Quinta-feira, 4 de novembro de 2010 - 09h26
O projeto é um experimento de seqüestro de carbono com produção de mudas e replantio de áreas degradadas
Acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de aula de campo da disciplina Fisiologia Vegetal – Botânica II. As atividades foram realizadas na Floresta Nacional do Jamari e no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde as instituições realizam pesquisas. A próxima aula com visita técnicas será com acadêmicos de Biologia da Uniron. As aulas tem como base, as ações do Projeto Semeando Sustentabilidade, um patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental e realizado pelo Centro de Estudos Rioterra.
O grupo de estudantes foi recepcionado pelo biólogo André Oliveira, que apresentou numa palestra as ações do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e as informações sobre a Flona do Jamari. Posteriormente a Brigada de Combate a Incêndios Florestais fez demonstrações de equipamentos de combate ao fogo.
No período da manhã, na Flona, os acadêmicos tiveram aulas de marcação de matrizes; coleta de material fértil (sementes); apresentação de métodos de coletas no chão e em altura com uso de rapel e outros equipamentos.
À tarde, as aulas aconteceram no Viveiro de Mudas de Itapuã do Oeste, onde são produzidas as mudas para recuperação de áreas de matas ciliares degradadas no entorno da Floresta Nacional do Jamari, através do Projeto Semeando Sustentabilidade.
Os acadêmicos aprenderam sobre seleção, transporte e beneficiamento de frutos e sementes; métodos de quebra de dormência através de escarificação térmica, mecânica e ácida; aula prática de montagem de experimento; e estatística de germinação de sementes.
O estudante universitário Luiz Fontes Machado Neto, destacou a dimensão do Projeto Semeando Sustentabilidade e sua importância para o meio ambiente regional. “Eu não tinha idéia da grandeza dessas ações e do volume de pesquisa que está sendo desenvolvido”, ressaltou.
A professora da Unir, doutora Renita Frigeri, considerou que foi um momento importante para que os acadêmicos pudessem assimilar as teorias aprendidas em sala de aula com a vivência prática. “Desse modo puderam entender o papel da biologia para a sustentabilidade e o amplo campo de trabalho para o biólogo”, considerou.
O coordenador de Educação Ambiental da Rioterra, Emanuel Pontes Meirelles, elogiou a iniciativa e destacou a importância do Viveiro Municipal como mecanismo educador e de pesquisa.
O projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem a parceria da Prefeitura de Itapuã do Oeste, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conta com o apoio da Prefeitura de Cujubim, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Fone: Solano
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro