Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

Governo comemora 101º aniversário da EFMM


 

Gente de Opinião

A cerimônia de hasteamento da bandeira, realizada na manha desta quinta-feira (01), na Praça do Trem, em Porto Velho, marcou o inicio das atividades alusivas aos 101 anos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Durante a solenidade, o superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, falou acerca da importância histórica da legendária ferrovia para a capital e das atividades previstas para os quatro dias de comemorações. 

Marco inicial da cidade de Porto Velho e do interior da Amazônia, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré é palco da celebração do aniversário da viagem inaugural. “Ela simboliza a união dos povos, foram mais de 50 países representados pelos 20 mil trabalhadores que construíram esta obra magnífica que todo cidadão deve valorizar”, ressaltou Olivar.

Gente de Opinião

História

A história de sua construção é rodeada por lendas, uma das principais é que cada dormente representa uma vida ceifada pelas doenças tropicais como malária. “A EFMM é realmente uma das mais fantásticas histórias do Brasil, ela representa a coragem, a ousadia de construir uma ferrovia em meio a floresta, ainda mais com o histórico de duas tentativas anteriores fracassadas. Percival Farquhar falou que ela seria seu cartão de visita ante o desafio de construir no coração da selva floresta essa gigantesca obra” relata o procurador federal do Iphan, Ricardo Leite.

“A cooperação se deu pela união dos povos para alcançar um objetivo, o que acabou gerando esse caldeirão cultural que é Porto Velho. Em 30 de abril de 1912, 15 dias após o Titanic afundar, o mundo tomava conhecimento que a estrada chegava a Guajará Mirim, esta é a vitória que pode ser vista ainda hoje, é uma herança que deve ser exaltada”, disse Ricardo Leite.

Para o representante da embaixada americana, “comemorar o patrimônio é uma forma de prestigiar o passado e lembrar os que se dedicaram a este empreendimento. Quando me perguntam no Rio de Janeiro, onde tenho amigos, o que eu faço para esses lados do Brasil, eu respondo que vivo, pois aqui em Rondônia a gente vive”, afirmou Maria Auxiliadora Lobo, a mais antiga ferroviária da EFMM, que se diz uma apaixonada por Rondônia e  pela ferrovia.

Programação

A data será comemorada com diversas atividades simbólicas que iniciaram ainda pela manhã com a cerimônia de hasteamento da bandeira, apresentação da Banda da 17ª Brigada, abertura da exposição fotográfica, e lançamento do documentário. No domingo, haverá voos rasantes de aviões da Base Aérea, apresentação do Coral do Ministério Publico, Banda da Policia Militar e lançamento do selo comemorativo. 

Também estiveram presentes durante o evento a secretária de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Eluane Martin; e o representante da Embaixada dos Estados Unidos, Jeffrey Lodermeier.

Gente de Opinião

Fonte: Romue Noé
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

História de Léo Moraes

História de Léo Moraes

Léo Moraes assumirá o cargo de prefeito de Porto Velho, as 16 horas desta quarta feira dia 01.01.2025 no Complexo Histórico e Turístico da Estrada d

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da   Cultura

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)