Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

Porto Velho comemora 101 anos de instalação neste domingo, 24


Gente de Opinião

Porto Velho é o maior e mais populoso município de Rondônia; sua instalação se deu em 1915


Porto Velho tem duas datas importantes para comemorações: 2 de outubro, quando o município foi criado, e 24 de janeiro, data de sua instalação. A segunda não é das mais lembradas, a de outubro está sempre bem mais viva na lembrança da população, mas o fato não lhe tira o mérito e não a torna menos importante.

A instalação de Porto Velho se deu em 1915, quando Venceslau Brás era o presidente do Brasil, mas durante a sua criação, apesar de eleito, a presidência ainda era exercida pelo Marechal Hermes da Fonseca. A área territorial de Porto Velho estendia-se do Rio Madeira até Santo Antônio. A localidade pertencia ao Amazonas e, a partir Santo Antônio, pertencia ao Mato Grosso. Jônatas de Freitas Pedrosa era governador do Amazonas e o médico Pedro de Alcântara Bacelar, o então prefeito de Humaitá, a quem Porto Velho estava politicamente ligada.

Há quem não acredite que Alcântara tenha concordado espontaneamente com  a emancipação de Porto Velho de Humaitá, afinal, pela envergadura dos investimentos na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, recursos nacionais e estrangeiros, Humaitá lucraria e muito, caso continuasse a ser a sede municipal. Ninguém podia imaginar que o investimento iria naufragar anos depois.  Mas há que se observar que, em 1916, Alcântara foi nomeado por Venceslau Brás para o cargo de governador do Amazonas. E em  1º de  janeiro de 1917 foi empossado e permaneceu no Palácio Rio Negro, adquirido na sua gestão, até 1921.

O fato é que em 24 de janeiro de 1915 Porto Velho era o mais novo município brasileiro. A posse do superintendente Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, militar do Exército, reformado, ocorreu em uma residência na rua Barão do Rio Branco, conta a professora Yedda Borzacov. “O major Guapindaia como superintendente exerceria a função de prefeito e os cinco conselheiros, empossados no mesmo ato, o equivalente a vereadores”. A primeira formação do Conselho Municipal  ficou então constituída por Guapindaia, e os intendentes: José Jorge Braga Vieira, Antônio Sampaio, Manoel Félix  de Campos, José Camargo e Luzitano Barreto.

“O povoado cresceu espontaneamente com tanta gente que chegava aqui”. Yedda Borzacov, professora.

A professora Yedda salienta que Porto Velho não tem um criador ou um fundador, “o povoado cresceu espontaneamente com tanta gente que chegava aqui”. Caribenhos, europeus e americanos eram em maior número, chegavam e se instalavam.

A urbanização do novo município foi uma das prioridades do prefeito Guapindaia, que encomendou a primeira planta da cidade a José Ribeiro de Souza, visando normatizar as construções e arruamentos. O primeiro prefeito de Porto Velho é homenageado com uma escola de ensino médio batizada com  o seu nome. Segundo Yedda Borzacov, que está finalizando um livro no qual conta  história dos 67 bairros oficiais de  Porto Velho, a avenida Rogério Weber inicialmente recebeu o nome de Major Guapindaia. Depois passou a ser Norte e Sul, designada assim  pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construção por ligar as duas regiões e mais tarde de Rogério Weber, em homenagem ao jovem filho do então comandante do 5º BEC, Aluizio Weber, que morreu em um acidente na referida avenida.

O TERRITÓRIO

Porto Velho permaneceu município amazonense até 1943, quando foi criado o então Território Federal do Guaporé, redimensionando partes de áreas na Amazônia pertencentes aos estados de Mato Grosso e Amazonas. No ano seguinte, houve um reordenamento territorial. E em 1956 a mudança do nome que passou a ser Território Federal de Rondônia, em homenagem ao desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon.

Getúlio Vargas, presidente do Brasil, em 13 de setembro de 1943 assina o decreto-lei 5.812 e em 24 de novembro, no Rio de Janeiro capital federal, Aluizio Ferreira é empossado como o primeiro governador do Território. Mas somente em 24 de janeiro de 1944 é que o Coronel  Aluizio Pinheiro Ferreira  assume o governo e instala o Território, em ato solene na Escola Barão do Solimões e Porto Velho de fato passa a ser capital do Território.
 


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da   Cultura

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g

Trajetória de Silvio Santos

Trajetória de Silvio Santos

Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos d

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)