Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 20h45
O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade está prometendo se tornar o centro da discussão ambiental no país no mês de novembro.Os ilustres debatedores e palestristas, cada vez mais, aumentam a importância e a amplitude dos conteúdos dos eventos, que além de discutirem o que foi apresentado na COP 15, em Copenhague, estão preparando propostas que deverão estar na pauta da COP 16 em Cancum, no México e na Rio Mais 20, que será a primeira grande conferência no Rio, após a Eco 92.
O Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás Eletronorte, Adhemar Palocci, confirmou sua presença no evento para o dia 22 de novembro, quando estará abordando o tema “Sustentabilidade na Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Linha de Transmissão Porto Velho Araraquara”.
A palestra deve sucitar uma repercussão ampla, dada a polêmica que envolve a usina hidrelétrica de Belo Monte, pois, ao mesmo tempo que é criticada por ambientalistas, é encarada como projeto prioritário do Governo Lula para o setor energético.
Belo Monte será construída no Rio Xingu, no estado do Pará. Sua potência será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. A previsão é que, quando concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu.
Enquanto o governo afirma que a nova usina, cuja previsão para entrar em funcionamento é 2015, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros. Os críticos, por sua vez, afirmam que o impacto ambiental e social da instalação de Belo Monte foi subestimado e apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica. Além disso, Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e compõe, juntamente com as usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, um setor estratégico nos projetos de desenvolvimento do país.
Assim, a palestra do Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás Eletronorte, Adhemar Palocci, não poderia ser mais atraente e chama a atenção pelo grau de conhecimento que demonstra o palestrante que já trabalhou no projeto da usina de Tucuruí e é um experts do setor energético brasileiro. Além disso, Adhemar é irmão do ex-ministro Antonio Palocci, que durante muito tempo foi o comandante da política econômica do governo Lula e agora está liderando a equipe de transição de Dilma Roussef, presidente eleita, o que demonstra que deverá ter influência no novo governo.
O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade já é uma tradição, na capital de Rondônia, e , a cada ano, vem se fortalecendo, tornando-se referência no cenário ambiental do país e do mundo, uma vez que as propostas discutidas aqui em Porto Velho são encaminhadas aos fóruns de debate ambiental em todo o mundo. O grande visionário Hércules Góes, ainda em meados dos anos oitenta iniciou sua batalha fundando a revista ecoturismo que até os dias de hoje vem desenvolvendo seu trabalho em prol do ambientalismo, sempre antenado com os grandes temas.
As inscrições para o VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade podem ser feitas pela internet através do site WWW.revistaecoturismo.com.br ou pelo e-mail contato@revistaecoturismo.com.br são gratuitas e dão direito a participar de todos os debates e palestras, certificado e dois coffe breaks.
É um evento imperdível para estudantes, profissionais, empresários, ambientalistas e professores. Dias 22 e 23 de novembro no auditório da Uniron Shopping, no Porto Velho Shopping das 8H às 18H30.
Fonte: Alex Sakai
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro