Sábado, 3 de agosto de 2024 - 10h27
A primeira edição
da Olimpíada Brasileira de Administração contou com 30 mil inscritos em todo o
país, entre estudantes dos ensinos médio e superior, além de profissionais. Ao
todo, foram distribuídas 170 medalhas de ouro; 162 de prata, 250 de bronze,
1106 menções honrosas, além de 170 medalhas aos professores que tiveram mais alunos
medalhistas. Com o tema “A gestão dos ODS nas organizações”, a OBAdm teve como
objetivo destacar a sustentabilidade e a importância de formar profissionais
mais conscientes. Os resultados podem ser consultados pelo site https://www.obadm.org.br/ .
Realizada pelo
Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a olimpíada tem
como objetivo promover o ensino de qualidade da Ciência da Administração de
modo empolgante, utilizando mecanismos de gamificação para impulsionar novos
processos de aprendizagens.
A primeira edição
abordou quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8 (trabalho decente e crescimento
econômico); ODS 9 (fomento da inovação, infraestrutura resiliente e a industrialização
inclusiva e sustentável); ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis); e ODS
12, (consumo e produção responsáveis).
As avaliações foram
aplicadas em duas fases. A primeira envolveu uma prova com questões de múltipla
escolha. E a segunda, foi totalmente gameficada. O desafio principal usou como
inspiração o mercado de crédito de carbono. A proposta era fazer com que os
participantes pudessem entender melhor a relação delicada entre as necessidades
sociais, questões ambientais e geração de riquezas e empregos para uma cidade
fictícia.
Desenvolvimento sustentável
Para o coordenador
da OBAdm e presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira, a OBAdm, além de promover o
conhecimento, teve como intuito promover a conscientização de estudantes e
profissionais de administração e áreas correlatas sobre a importância dos
Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e a fomentação de mecanismos
Anticorrupção.
O ensino da Administração no país
Wagner Siqueira
lembra que, no ensino superior, o curso de Administração é um dos mais
procurados do país, segundo dados do cadastro Nacional de Cursos e Instituições
de Educação Superior (e-MEC). Em relação aos cursos presenciais, é o quinto
maior com quase 250 mil estudantes. Já no EAD, ocupa o segundo lugar, com 393 mil.
Além disso, grande parte está na rede pública de ensino (74,7%).
Para Wagner, o
grande número de alunos que ingressam na faculdade de administração traz uma
séria reflexão. “Para termos organizações mais transparentes e éticas, é
preciso, hoje, conscientizar os jovens, pois eles serão os próximos gestores e
líderes”.
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