Terça-feira, 23 de julho de 2024 - 07h51
RONDÔNIA
1926 – O “sportmen” Leonardo Barbosa Lima, “capitão” do Ypiranga Sport Club, é o 1º jogador de Porto Velho convocado pela seleção do Amazonas para disputar o campeonato brasileiro (até 1943 PVh era município amazonense).
1942 – O Ministério da Fazenda analisa o projeto do Dasp – Departamento Administrativo do Serviço Público, criando um Território Federal na área abrangida pela Madeira-Mamoré. (Ver em FOTO DO DIA)
1957 – Pela 1ª vez Porto Velho terá ruas de mão única, a Natanael de Albuquerque e a Barão do Rio Branco.
1982 – Firmado convênio do Governo do Estado com a Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia, Fundacentro, para melhor qualificar os administradores públicos.
1987 – O interventor da Federação de Futebol de Rondônia, Walnir Ferro, dá posse ao 1º presidente eleito da entidade, o desportista Antonio Nogueira Filho.
1990 – “Nenhum deles têm projetos de interesse do Estado”, disse o governador Jerônimo Santana, irritado com críticas dos que disputam o cargo na eleição daquele ano.
HOJE É
Dia do Guarda Rodoviário o Agente Fiscal de Trânsito.
Católicos celebram Santa Brígida,
BRASIL
1840 — Acontece o “Golpe da Maioridade”: Aos 14 anos, D. Pedro de Alcântara torna-se D. Pedro II, imperador do Brasil. 1932 — Morre Alberto Santos Dumont (n. 1873), pioneiro da aviação. 1993 –– Acontece a “Chacina da Candelária”, quando 8 adolescentes são mortos no Rio de Janeiro
MUNDO
1829 —William Austin Burt (EUA), patenteia o tipógrafo, precursor da máquina de escrever. 1920 — Nasce Amália Rodrigues (m. 1999), a maior intérprete do “fado”. 1972 — Lançado o Landsat 1 (EUA), o 1º satélite de observação dos recursos naturais terrestres.
FOTO DO DIA
O BELO E O HORRÍVEL
No Rio Madeira, de Porto Velho a Guajará, uma atração, no verão, era o complexo das “cachoeiras”, encantando visitantes, no verão, dando aos amantes da natureza ou aos fotógrafos cenas deslumbrantes.
Um desses locais era a “cachoeira” do Teotônio, onde o Madeira, batendo nos pedrais, dava uma visão especial da natureza.
Era o “belo”, a natureza bela e forte. “Horrível” era que poucos que caíam nos “rebojos” voltaram para contar a experiência.
O acesso era por terra, pela BR-364, KM 18, depois da Unir, mas a estrada, até a construção da hidrelétrica que deu fim à “cachoeira”, era de chão – hoje uma via asfaltada, mas sem a beleza de antes.
No verão a vila, de poucas casas simples, ganhava vida, época da pescaria, quando se pegava peixe com as mãos, atraindo milhares de pessoas, e a maioria das casas passavam a ser pequenos restaurantes.
Ali o Lyons Clube realizou, muitos anos, o Campeonato de Pesca, vencendo quem pegasse o peixe maior e mais pesado.
(F. Catia Gomes/face Saudosismo Portovelhense)
Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino
“Chegamos na última edição de 2024, da nossa tradicional ‘Segunda Mix Com Churrascada’, considerada a melhor noite de segunda-feira da capital rondo
Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural
“Neste sábado, dia 21, teremos 12h de shows gratuitos no palco do nosso espaço público, turístico, cultural e da capital rondoniense”, disse o empre
Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro
A Caravana de Natal Bemol vai iluminar a cidade de Porto Velho, em Rondônia, nos dias 20 e 21 de dezembro. Ornamentado com leds, personagens e símbo
Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho
Na última segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Cosme e Damião promoveu uma emocionante ação de acessibilidade e humanização voltada para pacientes