Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

Último São João da Cachoeira do Teotônio


 
O primeiro arraial na Cachoeira do Teotônio aconteceu no ano 1757

A comunidade da Cachoeira do Teotônio com apoio dos acadêmicos de História da Unir, vai realizar no dia 24 de junho, o arraial denominado. “Festa de São João na Cachoeira do Teotônio”, de acordo com os organizadores do evento, este será o último arraial de São João que vai acontecer na localidade, uma vez, que, com a construção das usinas do Madeira a cachoeira desaparecerá e parte da Vila será inundada.

A Vila do Teotônio surgiu no ano de 1757 com o objetivo fiscalizar e cobrar o imposto dos mineradores que extraiam ouro na região. Na realidade, os capitães-generais das Capitanias do Pará e Mato Grosso, tinham como objetivo reconstruir no local do arraial batizado como Santo Antônio, o entre posto fiscal, mas, terminaram construindo um arraial nas proximidades de Salto Grande, quando o juiz de fora de Vila Bela da Santíssima Trindade, Teotônio da Silva Gusmão, convenceu as autoridades da metrópole e os  governos das províncias a construírem  a povoação, tendo-o como executor.

Em 1757, Teotônio da Silva Gusmão – depois de muita luta, chegou de Belém com numerosa comitiva, inclusive dois sacerdotes Carmelitas – Frei José de Jesus Maria e Frei João Evangelista. Fundou o arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem do Salto Grande que na realidade ficou conhecido como Arraial do Teotônio.

Em 21 de fevereiro de 1759, o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado criava a Vila de Salto Grande, embora o fundador, segundo o governo afirma em documento enviado à corte, por ser muito nervoso e pouco conciliador, provocasse a evasão de seus auxiliares e a irritação dos índios, que chegaram a desferir ataques ou se revoltarem com o tratamento que dele recebiam, resultando no abandono do lugarejo.

Em 1819, houve novas tentativas de povoar Teotônio, o tenente coronel José Pereira da Silva, que terminou assassinado por escravos e, finalmente, o tenente Diogo de Ramos Cardoso, que resistiu às intempéries até 1825, quando viajou para o Pará. Quanto a Teotônio de Gusmão, que chegara a ser nomeado ouvidor de Cuiabá e deixara de assumir para ir fundar Boa Viagem, morreu em extrema pobreza em Santarém (PA).

Hoje, Teotônio vive os últimos dias,  da sua razão de ser, a Cachoeira do Salto Grande mais conhecida como Cachoeira do Teotônio, em virtude da construção das usinas no Madeira.

Para marcar esse momento, que pode ser considerado de despedida, o casal Ivanda & Arialdo, idealizou “A Festa de São João da Cachoeira do Teotônio” ou o “Última São João da Cachoeira do Teotônio”, que vai acontecer no dia 24 deste mês com apresentação de grupos folclóricos e venda de comidas típicas, como pato no tucupi, peixe moqueado na brasa, tacacá, vatapá, mungunzá, bolo de macaxeira e tantas outras. A festa está marcada para começar às 19h.    

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Na comemoração do 6º aniversário da Energisa, Rondônia ganha livro de fotos antigas

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sen Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a s

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Lançamento de livro retrata os 40 anos da história do Parlamento de Rondônia

Já está disponível para compra o livro "Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense", escrito pelo servidor da Assembleia Legislati

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da   Cultura

Montezuma Cruz lança "Território dourado", sexta-feira, na Casa da Cultura

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos g

Trajetória de Silvio Santos

Trajetória de Silvio Santos

Senor Abravanel, um abnegado em levar alegria ao povo brasileiro, um visionário das comunicações no Brasil, cuja marca registrada em mais de 75 anos d

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)