Domingo, 21 de novembro de 2010 - 07h09
O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade insere Rondônia em uma perspectiva tridimensional. Onde passado, presente e futuro se entrelaçam para formar a Rondônia 3D. O passado lastreado nos estudos arqueológicos, na historia, cultura, meio ambiente e turismo. O presente com a decisão das obras e logísticas de Belo Monte, Jirau, Santo Antonio, as linhas de transição, e novo código florestal. O futuro na perspectiva de novos tempos de mudanças climáticas, com a redução do desmatamento e metas para diminuição dos gases de efeito estufa, fará de Porto Velho, uma Amazônia tridimensional, nos próximos dias 22 e 23 de novembro na Uniron Shopping, alinhando o estado com a vanguarda dos movimentos ambientalistas mundiais.
O Jornal e Revista Ecoturismo, juntamente com a Câmara Venezuelana Brasileira de Comercio e Indústria inovam, trazendo conferencistas renomados de todo o pais e do exterior, nesta oitava edição do seminário e programaram temas tão palpitantes que servirão de base para a delegação brasileira na Cop l6 em Cancun no México. Trata-se da Carta de Porto Velho que será o resultado do trabalho nos dias 22 e 23 no Seminário, e subsidiará outras ações rumo a Rio Mais 20 a Conferencia pós Eco 92 a se realizar no Rio de Janeiro em 20l2.
A sociedade civil rondoniense produzirá estudos com reconhecidos cientistas fazendo da Uniron Shopping um point ambiental para este início de século, mostrando para professores e estudantes os avanços no momento em que a economia de Porto Velho dá um saldo de qualidade e quantidade.
Sindicalistas patronais e de empregados já confirmaram presença na mesa de debates que durará 2 dias e, com certeza, marcará os destinos do VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e 9 Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática que premiará Vargas Llosa e Antanas Mockus ,um peruano e colombiano de expressão mundial, entre outras autoridades.
No ano da biodiversidade mundial proclamado pela ONU pós Cop l0 é oportuno este debate, quando as principais corporações do Brasil e do mundo se debruçam sobre a sustentabilidade na alimentação, na construção, com o boom imobiliário brasileiro e rondoniense, no momento da crise ecológica do planeta, com a impossibilidade da riqueza saída das entranhas do planeta ser multiplicada para atender ao crescente nível de consumo em países como China e Índia.
Esta é a nova era ecológica e ambiental distinta da Revolução Industrial de séculos passados, por que mais do que aspectos econômicos, os aspectos ambientais estarão ditando as normas do planeta nos próximos anos e décadas, já que nos últimos dois séculos, a Lei de Malthus, e seu capitalismo louco, imperou, com a própria China pontificando novos tempos.
A Amazônia e suas espécies e seu DNA , a formação dos Andes são estudos que detalharão as pesquisas que cientistas colocarão na pauta da Uniron Shopping, já que com bases em análises de DNA e estudos de fósseis e de solos, equipes de cientistas concluem que os grandes pulsos de especiação ou surgimento de novas espécies batem com as fases de formação de grandes montanhas, Tudo isto faz parte do VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade.
Eis a razão por que megainvestidores como George Soros, reunidos na Europa com diplomatas e cientistas nos últimos dias propuseram, em relatório para a ONU, a criação de um imposto internacional sobre movimentações financeiras como forma de patrocinar o combate a mudança climática.
O chamado “CPMF do clima” deverá levantar l00 bilhões de dólares por ano a partir de 2020 para combater as emissões de carbono e ajudar os países pobres e se adaptarem ao clima, fato que será levado para a Cop l6 em Cancum no México e Rondônia dará sua contribuição através das decisões da Carta de Porto Velho no seminário internacional já referido e conceituado como ponto de discussão anual do clima no Brasil.
O evento, considerado imperdível, seja pela participação de personalidades ilustres, como Ademar Palocci, Diretor de Planejamento da Eletrobras, Werner Grau, considerado a maior autoridade jurídica em Direito ambiental do País, Victor Fasano, ator e ambientalista entre tantos, tem inscrições limitadas aos 300 lugares da Uniron Shopping com direito a certificado de participação, coffe beraks e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.revistaecoturismo.com.br com patrocínio do BNDES e Eletrobrás e apoios de varias entidades nacionais e estrangeiras. Vamos lá você também faz parte desse movimento planetário.
Fonte: Alex Sakai
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro