isso,
fora aguarda, ao lado, na praça, faziam
footing ou ouviam tanto, a orquestra, espécie sinfônica, do território federal
do Guaporé, magistralmente executada pelo maestro Neves, com mais de 80
músicos,
Parte era um publico
era os chamados de catgas do Guaporé ou granfinos.
Primeira
Seção de Cinema com a PECADORA
Em geral, morava na
parte mais alta da cidade, o público pagante, Catega, funcionários de
categoria, do território ou da EFMM. Espremia-se, esse publico pagante, a
galera, comprava o ingresso, também aguardava, á entrada, depois da
inauguração, para a Primeira Seção de Cinema em 1950, era a inauguração do majestoso Cine Teatro Resky, 17 de julho. Um publico ansioso e eufórico
aguardava, a entrar na suntuosa, sala de espetáculo de Porto Velho.
do belo edifício,
acende as luzes de destaque, como se irradiasse dele, canhões luminosos,
incandescentes como na feérica broadoay
de Nova York. (foto Marcos Grutzmacher/Diário da
Amazônia-1992).
, o Resky,
diferenciava-se em estilo Art Decó,
assim como, muitos de seus arredores. Prédio do Relógio,
Correios, Porto Velho Hotel, prédio do Palácio Getulio Vargas, com aparência, estilo, classe, modernidade em Art Decó, como queria o arquiteto engenheiro
Governador Dr. Joaquim de Araújo Lima. Esses prédios, parecia elevarem-se junto
â avenida. Subiam, inspirados como dos sonhos Austríacos como num sonho de
valsa austríaco.
É possível que o evento foi fotografado e registrado no cine
Teatro Resky, não temos o nome do fotografo, mas, foi mostrado em Hollywood,
para a “Metro, Paramont. PRK, Pelmex” e rio de Janeiro, para o cinema nacional,
Atlântida, Cinedistrit ou Vera Cruz em São Paulo.
Cine Teatro, diante da bucólica rua praça Art
Decó
arborizada e aspecto bucólica. Diante da bela praça inaugurada em 1940, por Getulio Vargas, dez anos antes, agora acrescentado com o mesmo estilo, com novo visual, somado ao maravilhoso cine teatro RESKY. O Suntuoso, por que não, santuário, cine teatro, Praça romântica, bem iluminada, com jardins suspensos floridos, esparramados buganville, em planos, em alguns níveis, jardins de benjamins. Com área 5000 m2, de tamanho, circundados, integrava-se por jardins retangulares, bancos planos de concreto. Sim, à frente leste estava o majestoso, Cine Teatro Resky de Porto Velho, Guaporé, o único cinema do Brasil, que se destacava com uma torre.
Palco de recital e
estréia
Enquanto isso, a mesma
praça, embaixo dos jardins suspensos, onde se espalhavam as buganvilles, ao lado do monumento e
patrono, foi um palco de recital, naquele momento. Transformava-se em palco de recital, para a grande orquestra
sinfônica da guarda territorial do Guaporé, naquela Porto Velho surpreendente,
com o maestro Neves, apontava elegantemente a batuta, para os 80 músicos da
orquestra, fazia a apresentação.
E executavam talvez Guareni ou Bachiana 5, também, a composição do prata de
casa, do desconhecido Almerindo Ribeiro, de Guajará Mirim, encantava com Ceus da Amazônia, daquele compositor.
Se aproxima das 19 hs,
chegava o Governador do Guaporé, Joaquim de Araujo Lima. Caminha na praça, é
aplaudido, segue para o teatro.
Dezenove horas,
silenciava a orquestra e, caminhava e o publico para as proximidades do teatro.
Naquele exato momento, os 4 alto falantes da torre do
cine teatro, de George Resky, enviava musica para toda a cidade talvez na voz e
potente magistral da desconhecida de Leny Erversong, vem “GRANADA” e em seguida “J E Z
E B E L” em seguida “CANTA BRFASIL” indescritível... E fazia o chamamento e anunciava a primeira
seção do cinema e teatro.
E...uma badalada.
Espécie de um bum sonorizado,
personalizado, som de um tambor do samburucu, da mãe Esperança...Ia vai
começar.
Corta-se a fita, o hino nacional, pelo governador Joaquim de Araujo Lima. Prefeito
Brasil Catanhede. Pelo lado de dentro estava o emocionado recebendo George
Resky e dona Genir e os belos filhos do casal, Antonio, João, Sebastião e
discreta e lindissima Menta Resky.
Naquele momento serviam um cocktell.
No hall, Divas e astros
de Holiywood, glamour
all, sala de espera, glamour, entravam homens
elegantes e mulheres sofisticadas, tanto não só do staf governamental. Dois
grandes espelhos, grandes paineis retratos das divas e astros de hollywoold. Lá
estavam, Eddy Lamar, Greta Garbo, Bogart, Olivia d’ Aviland, Cark Gable, Vivien
Leigh Gary Cooper, Carmem Miranda, Errol Flyn.
Avant Premier, do cine teatro Resky, adentrava o elegante público, dos “Categas”,
ou considerados “os grafinos”.
Carmozinha, Dona de um cabaré, distante do centro, talvez na Olaria ou em outro mais rural, próximos de igarapés, receberam ofertas de “convites”para entradas, das belas belas mulheres que enfeitiçava os homens para assistirem A PECADORA com Maria Felix;;;;a disputa por “convite” gerou até desavenças entre as “moças” e seus clientes.
Os Cabarés da
Anita, Delicia, Maria Eunice, Maria Preta, Tia Maria,
Tambaqui de Ouro, Rosa dos Ventos Tartaruga, O Seringal, outros o mais recente
a Taba do Cacique.
Os frequentadores dessas casas noturnas
principalmente os sem poder aquisitivo, foram culpabilizados... por não
ofertarerem Esses cabares ou Bordéis,
distribuíam-se, em geral na periferia de Porto Velho, vale Lembrar frequentado,
frequentado pelo staf ou seringalistas, levou as Belas damas da Noite, do seu
dancings.
As Mulheres de belos sorrisos, foram ao RESKY no dia da sua primeira sessão de cinema, de 17 de Junho de 1950. Belas Mulheres, ao passarem no Hall, no salão nobre, elas misturavam-se, elas atraiam os olhar dos homens, destacavam suas bocas vermelhas, sobrancelhas insinuantes, como uma Maria Feliz. do filme, A Pecadora. Completamente lotada. Todos tiveram o seu momento como nos flexes ao passarem pelo hall como um da Broadway...
Alguns cantarolavam o lançamento musical do
próximo filme a ser lançado logo depois de, “A Pecadora”, o “Carnaval no fogo”, com Eliana, Anselmo
Duarte, Oscarito... adoráveis! cantava Francisco Carlos... ...Nos anos de
1950....
“Vem
cá ... vem cá, brotinho; Brotinho encantador...Vou te dar uma aula de
amor. B...a: Ba... chega um pouquinho, pra cá...ou mostrar como
é....um beijinho é bom pra chu. chu..”
PANAIR
na região na extremidade da avenida Farquhar, após um tucumanzal na
Arigolandia, estava, aquatizado um avião especial da “Panair do Brasil” trouxe convidados do Rio de Janeiro.
No
Porto, ao plano inclinado a trilhos, estava atracado um grande navio, o
“Cuiabá”.
As locomotivas da Madeira Mamoré, chegaram lotadas de passageiros especiais, de “La banda”, Bolívia e Guajará Mirim, para a avant premier. Traziam convidados especiais para grand avant Premier.
Palco e Plateia
Palco
e plateia e as LUZES DA RIBALTA
No
palco Joaquim de Araujo Lima
No terceiro toque do boon, melodioso som...”LUZES
da ribalta, “ de Chaplim, recém lançado no Brasil. Parece que está no ouvido de
todos...
As
luzes vão apagando, “ apagam como na música....” como em degraus... primeiro
uma a uma na horizontal do forro, no teto de lâmpadas incandescente. Acendem-se
as luzes do palco, a cortina de veludo vermelho, entra o chefe de cerimônia, anuncia, com a bonita
voz, seria o Humberto Amorim, de estatura mediana, levanta o grande Microfone,
para adaptar a figura alta do governador. O microfone enorme, como o da rádio
Nacional do Rio de Janeiro.
No
palco, Humberto Amorim, poderia ser Milton Alves ou Fuad ou Fiad Naghb, os
radialistas, voz poderosa, da radio difusora Guaporé, cedidos para apresentar o
cine teatr e o governador, para a “seleta” plateia.
Ele
sobe ao palco: “ com vocês...Sua Excelência o governador do Território federal
do Guaporé, engenheiro civil, Dr. Joaquim Araujo Lima.” No palco destaca-se seu
porte e alta figura, talvez parecesse com o ator que fazia o par romântico
em “Pecadora”.
A
plateia silenciosa, lotava aquele salão nobre, sentada, aproximadamente 900
pessoas, soma-se mais 200 entre as galerias e corredores, talvez um pouco
mais, hum mil e duzentos pessoas.
Joaquim Araujo Lima, destaca, “o que representa a cultura, a esperança a partir do cine teatro Resky, a trajetória de George Resky ao trazer para o Guaporé, de como fazer pensadores...” Aplausos...aplausos...emoção;
Abre-se
a cortina de veludo vermelha e inicia a primeira seção de cinema, dia 17 de
julho de 1950.
A estreia e a divulgação A PECADORA
“HOJE,
logo mais as 20 horas, assista uma sessão elegante no Cine Teatro Resky, o
filme fantástico...”A Pecadora” com grande atriz mexicana de todos os
tempos...Com vocês...A belíssima, incomparável, internacional, Maria
Felix...Com música de Agostin Lara, que aparece junto ao seu piano.”
A
partir deste mês: “Carnaval no Fogo”, “Luzes da Ribalta”, “Malaguena Salerosa”,
“O ÉBRIO”, “Escolas de Sereia”, “Flying Down to Rio”, e filmes com a mocinha
Eliana e. mocinho Anselmo Duarte e Oscarito...
-
“Não percam.” Assim, com voz potente,
anunciava o locutor, Humberto Amorim, levado especialmente da radio Guaporé,
para apresentação da noite de estreia do
Resky. naquele momento, através do serviços de quatro alto falantes, no alto da
torre, do teatro e cinema e, entusiasmando o grande público que aguardava na
fila de convidados. Aguardavam com seus convites, para adentrarem no hall
espelhado, emoldurado com os astros mais famosos do mundo do teatro e do cinema
–
-“Uma
Beleza ”, ainda sonhadora, recordou, cheia de emoção, Menta Resky.
Anos
dourados
O Cine Teatro Resky... Era o grande destaque,
na charmosa, e pequena cidade cosmopolita de Porto Velho, ruas largas, cuja a
arquitetura misturava entre um estilo americano e talvez, europeu e da nova
arquitetura brasileira. Edificações de madeira, ou de alvenaria, como se fosse
algum lugar de ”Philadelpia” ou Áustria, incrustada na Amazônia, um sonho.
No sul
do país, quase ninguém sabia da existência de Porto Velho, conhecida
internacionalmente, devido a ferrovia Madeira-Mamoré. Alguns visitantes,
segundo o escritor Raimundo de Moraes,
chegaram a comparar a cidade de Porto Velho, como se ela estivesse retirada,
inspirada, numa cidade cenográfica de Hollywood. De um Studio.
Segundo
importantes pesquisadores, o Cine Teatro Resky, juntamente com Elevador
Lacerda, Copacabana Palace, Cine Teatro
Goiânia, Hotel Glorio Rio de Janeiro, são exemplos maiores da arquitetura e art
decó, no Brasil.
DORES MONTEIRO, CONCHITA MASCARENHAS, NORA
NEY, JORGE GOULART, WALESCA, ALTEMAR
DUTRA, VALDIK SORIANO, NELSON GONSALVES, MARIA ANTONIETA PONS...Uma loucura no
mambo n°5... no palco do cine teatro Resky...
Voltamos mais uma vez
na praça lotada, 17 de junho, a frente do cine teatro, quando a noite começava,
inúmeras pessoas ansiosas, esticavam, no ”sereno”, para ver a entrada do
Governador Joaquim de Araujo Lima e do prefeito de Porto Velho Rui Brasil Catanhede
e seu “staf” de elegantes de assessores de primeiro escalão e pessoas famosas da cidade.
Enquanto isso,
misturavam o som dos altos falantes com a famosa orquestra de música de Guarda
territorial do Guaporé, que executava um reperorio de peças, a partir de
“Bachiana brasileira 5”.
Os “categas” do Caiary,
a massa popular vindo dos poucos bairros da cidade...As mulheres, dos cabarés
famosos de Porto Velho, queriam ser a “Maria Felix”, estavam lá como fossem a
sua própria encarnação...Com a sobrancelhas, olhos, boca vermelha...o rosto bem
torneado com ruge. Todos estavam glamourosos. O anúncios de arte dos filme A PECADORA e filmes, assinados por Leoncio
Cunha, Fracasso Cunha, Claudio Cunha. O projeto de arquitetura, uma obra mista,
elquipe, pesquisa de George Resky, Leoncio Cunha mais seus irmão Claudio e
Fracasso, e do arquiteto José Otino de Freitas.
“Um Sonho...” repetia-se.
Emoção...
...encantava, a cortina
de veludo encarnada. Grande boca de cena. Boca
de mulher de cabaré, bela.
Sala de espetáculo, rapidamente ficou lotada, até os corredores
laterais... as duas galerias, a frente de
cada dessas a bandeira do Brasil.
Murmuravam....
...Badaladas
sonoras, silenciou o público. Não fume, de cada lado
do palco. Agora a última badalada...
Ah! Estava admirada a
elegante plateia. em poucos minutos foram ocupadas as poltronas, um móvel
confortável com contornos, de braços e costas
ovais, pré fabricadas, de
madeira, importadas...Curiosidade e sensação de orgulho, constatava-se entre si
a plateis, nunca visto.
Vem naquele momento as
primeiras imagens iluminadas de “A Pecadora...”
A Crise, obriga as empresas Resky, fechar o Cine Brasil e Cine Teatro Resky
Hoje e a falta de
incentivo a cultura, a crise econômica do país, pela falta de público nos
cinemas, ou a busca de locais mais seguros nos Shoppings com cinemas e teatros,
os preferidos. A produção do nacional, a décadas passa por uma grande crise,
acentuada no governo Collor, que desmontou todas as formas de incentivo ao
cinema e a produção cultural. O público optou também pela televisão ou por
outras comodidades, principalmente as virtuais. Em determinada época, as
locadoras de filmes multiplicaram-se, e
conquistaram um público ainda ávido pelo cinema.
A
última seção de cinema
O velho cine Brasil,
que surpreendeu Porto Velho a partir de 1938 trazendo inovações
cinematográficas, não resistiu a crise e fechou as portas, a última seção de
cinema, foi exibida no dia 18 de Fevereiro de 1992, marca o fim melancólico do
Brasil, de uma sala de espetáculos que lançou o filme sonoro em Porto Velho.
Menta Resky, ao relatar o desaparecimento
daquele cinema, emociona-se, tenta dizer o que se passou com seus belos irmãos,
Antônio, João, Sebastião. E com ela própria. Fala das dificuldades gritantes e
cada vez se tornava mais difícil as casas de espetáculos em funcionamento,
naquela década dos anos dos anos noventa.
Menta Resky - Meus filhos, nos disse comovida,
“tudo conspira contra a cultura e contra nos...”
Os Altos impostos
cobrados pelo Estado, mais os municipais, os federais.
George e Menta Resky
O cine Brasil, que
inaugurou em 1938, trouxe o cinema falado.
O cine teatro Resky em 1950.
Sim, tudo conspirava
contra o cinema contra a cultura, a parir da última decada do século passado.
Paras os Resky era inadmissível, tal situação, sem o apoio do governo e o
massacrante os altos impostos, e a imperceptível, a indiferença dos
portovelhenses, contra o drama que vivia os Resky para manter aquele império da
cultura.
Depois de 60 anos de “cine Brasil” e quarenta
anos de cine teatro Resky. Todo uma
perseverança, de seu histórico, a partir de George Resky, a partir de 1909,
desconheciam. Esse foi o pai, os filhos três homens Antonio, João, Sebastião e
uma mulher, uma bela senhora Menta. Todos solteiros. Aparentemente sem
herdeiros.
Nem Morta...igreja não...e não.
Ela, Menta Resky, era esbelta, com porte nobre, nos seus
setenta anos, 1992, com aparente saúde, Menta Resky, como conversamos com ela,
nos surpreendeu, diante a educação e o alto nível do assunto quando se
tratassse de cinema e teatro. Menta, pensativa e emotiva, algumas lágrimas,
molhava seu rosto, depois de lembrar de seu pai, conta um pouco da historia dele.
“ ele olhava as casas de espetáculos em Nova York , Londres e Paris, “como era
lindo o palco do Olimpiá...”
Inspirava-se, queria trazer o cinema, queria fazer realidade aqui. Menta
cada vez mais emocionada, dizia, “....ele amava muito essa terra,...” refletia
so seu pai.... Mostra suas pulseiras de ouro, no braço,Resky era ourives;
George, estava na
região, foi trazido, em 1909, pela fama da estrada de ferro Madeira Mamoré.
George estabeleceu-se, prosperou no comercio e construiu a primeira casa de
alvenaria de Porto Velho, como em Beverly Hills, estava no primeiro elevado, no
inicio da rua José de Alencar em Porto Velho.
Ela chora. Por ela... por seu
pai, ele já desaparecido em 1963 e por seus irmãos, liderava entre os irmãos na
administração do grande complexo Resky.
Mantinham-se unidos,
tristes e silenciosos, diante o drama, sem o apoio e friesa do governo do novo
Estado de Rondonia, diante do que não parecia comover ninguém.
Como não tivesse como
transferir aquele império, para a cultura, sem herdeiros, tinham agregados, que
não tinham o mesmo ideal, para que fosse dado continuidade. Ofereceram ao
Governo , desde o Santana Oferece Piana...Nada. na época que se negou em
receber os irmãos Resky.. todos governadores do Estado agiram como Piana.
A educação e cutura yna
vergonha, A classe política silencia...
Porque não tornar de
UTILIDADE PUBLICA.
Um grupo luta pela
resgate pelo CINE TEATRO RESKy.
Os evangélicos
assediavam, para transformar faziam propostas, considerados segundo os irmãos
Resky“...indecorosas” pela família Resky
cine teatro ...queriam transformar em igreja, os cinemas do Brasil,
passaram ser vendidos.
“Os Cafajestes”, Norma Benguell, nu frontal, corajoso, prêmio Leão de Ouro e Pagador de Promessas, Palma de Ouro.
“ Igreja resky, NUNCA”
nem morta.
Alguns dias depois, menta sofreu um grave acidente em frente do escritório. Não
resistiu.
Não foi respeitada a
última vontade de Menta....
Mas,
“...Um filão que
começava a prosperar, são comerciantes travestidos de religiosos,
evangélicos...” segundo Menta Resky - “NUNCA” nem morta. Alguns dias depois,
menta sofreu um grave acidente em frente
do escritório. Não resistiu.
O FIM.
-SE Venderia a sala de espetáculo pra
Igreja?
Ela disse “NUNCA” nem morta. ´Por
“ironia do destino” soa come nome de FILME.
Menta, relembrou para
nós, seus olhos marejavam, na entrevista de surpresa que tivemos com
ela...Poucos dias depois, tragicamente desaparece.
A família Resky, foi
desaparecendo...Primeiro Menta, João, Sebastião, Antônio e. Sebastião. Os agregados desse grupo Resky admirável, de
pioneiros, sem nenhum compromisso com a tradição e a cultura, se desfaz do
objeto, que precisavam LUCRAR.
PESQUISA:
Antonino Alves,
Lindomar Heitor Soares
Ricardo Peres
Luciano dos Santos
Versão original de 1992 atualização 2021
AUTORES
De Luiz Leite de
Oliveira e Evandro da Rocha Lopes
Luiz Leite de Oliveira e Evandro da Rocha Lopes, pesquisaram e escreveram a partir de 1992, Ouviram, Antonio, Sebastião. João e Menta Resky, Cine Teatro Resky de 1950 a 2021, a luta para a sobrevivência, para não seja transformada em a Igreja Resky,
O RESGATE
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