Quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 18h04
Os escritores Francisco Matias e Carlos Araújo apresentam o livro da advocacia rondoniense
Escrito a seis mãos, o livro“A trajetória da advocacia em Rondônia”, que será lançado no próximo dia 17 de junho, no Maison Madeira, em Porto Velho, traz a assinatura do experiente jornalista Carlos Araújo. A obra revela como fundamental a participação de advogados e de outros operadores do Direito para a formação e consolidação do estado de Rondônia.
Há mais de três décadas atuando em redações no estado, Araújo foi secretário de Estado de Comunicação e também atuou por mais de uma década na assessoria de comunicação social da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rondônia e no Conselho Regional de Medicina (Cremero) e foi diretor de comunicação da Câmara de vereadores de Porto Velho. No início de 2015 assumiu a coordenação da área de comunicação da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero-Sesi, Senai e IEL), o Sistema Fiero.
De acordo com o jornalista, a ideia de escrever o livro surgiu quando estava à frente da assessoria de comunicação da OAB-RO e o presidente à época, o advogado Hélio Vieira – também um dos autores da obra - concluía seu primeiro mandato, em 2009. “A princípio, o objetivo era contar a história da entidade. Pensávamos que seria uma tarefa fácil e rápida, mas nos deparamos como o maior dos obstáculos, a falta de arquivo documental e histórico. Tivemos então de pesquisar jornais antigos para garimpar histórias e claro, fizemos inúmeras entrevistas com advogados veteranos e com os mais jovens também”, afirma Araújo.
O livro acabou ganhando outro enfoque. Não seria mais uma obra sobre a história da OAB em Rondônia, mas dos chamados operadores do Direito que atuaram nos primórdios do estado, desde o surgimento dos municípios de Santo Antônio, Porto Velho e Guajará-Mirim.
O jornalista Carlos Araújo, que ficou responsável pela concepção e a supervisão dos trabalhos, ressalta o excelente trabalho de pesquisa histórica realizado pelo biógrafo, historiador e professor Francisco Matias, que tem no currículo vários livros publicados, escritos individualmente e também em parceria, como este “A trajetória da advocacia em Rondônia”, que levou três anos e oito meses para finalmente chegar ao prelo e publicação. “O advogado Hélio Vieira teve papel fundamental ao dar as coordenadas a serem seguidas e auxiliar efetivamente nas pesquisas”, destacou Araújo.
Dividida em oito partes, a obra traz em mais de 200 páginas, o relato de fatos históricos regionais e nacionais, em paralelo com a trajetória da OAB no país e a formação e implantação da Seccional de Rondônia. Estes momentos históricos contaram com a participação de advogados, promotores de Justiça e juízes nos vários processos de formação sociopolítica e no ordenamento jurídico.
A partir do lançamento de “A trajetória da advocacia em Rondônia”, a obra pioneira, poderá ser vista como inestimável material de pesquisa para advogados, juízes, acadêmicos de Direito e curiosos da história da advocacia e do estado de Rondônia e do país.
Fonte: Luiz Carlos Araújo
Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas
Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s
Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia
Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati
Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura
Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g
Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos d