Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

39ª dição do Projeto Samba Autoral será em homenagem ao dia Nacional do Samba


39ª dição do Projeto Samba Autoral será em homenagem ao dia Nacional do Samba - Gente de Opinião

“Salve, salve meu samba autoral, todos os músicos e sua maestria...” (trecho da música em homenagem ao Projeto, do Trio de Ouro)

 

 A temporada 2018 do Projeto Samba Autoral, encerra-se neste sábado dia 1 de dezembro, além de ser o encerramento da temporada 2018, será uma edição especial dedicada ao dia Nacional do Samba, A PARTIR DAS 16:00, no Mercado Cultural.

Como uma nova configuração parte das edições de 2018, foi dedicada a alguns baluartes do samba que tiveram ou têm destaque Nacional, como Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz e Paulinho da Viola, quando, na oportunidade pudemos contar com a presença de sua filha Eliane Farias.

Não foi e não é fácil para nenhum segmento fazer cultura sem uma política de fomento, incentivo e sem a compreensão da essência, influência e importância da cultura no contexto histórico e em nossas vidas.

Mas como em Porto Velho temos Bambas de verdade, grandes guerreiros e guerreiras, que apesar de certos descasos se mantêm Firmes e Resistentes para que a história do samba esteja sempre viva, a Escola de Samba Asfaltão, uniu forças com sua Família Amarelo, Preto e Branco, dividindo a despesa da estrutura, que saiu do bolso de pessoas amantes e amigas não só do Samba, mas sobre tudo da riqueza cultural que tem nossa cidade.

“Ressalta-se que a família Asfaltão continuou e continuará abraçando este tão importante e lindo Projeto de incentivo à grandes e valorosas criações”,disse Danilo Cardoso, Presidente da escola de Samba Asfaltão.

O presidente da realizadora do projeto, ressalta ainda que o Projeto não é do Asfaltão, trata-se de um Projeto criado por amigos que atuam também em outras agremiações e em outras vertentes do samba na cidade de Porto Velho. O primeiro encontro para tratar sobre o que até então era um embrião aconteceu em dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco e Bandolim, Oscar Knightz, Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas, tornou-se realidade graças ao empenho e envolvimento de Dirigentes da Escola do Tigre que abraçaram, começaram a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse. Já se foram 3 anos e alguns meses contemplando belas composições com lindas e doces poesias.

A 39ª edição, como sempre conta com o apoio incondicional dos sempre parceiros GRAFFPORTO, nas pessoas dos amigos Francinei Barreto e Elisangela, bem como do Bar do Calixto. Nesta edição contamos também com o apoio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho

É um grande e rico Projeto, onde os talentos da cidade, das diversas correntes do samba e Escolas diferentes, têm a oportunidade de compartilhar suas inspirações, com as pessoas que também valorizam a linguagem universal da música e do Samba.

A padroeira do Projeto é Santa Bárbara, que dá nome ao Bairro onde se reúnem bambas e sambistas da cidade. O dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso é Iansã é comemorado em 4 de dezembro, próxima segunda feira, diante disso está roda de Samba Especial no dia do Samba, será sobre tudo de agradecimento a ela, que tem iluminado e guiado com suas bênçãos o projeto, compositores/as e músicos que lá se reúnem.

A 39ª a Edição do Projeto Samba Autoral, acontecerá neste sábado, dia 1de dezembro de 2018, a partir das 16:00, no Mercado Cultural.

Além dos compositores e compositoras, que nos brindam com suas harmoniosas poesias, temos músicos e percussionistas que juntos fazem deste, um rico e respeitado projeto. O conjunto harmônico o Fortalece e faz o nosso samba pulsar cada dia mais forte, dando vida a cada uma das obras que compõem o Projeto Samba Autoral. Diante disso, destaca-se que será o encontro da Gratidão à Santa Barbara, aos parceiros, apoiadores, amigos, amigas e a todo público que nos apoiam e nos prestigiam. Será o samba da Gratidão!

Já dizia João Nogueira: “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba. Por isso e muito mais, a última edição deste Projeto que pertence à comunidade do samba, será também um Tributo ao Samba, de Porto Velho!!!

Salve aos compositores e compositoras!!!

Salve o Samba!!!

Salve Santa Barbara!!!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)