Terça-feira, 26 de outubro de 2010 - 18h13
Convênio entre a Santo Antônio Energia, Scientia e UNIR permite a estudantes de arqueologia aprenderem na prática
A Vila de Santo Antônio, local onde a cidade de Porto Velho nasceu, foi tema de um importante estudo de futuros arqueólogos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) nos últimos dois meses. Nomeado de Sítio Escola Vila de Santo Antônio, a atividade integra o programa de Arqueologia e Educação Patrimonial desenvolvido pela Santo Antônio Energia, em parceria com a Scientia Consultoria Científica, para resgatar e preservar o patrimônio histórico da região por meio de pesquisas associadas à construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
O curso foi realizado entre 18 de agosto e 15 de outubro e reuniu 25 estudantes do Curso de Arqueologia da Unir. Os alunos foram organizados em dois grupos, que dividia atividades de campo e em laboratório, e foram orientados pela coordenação de pesquisadores da Scientia em colaboração com os professores da universidade.
Segundo o inglês Alastair Threlfall, Arqueólogo da Scientia, o curso proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender na prática a usar os equipamentos laboratoriais e de trabalho de campo, como ferramentas para escavar, registrar os vestígios do sítio, entre outros.
“A cooperação com a Scientia e Santo Antônio Energia permitiu aos alunos uma experiência completa de trabalho”, destaca o professor da UNIR, Carlos Augusto Zimpel. “Além disso, o curso reforçou os estudos para o resgate do patrimônio histórico da Vila que deu origem a Porto Velho”, acrescenta.
“Contribuir com a formação de jovens arqueólogos é promover o resgate e a preservação da história do Estado e do País”, destaca Carlos Hugo Annes de Araujo, diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia. “Neste cenário, a chegada de um empreendimento como a UHE Santo Antônio tem um papel fundamental”, reforça.
O curso contou ainda com uma palestra sobre arqueologia histórica na Amazônia, com o pesquisador Fernando Marques, do Museu Emílio Goeldi, do Pará e com uma aula com o pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Luiz Cláudio Symanski.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas
Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s
Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia
Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati
Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura
Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g
Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos d