Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Lançamento oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO


Lançamento  oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO - Gente de Opinião

A escritora Elysmeire Pessoa, convida para o Lançamento oficial da sua obra: Litera-rios, hoje no SESC RO, situado na Av Presidente Dutra, 2765, Centro, às 19:00h em nossa capital.

Sobre a obra Litera-rios

 Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura: um estudo sobre 'Amazonas, pátria das águas' de Thiago de Mello

"Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura” é uma obra que nos inspira a navegar pelas águas literárias, em especial da literatura amazônica. Águas que em sua ação dialética de cheia e seca, vida e morte, permeiam os espaços de todos os seres que vivem nessa região, se manifestando também, na escrita literária. Nessa dinâmica, as correntezas que movimentam o barco e o impulsionam para seu destino, podem ser percebidas na força e fluência da construção textual da obra e também de sua fundamentação teórica, evidenciando que mesmo em meio aos banzeiros de um contexto de colonização vivenciados na Amazônia, a literatura dessa região busca a resistência, a subversão das forças opressoras, fortalecendo as vozes e os valores culturais dessa região. É rio que se faz literatura e a literatura que se faz rio, no movimento “litera-rios” como é destacado pela autora. O livro deriva da dissertação “Amazonas, pátria da água: Um mergulho poético-imagético na escrita e na memória amazônida de Thiago de Mello”, premiada em 2023, com o prêmio UNIR de melhor dissertação e tese, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), escrita sob a orientação da professora doutora Mara Genecy Centeno Nogueira.

Elysmeire Pessoa - Gente de Opinião
Elysmeire Pessoa

A escrita de Elysmeire Pessôa, portovelhense do rio Madeira e neta de ribeirinhos, é um convite para conhecermos as águas amazônicas que nos conduzem na forma de litera-rios, manifestando a essencialidade da cultura e identidade amazônica.

Sobre a AJEB RONDÔNIA

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil /Coordenadoria Rondônia, foi criada há 2 anos e atualmente  foi destaque  com lançamentos das obras  das escritoras  em Trinidad/ Beni - Bolívia, Bienal Internacional de São  Paulo,   em  Santa Maria de Castellabate  e Portoguaro na Itália   e estamos   abrindo  caminhos  para que as Escritoras  Rondonienses  sejam destaque pelo mundo, citou Izabel Cristina Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA.  E também agradece, todo o apoio da AJEB NACIONAL através da Renata Dal-bo Presidente  e das demais Presidentes Coordenadoras do Brasil e  associadas.

A AJEB RONDÔNIA tem um papel de destaque  no território nacional, pois 2024 ficará marcado  em nossas memórias  pelo projeção  nacional e internacional  de participarmos com a maior delegação entre os estados do Brasil com 25 escritoras da AJEB-RO  e uma correspondente  internacional  e associada  Vanessa Noronha Tölle , Presidente da VEREI  PAPAGAIO   e do Festival Cultural do Brasil em Viena, e da Erika Mertens Nuñez Vela, escritora Boliviana Membro Honorária  da AJEB RONDÔNIA  por ser patrocinadora  da Exposição Amazônia em Cores,  da Escritora  e Artista Plástica  Maria Regina Crema,  membro  associada da AJEB-RO.

[14/11, 08:08] Izabel Cristina: Para Escritora Elysmeire Pessoa, só quero agradecer pelo ano de 2024, por tantas conexões, conquistas e encontros. E em especial a parceria do Sistema Fecomércio/ SESC RO pelo apoio a Escrita Feminina como também, da Universidade Federal de Rondônia e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria Rondônia AJEB-RO.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Coletivo Online abre 216 vagas para capacitação gratuita voltada para jovens de Rondônia

Coletivo Online abre 216 vagas para capacitação gratuita voltada para jovens de Rondônia

A Plataforma Coletivo Jovem, programa do Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Solar Coca-Cola, está com inscrições abertas para o Coletivo

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 28 de março, será lançado em Vilhena (RO) o curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena”. O vídeo documentário, prod

3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025: um sucesso inesquecível!

3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025: um sucesso inesquecível!

Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão a todos que tornaram o *3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025* um sucesso inesquecível! No di

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, a Prefeitura de Porto Velho realizou a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte. O

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)