Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após estiagem de 40 dias, chuva retorna ao oeste de Rondônia




Daniel Panobianco - Foram exatos 40 dias sem nenhuma gota d’água no oeste de Rondônia, regiões de Costa Marques e Guajará-Mirim. A forte massa de ar seco e quente que determinou dias com valores críticos de umidade relativa do ar e grande amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas) finalmente começa a perder força.

Entre o período da tarde e o final da noite desta quinta-feira (08), áreas convectivas de chuva foram registradas pelos satélites orbitais e confirmadas em solo por estações de coleta de dados e pela população em si em parte da fronteira com a Bolívia.

O período é de estiagem em Rondônia – que dura até setembro – e a falta de chuva aumenta o número de focos de queimadas nesta área da Amazônia.

Segundo dados do grupo de monitoramento de queimadas do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os satélites registraram em 24 horas, 42 focos de queimadas em solo rondoniense. O Estado que liderou o ranking diário foi Mato Grosso, com 341 focos; Em todo o Brasil foram computados 1284 focos de queimadas.

A boa noticia não só para Rondônia que ainda respira ares de estiagem é que o ar seco perde ainda mais força na próxima semana com a propagação de uma intensa onda frontal – segundo as últimas rodadas dos modelos numéricos – levando nuvens, chuva e, consequentemente, o aumento da umidade relativa do ar por alguns dias. A nova frente fria antecederá uma potente onda de frio prevista para atingir o sul da Amazônia a partir do dia 18 próximo.

Dados: CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)