Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Solenidade de abertura da Semana da Pátria destaca sentimento de brasilidade


Chegada do governador ao Palácio Rio Madeira, onde aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria - Gente de Opinião
Chegada do governador ao Palácio Rio Madeira, onde aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria

O relógio marcava 8h14 da manhã de 2 de setembro quando o cabo corneteiro Hirlando Carlos anunciou, pelo toque de autoridade, a presença do governador Marcos Rocha para abrir a solenidade comemorativa da Semana da Pátria nas escadarias do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, em grande evento com a presença das mais importantes autoridades do Estado e das Forças Armadas do Brasil.

“Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”. O refrão do Hino da Independência marcou um dos momentos de maior emoção de toda a solenidade, tocando fundo nas pessoas, promovendo a redescoberta do sentimento de amor à Pátria, meio esquecido, mas tão grandioso como o amor à família, que precisa ser expressado, conforme explica a sargento PM Wilany Barbosa dos Santos, que destaca esses momentos como fundamentais para realçar o sentimento de união e patriotismo entre os rondonienses e brasileiros, orquestrado por uma história de grandes conquistas, marcada por um misto de amor e bravura pelo Brasil.

Sempre ao lado da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e primeira-dama do Estado, Luana Rocha, e do general Luciano Batista de Lima, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS), o coronel Marcos Rocha cumprimentou a todos e disse na abertura da Semana da Pátria que “precisamos fortalecer nosso sentimento de brasilidade”. Ele chegou a citar a célebre frase de Dom Pedro I, que marcou o Dia do Fico – “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico” , e neste ponto ele destacou o papel do Estado de Rondônia no contexto amazônico como a maior força produtiva da região, alinhado com a política de gestão do Governo Federal.

Falando do Brasil e de sua grandeza, Marcos Rocha voltou a citar Rondônia para exaltar sua aptidão econômica e sua pujança em todas as áreas, destacando a potencialidade do setor de produtivo primário, que alavanca o setor industrial e toda a economia. Ele disse também que o presidente Jair Bolsonaro conhece bem a realidade rondoniense e está disposto a contribuir para “o nosso desenvolvimento”.

Ao declarar a abertura da Semana da Pátria, o governador fez um breve histórico do movimento que culminou com a Declaração do Dom Pedro I ao proclamar a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, destacando que são 197 anos de separação de Portugal, que acabaram com o estigma de colônia que impedia seu crescimento e engessava sua gestão sob domínio português. A comemoração do 7 de setembro é, pois, a celebração da emancipação brasileira do reino de Portugal.

Durante entrevista, após a solenidade, o governador respondeu questões sobre a soberania da Amazônia e do Brasil, de suas riquezas, potencialidades e dos motivos de sua cobiça por alguns países da comunidade internacional que, segundo ele, estão sendo bem administradas pela visão de segurança e de futuro do presidente Jair Bolsonaro.

Por fim, governador convidou a população da Capital para a grande festa comemorativa da Independência do Brasil, que será realizada com grande desfile militar e cívico, no próximo sábado (7), as 17h, na Avenida Imigrantes, entre as avenidas Governador Jorge Teixeira e Rio Madeira.

Secretariado do Estado estiveram presentes na solenidade - Gente de Opinião
Secretariado do Estado estiveram presentes na solenidade

Entusiasta do resgate do patriotismo, o vice-governador José Jodan, falou da “retomada da ordem no País”, destacando a importância da preservação dos valores cívicos e morais como um bem do povo e da nação, fundamentais para sua prosperidade. “Precisamos orgulhar de nosso País e demonstrar nosso patriotismo”, disse.

Sempre elegante nas palavras e no trato com as pessoas, o coronel Neil Gonzaga, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), descreveu o sentimento de amor à Pátria como um bem de valor eterno, a liberdade e a democracia, e defendeu a comemoração do 7 de setembro como um momento ímpar, capaz de tocar cada brasileiro, despertando o sentimento de pertencimento da nação que deve ser trabalhado por toda vida. “Por isso essas comemorações têm grande importância para resgatar o civismo, a liberdade e a democracia, que dignificam o homem e a nação”, disse.

De opinião semelhante, o secretário da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, defendeu as comemorações da Semana da Pátria como um momento de união do povo brasileiro, pelo patriotismo e em defesa de valores fundamentais. Para ele, ao resgatar os valores cívicos o povo e a nação reforçam o espírito de brasilidade, que tem o condão de estimular o País em seu processo de desenvolvimento e crescimento.

Da solenidade participaram também autoridades das três Forças do País – Exército, Marinha e Aeronáutica -, autoridades estaduais e municipais, religiosas, servidores públicos e pessoas da comunidade de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)