Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Após dois anos de pandemia, Banda do Vai Quem Quer volta a reunir multidão nas ruas de Porto Velho

BVQQ é considerada o maior bloco da região Norte


Após dois anos de pandemia, Banda do Vai Quem Quer volta a reunir multidão nas ruas de Porto Velho - Gente de Opinião

Ao lado da presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou da saída do maior bloco de carnaval de rua da região Norte. Após dois anos sem a festa popular por conta da pandemia de covid-19, o sentimento era de saudade e gratidão.

“Fico imensamente feliz de estar com todos vocês, porto-velhenses, no retorno do carnaval. Mesmo com chuva estamos aqui, celebrando essa festa”, disse o prefeito sobre o trio-mãe, tradicional por levar a banda oficial da Banda do Vai Quem Quer.

O prefeito Hildon desfilou entre os foliões e suas fantasias O prefeito Hildon desfilou entre os foliões e suas fantasiasHerdeira e presidente do bloco, Siça Andrade agradeceu a prefeitura pelo apoio ao evento e incentivo à cultura através do bloco, declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado de Rondônia.

Criada há mais de 40 anos, a Banda é considerada o maior bloco carnavalesco da Amazônia e foi criada por Manoel Mendonça, conhecido como Manelão, pai de Siça Andrade. Tradicional, o evento reúne foliões dos quatro cantos de Rondônia e é marcado por alegria, fantasias e uma multidão, que acompanha os trios ao som das marchinhas, com letras que descrevem a cultura rondoniense.

Em 2023, o evento teve apoio da Prefeitura de Porto Velho de diversas formas. A Secretária Municipal de Trânsito (Semtran) deu todo o apoio logístico de interdição e organização do trânsito nas ruas principais e paralelas. A Funcultural com suporte de trio e apoio cultural, tanto na organização quanto na saída do bloco, além da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com distribuição de preservativos e atuação da Vigilância Sanitária.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e à Família (Semasf), também estava na rua com ações de combate ao trabalho e exploração infantil no carnaval.

“Nosso bloco é o do ‘Não desvie o olhar’, que tem como principal objetivo monitorar de perto para que não haja exploração do trabalho infantil de nenhuma forma. É comum que as crianças sejam colocadas para trabalhar nesse período como forma de incentivo, de responsabilidade, mas com isso elas acabam sendo expostas a situações adversas, como as de abuso. Então orientamos para que isso não seja feito e, claro, quem presenciar pode denunciar para o Conselho Tutelar mais próximo ou direto à central do Disque 100”, explica Aline Rafaela, auxiliar de Serviço Social da Semasf.

A programação de carnaval em Porto Velho segue durante este domingo (19).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)