Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 06h34
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRIC - está executando o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que consiste na realização de serviços de Destoca (trator de esteira), Gradagem (trator de pneus) e incorporação de calcário para correção da acidez do solo, beneficiando um hectare de área por unidade produtiva rural em ambas as ações.
A SEMAGRIC cadastrou durante os meses de janeiro a abril do corrente ano, 2.000 produtores (as) rurais para serem atendidos pelo Programa. De 31 de agosto a 02 de setembro de 2.009 foram atendidos 518 produtores com os serviços de Destoca, 936 com a Gradagem e já foram distribuídas 490 toneladas de calcário nas seguintes comunidades: linha 67 (Caracol), linha do Pavão, linha 21 de Abril, linha 1, linha 2, linha do Igarapé Preto, linha 101 e colônia Viçosa, nesta ultima beneficiando 40 produtores locais.
Em 14 de setembro foram entregues mais 130 toneladas de calcário para atender os produtores rurais do Projeto Morrinhos, das linhas 25, linha 3 e linha 5 do Projeto de Assentamento Joana D’Arc, sendo que estes já foram beneficiados com os serviços de Destoca e Gradagem e agora irão receber a incorporação do calcário, tornando as áreas encapoeiradas (improdutivas) em áreas produtivas e férteis, devido a correção do solo através da incorporação do calcário. Todas estas áreas serão utilizadas por seus beneficiários para o plantio de mandioca, milho, feijão, arroz, abacaxi, banana e várias outras culturas provenientes da agricultura familiar.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas tem por objetivo evitar que áreas de capoeira sejam queimadas ou outras áreas sejam desmatadas, proporcionando aos produtores e suas famílias um hectare de área produtiva para a agricultura, através da Destoca, Gradagem e da incorporação do calcário.
Estas ações demonstram um grande incremento produtivo para o município de Porto Velho no que se refere ao aumento da renda do produtor da agricultura familiar, possibilitando à sua família uma melhor qualidade de vida e uma maior diversidade de produtos em sua alimentação, isso significa respeito ao agricultor, a sua família e a toda sociedade.
Este Programa além de aumentar a produtividade das áreas agricultáveis, presta um grande serviço na questão ambiental, evitando que novas áreas sejam queimadas e desmatadas, demonstrando o comprometimento desta gestão em proteger o meio ambiente e respeitar a natureza, contribuindo assim para um município ambientalmente responsável, cumprindo com as premissas do Desenvolvimento Sustentável em ser SOCIALMENTE JUSTO, ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEL e AMBIENTALMENTE CORRETO.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro