Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

AMAZÔNIA: Terra Legal inicia georreferenciamento



Mato Grosso e Rondônia são os primeiros estados a receber as equipes de georreferenciamento do programa Terra Legal Amazônia.

Nesta sexta-feira (11), cerca de 150 moradores de áreas rurais dos municípios de Acorizal e Cuiabá (MT) recebem os técnicos que farão a medição dos imóveis cadastrados no Terra Legal, nas glebas Taquará e Baús.

Na segunda-feira (14), é a vez dos moradores das glebas Novo Destino e Terra Firme, em Rondônia. Mais de mil imóveis serão medidos e demarcados nos municípios de São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras, Mirante da Serra, Alvorada DOeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Nova União e Jaru.

Os técnicos da empresa contratada saíram de Goiânia (GO) e vão percorrer mais de 3 mil quilômetros para finalizar o trabalho. Ao chegar nos municípios as equipes reúnem os moradores para explicar o trabalho de campo e tirar dúvidas sobre logística e cronograma de ação. Após a mobilização começa a medição dos imóveis.

A previsão é finalizar o trabalho de campo no Mato Grosso em até 40 dias. Em Rondônia, a medição termina em até 100 dias. Os relatórios completos com a conclusão do serviço topográfico (dados sobre os imóveis, coordenadas, mapas), serão entregues à coordenação do Terra Legal após 20 dias da conclusão do trabalho de campo.

Toda execução dos trabalhos será acompanhada por uma Comissão de Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem a função de monitorar o contrato.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)