Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Casa NINJA Amazônia chega a Rondônia com atividades gratuitas em cinco cidades

Oficinas e rodas de conversa de comunicação abertas serão realizadas em Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Guajará-Mirim, durante a tour “Refloresta Já!”


Casa NINJA Amazônia chega a Rondônia com atividades gratuitas em cinco cidades - Gente de Opinião

A jornada de mais de 5 mil quilômetros da Casa NINJA Amazônia pelas Amazônias brasileiras chega a Rondônia nesta sexta-feira (12). Cinco cidades recebem atividades gratuitas como oficinas, rodas de conversa e encontros de coletivos culturais: Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Guajará-Mirim.

Com objetivo de fortalecer a criação de iniciativas de comunicação independente e midiativismo pelo Brasil, a Mídia NINJA compartilha conhecimentos, tecnologias e ferramentas. A ação incentiva o desenvolvimento de um ecossistema de mídia livre no Brasil fora do eixo, fortalecendo narrativas invisibilizadas pela grande mídia.

Com o tema “Refloresta Já”, a ampla ação de circulação da Casa NINJA Amazônia Tour, que já passou pelo estado do Mato Grosso, visa contar histórias, conectar potências e trocar saberes e conhecimentos com realizadores, comunidades e povos da maior floresta tropical do mundo. A primeira parada foi Cuiabá, cidade na qual há pouco mais de 20 anos foi fundado o primeiro coletivo da rede Fora do Eixo, que impulsionou a criação de diversas comunidades da América Latina, incluindo a Mídia NINJA. Os ativistas da Mídia NINJA seguem a rota em formato itinerante, desta vez por Rondônia. 

Casa NINJA Amazônia chega a Rondônia com atividades gratuitas em cinco cidades - Gente de Opinião

Sobre a Casa NINJA Amazônia tour - A caravana será dividida em três partes. A primeira passa por Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante todo o mês de maio, com atividades presenciais em 20 municípios. Nos meses seguintes, a rota abrange Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá e por fim, Amazonas e Roraima. A iniciativa pretende visibilizar culturas e estimular a reflexão crítica e a potência narrativa das milhares de iniciativas locais que movimentam as comunidades amazônicas e suas pequenas e médias cidades do Brasil fora do eixo, territórios de origem das redes e ativistas que fundaram a Mídia NINJA. 

Entre as principais metas do projeto, está o fortalecimento de um ecossistema multitemático e multiétnico com foco na justiça climática. Dos povos indígenas aos hackers, dos quilombolas aos artistas, das populações tradicionais aos coletivos urbanos; das lutas das mulheres à LGBTQIA +. Muitos serão os trajetos que marcam essas rodadas, na construção da "Floresta Ativista". Para isso, a ação realizará encontros, oficinas, reuniões abertas e intervenções artísticas, entre outras atividades, num amplo circuito de trocas e diálogos. Para inscrever-se nas atividades e acompanhar a agenda, o público pode cadastrar-se pelo site: Link  

A primeira etapa da jornada é intitulada "Refloresta Já" e dá visibilidade à urgência da agenda de enfrentamento às emergências climáticas, combatendo o desmatamento e difundindo ideias e práticas de reflorestamento. Dão corpo a esta jornada, as múltiplas interfaces do reflorestamento. Reflorestamento das áreas degradadas, das práticas sociais e da sociabilidade no território. O reflorestamento dos ideários, das mentalidades e da própria vida. 

A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas (ANMIGA), com o "Reflorestarmentes", e artistas como Gilberto Gil lançaram recentemente campanhas com foco na agenda. Com a força da comunicação, a Mídia NINJA soma energia ao movimento. 

A Floresta Amazônica é também uma enorme fronteira. Não apenas entre os 9 países pelos quais a floresta se estende, mas também entre humanidade e natureza, entre modos de vida e, principalmente, a fronteira para um novo tempo no qual a tecnologia colabora com a humanidade. Uma ação de respeito à natureza e de reconstrução de uma nova sociabilidade que coloca a sustentabilidade socioambiental como matriz de governança e desenvolvimento. 

A primeira etapa da caravana começa por Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde nasceu e viveu a líder quilombola Tereza de Benguela; passa por Cáceres, Pantanal mato-grossense, e sobe em direção ao norte do estado, passando por Alta Floresta (MT), Sinop (MT), Resex Guariba-Roosevelt (MT). Dali segue para Rondônia, passando por Vilhena (RO), Cacoal (RO), T.I. Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO). Por fim, chega ao Acre, onde passa por Brasiléia (AC), Xapuri (AC), Rio Branco (AC), Tarauacá (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Feijó (AC) e T.I. Poyanawa (AC). 

O projeto faz parte do programa “Vozes pela Ação Climática” (VAC), que atua em sete países do hemisfério Sul, sendo o Brasil um deles e conta com a parceria da ANMIGA - Articulação Nacional das Mulheres Indígenas e CNS - Conselho Nacional de Populações Extrativistas.

12/05 (sexta-feira)
VILHENA

19h: Oficina de Ninjismo - Monte Sua Mídia

Local: Centro Cultural de Vilhena (sede da Fundação Cultural)

Av. Tancredo Neves, n° 3845, bairro Jardim América 

13/05 (sábado)
CACOAL

10h: Roda de conversa em Cacoal

Local: Associação Metareilá do Povo Paiter Suruí

Rua Geraldo Cardoso Campos, 4343 

14/05 (domingo)
JI-PARANÁ

19h30: Roda de conversa em Ji-Paraná

Local: IFRO

R. Rio Amazonas, 151 - Jardim dos Migrantes 

16/05 (terça-feira)
PORTO VELHO

15h: Encontro com Coletivos Culturais

Local: Casa da Matta

Endereço: Rua Rui Barbosa, 1697 - Arigolândia 

19h: Roda de Conversa sobre Comunicação

Local: UNIR CENTRO

Av. Pres. Dutra, 2965 - Olaria

19/05 (sexta-feira)
GUAJARÁ-MIRIM

18h - Roda de conversa

Local: Centro de Treinamento São José

Av. Costa Marques, S/N - Centro 

Inscrições e novidades:
Link
 

Vídeo e cards Refloresta Já Link 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)