Quinta-feira, 4 de abril de 2019 - 14h11
A população de Porto Velho pôde conferir a inauguração da nova fábrica da cervejaria artesanal Louvada. Em um evento descontraído realizado recentemente e com várias atrações, os participantes que lotaram as instalações da empresa tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os chopes produzidos na capital rondoniense. Tudo isso, com shows das bandas Rock Up e Dom Vinil, além de Food Park com Hamburgueria Bartô, Tomato, Senhor da Floresta Charcutaria, e Churrasco de Monte.
“Para nós é uma alegria estar em Rondônia, trazendo essa opção de chope artesanal feito com zelo e qualidade para todos. Estamos muito felizes com a adesão da população neste evento, realizado de maneira descontraída e para viabilizarmos o contato entre nossos clientes com a empresa. Queremos expandir a cultura cervejeira no estado e tornar a Louvada referência no mercado”, destacou o sócio diretor, Leonardo Czerwinski, que reside em Porto Velho.
O sócio diretor comercial, Ygor Quintella, agradeceu a participação da população, ressaltando que os membros da Louvada estão satisfeitos com essa primeira interação entre empresa e consumidores do estado. “Nós tínhamos certeza de que vir para Rondônia seria a decisão correta e ver todos aqui aproveitando nosso evento e degustando o nosso produto com feedback positivo é a melhor reposta que poderíamos ter. O mercado aqui possibilita a visão de um cenário econômico próspero em que a cerveja artesanal está crescendo”, disse.
Durante a inauguração, os participantes puderam degustar os quatro tipos de chopes que estão sendo produzidos pela Louvada em Porto Velho: Louvada Pilsen, Louvada Weiss, Louvada IPA e Louvada Hop Lager – eleito o melhor do Brasil pelo Festival Brasileiro de Blumenau (SC). Além disso, também foram degustados mais três estilos de chopes que vieram de Cuiabá (MT): Louvada Vienna, Louvada APA e Cachorro Ovelheiro.
Louvada
A Louvada nasceu há três anos em Cuiabá (MT), com a produção estimada de 14 mil litros e fechou o ano de 2018 com 130 mil litros. A cervejaria é propícia para regiões quentes assim como Rondônia, justamente por ter como uma de suas características o sabor refrescante.
A nova fábrica de Rondônia conta com a capacidade de produção de 27 mil litros por mês e 324 mil litros por ano. Para isso, foi necessário um investimento acima da casa dos R$ 2 milhões. A expectativa é de que sejam gerados logo no início em torno de 60 empregos diretos e indiretos.
Inauguração à imprensa e HappyLouvada
A inauguração da fábrica aconteceu na semana passada, dividida em dois dias. O primeiro foi um evento destinado apenas para os profissionais da imprensa com o intuito de prestigiá-los e apresentar o empreendimento aos profissionais da comunicação. “Quando fiquei sabendo que a Louvada veio para Porto Velho já de cara vi que seria excelente para todo o estado. Além de ser um novo empreendimento para Rondônia, eu já conhecia a cerveja e sabia que se trata de uma bebida de grande qualidade. E foi isso que podemos comprovar aqui hoje”, falou a jornalista Karla Cabral.
No segundo dia, a inauguração foi realizada no formato de uma festa já característica da cervejaria: o HappyLouvada. O evento, que também será feito em todas as segundas quintas-feiras do mês, é aberto ao público com várias atrações. A intenção é tornar possível a aproximação entre consumidor e fabricante, característica das fábricas de cervejas artesanais.
O médico veterinário Juliano Ponce, que é de Cuiabá (MT) e estava em Porto Velho a trabalho, destacou a qualidade da cerveja Louvada. “Estou aqui a serviço e quando fiquei sabendo da inauguração por meio do pessoal da empresa já vim logo aproveitar o evento e degustar o chope, que já conheço a qualidade pois sou consumidor lá no Mato Grosso. Posso dizer que todos os tipos de cerveja e chope da Louvada são de muita qualidade e tenho certeza de que a população de Rondônia vai adorar. Sem dúvida alguma, eu recomendo! Podem confiar!”, brincou [risos].
Outros eventos
A Louvada também pretende realizar vários eventos durante o ano como Festival de Churrasco, Saint Patricks, October Fest, entre outros. “Nosso objetivo também é fazer com que a fábrica da Louvada seja mais uma atração turística de Porto Velho, assim como já acontece em outras cidades. Ou seja, as pessoas que quiserem visitar a fábrica e fazer degustação poderão comparecer aqui”, informou Leonardo.
Diferença da cerveja artesanal para a industrial
Leonardo explica que a diferença está no processo de produção. Conta que a cerveja tem um tempo de maturação que gira em torno de 20 a 40 dias, o que é respeitado na produção da cerveja artesanal, sendo mais que o triplo das cervejarias comerciais. Os ingredientes utilizados também são os mais caros e selecionados (malte importado).
Funcionamento em horário comercial
A Louvada irá funcionar de segunda a quinta-feira, em horário comercial; na sexta, de 8h às 12h e de 14h às 20h; e aos sábados, até às 13h. A cervejaria funcionará com um espaço feito especificamente para atender clientes e consumidores, que poderão provar os melhores chopes artesanais, além de comprar suvenir da empresa e camisetas. O pessoal também poderá adquirir os Growlers, que são vasilhames de porcelana, utilizados para encher com chope, levar para a casa e tomar no conforto do lar.
Distribuição de garrafas
A Louvada de Porto Velho também continuará com o serviço de distribuição de cervejas de garrafas fabricadas em Cuiabá, que já é feito em Rondônia, e ainda irá oferecer o aluguel de barris de chopes (delivery) de 20, 30 e 50 litros para serem consumidos em casa, ou festas de instituições e empresas.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró
"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa
Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais, a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co
Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka
"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou
Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A
A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da